Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Crepúsculo de Stephenie Meyer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crepúsculo de Stephenie Meyer

Mensagem por Alexandra Gaspar em Dom 8 Fev 2009 - 5:59

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro


1.1. Título:
Crepúsculo
1.2. Autor(a):
Stephenie Meyer
1.3. Editora:
Gailivro
1.4. Data da Edição:
2006


2. Escolha do livro


2.1. Motivos que levaram à escolha do livro:
O que me fez escolher este livro foi o facto de já ter ouvido falar um pouco da história, e também porque um amigo me recomendou. Porém, a contra-capa também ajudou!

Alexandra Gaspar
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 4
Idade : 24
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 27/10/2008
Pontos : 3317

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crepúsculo de Stephenie Meyer

Mensagem por Salomé Raposo em Dom 22 Fev 2009 - 15:30

Registado... Boa leitura!

Salomé Raposo
Professora

Número de Mensagens : 86
Idade : 46
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/09/2008
Pontos : 3367

Voltar ao Topo Ir em baixo

Depois de Ler - Crepúsculo de Stephenie Meyer

Mensagem por Alexandra Gaspar em Sex 27 Mar 2009 - 19:20

Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor


3.1. Alguns dados biográficos:
Stephenie Meyer nasceu em Connecticut a 24 de Dezembro de 1973. Cresceu em Phoenix com os seus
cinco irmãos. Depois licenciou-se em Literatura Inglesa pela Brigham Young University. Actualmente vive com o marido, com quem se casou em 1994, e com os seus três filhos, no Arizona. Após a publicação do seu primeiro romance, Crepúsculo, Stephenie foi escolhida como um dos autores mais promissores de 2005 pela Publishers Weekly.


3.2. Outras Obras do(a) Autor(a):
Stephenie Meyer escreveu também:
Lua Nova (New Moon);
Eclipse;

Amanhecer (Breaking Dawn);
Sol da Meia-Noite (Midnight Sun)
The Host (Nómada).

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário:
Fantasia e Romance.

4.2. Assunto (breve síntese): Este livro conta o romance entre as personagens Bella Swan e Edward Cullen.

Isabella Swan nasceu em Forks (que se situa num dos estados de Washington) mas que, devido ao facto dos seus pais se casarem muito novos e então esse casamento não ter dado certo, foi viver com a sua mãe (Renée) para Phoenix com apenas um ano de idade. Com 17 anos tomou a decisão de voltar a viver com o pai visto que Renée necessitava de se deslocar várias vezes com o novo marido, e então Bella “facilitou” a vida à sua mãe. Bella detestava Forks, porém quando lá chegou recebeu como presente de boas-vindas uma pick-up.

No primeiro dia de aulas tornou-se amiga de Erick, Angela e Jessica. Pela primeira vez vê a família Cullen, Edward, Alice e Emmett Cullen e os gémeos Rosalie e Jasper Hale, cinco intrigantes jovens estranhamente invulgares, pálidos e com uma beleza fora do normal. Jéssica conta-lhe que são todos filhos adoptados do casal Carlisle e Esme Cullen, sendo Carlisle médico no hospital de Forks.

Na primeira aula de biologia Bella senta-se ao lado de Edward ao que este se afasta dela e é muito frio para com ela. No dia seguinte Bella procura-o, mas durante uma semana ele não regressa á escola. Quando este regressa, na aula de biologia, mostra-se bastante amável com Bella.

Uns dias mais tarde, Bella envolve-se num acidente em que a carrinha de Taylor quase a esmaga contra a sua pick up, porém de repente Edward aparece e puxa-a em direcção ao chão parando a carrinha com a mão evitando assim que ela toque em Bella. A relação entre Bella e Edward evoluiu devido ao facto de vários acontecimentos, entre os quais, certo dia num almoço na cantina Edward ter pedido para que ela almoçasse com ele e, durante esse almoço perguntar-lhe se não poderia ir com ela na sua viagem a Seattle, e também o facto de quando numa aula de biologia em que Edward faltou e os restantes fizeram experiências com sangue ao que Bella se sentiu mal, ter sido Edward a ajudá-la.


Bella soube que a família de Edward (incluindo ele) eram vampiros quando, num fim-de-semana foi a La Push com uns amigos onde encontrou Jacob, um amigo de infância que lhe contou essa lenda. Então, nessa mesma noite Bella foi à Internet pesquisar sobre vampiros.

Num outro fim-de-semana Bella vai a Port Angeles com Angela e Jessica para estas duas últimas comprarem os seus vestidos para o baile de finalistas e ficavam lá para jantar. Bella ausenta-se para ir a uma livraria, ao que se perde e é perseguida por quatro homens até que aparece Edward e a salva levando-a a jantar onde lhe contou que conseguia ler mentes, e depois levou-a a casa. No caminho para casa Edward afirma que é vampiro depois de Bella lhe contar as suas teorias.

A relação de Edward e Bella vai ficando cada vez mais forte e depois de Edward lhe explicar tudo sobre a sua vida, a dos seus irmãos, de como ela é uma tentação enorme para ele e de como a ama, este leva-a a conhecer a sua família.

Depois de visitar a magnífica mansão Cullen, Bella é convidada pela família a um jogo de basebol, onde durante esse jogo aparecem três outros vampiros, Laurent, Victoria e James, estes têm uma alimentação diferente dos Cullen, os Cullen bebem sangue de animais e estes sangue de humanos. Assim
sendo, James sente o cheiro de Bella e fica obcecado tentando atacá-la ao que a família Cullen a defende e pensa num plano para proteger Bella.
Bella vai com Alice e Jasper para Phoenix, enquanto Rosalie e Esme ficam para despistar Victoria (a vampira que acompanhava James) e Carlisle, Emmett e Edward vão atrás deste, para tentar matá-lo. Enquanto Bella está em Phoenix, Alice tem uma visão com o estúdio de ballet onde Bella tinha aulas com 7 ou 8 anos. Bella, sem que eles percebam, recebe um telefonema de James dizendo que tem a sua mãe capturada e fazendo assim com que Bella vá ao seu encontro. Quando se encontra com James, Bella percebe que ele está sozinho e quer matá-la. Este chega a magoá-la muito ferindo-lhe uma perna e murdendo-a no pulso. Entretanto Edward chega e luta com James com a sua família a seu lado. Carlisle e Edward percebem que Bella foi mordida e Carlisle diz a Edward que a única maneira de salvar Bella é que este lhe sugue o veneno, ficando assim, Edward com receio de depois não conseguir parar de beber o seu sangue e, consequentemente, matá-la.

Um tempo depois Bella acorda no hospitale descobre que James está morto, mas Victoria não. Porém Edward garante-lhe que esta está segura.

Bella recupera a tempo do baile de finalistas e vai com Edward ao baile. Durante a dança (no baile) Bella pergunta o porquê de ele não ter deixado a transformação acontecer, este diz que não quer que ela se transforme num monstro como ele e que uma vida longa e humana a seu lado será suficiente.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto):



"Nuca pensei muito acerca de como iria morrer, mas morrer no lugar de alguém que amo parece uma boa maneira de partir." Diz Bella quando vai ter com James
supostamente para salvar a sua mãe.


"E então o leão apaixonou-se pelo cordeiro. - Que cordeiro estúpido. – diz Bella. - Que leão doentio e masoquista. – Diz Edward ” Conversa entre Edward e Bella depois de ambos se terem declarado e terem passado uma tarde inteira juntos.

“Escuta. Eu amo-te mais do que tudo o resto no mundo junto. Isso não basta?” Pergunta Bella enquanto eles estão a dançar.

“Sim basta, basta para toda a eternidade.” Respondeu-lhe Edward.

“Então, inclinou-se para encostar, uma vez mais, os seus lábios frios ao meu pescoço.” Gostei desta frase particularmente, não sei bem porquê, é a frase com que o livro acaba.


4.4. Opinião sobre o livro:
Eu gostei mesmo muito do livro, não conhecia a história e agora que conheço, adorei mesmo. Gostei bastante da escrita da autora, é muito fácil de entender; vi também o filme e pude reparar em vários aspectos que são
diferentes do livro para o filme. Como gostei tanto do livro, o meu próximo “Lua Nova”, a continuação deste.




Alexandra Gaspar
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 4
Idade : 24
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 27/10/2008
Pontos : 3317

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crepúsculo de Stephenie Meyer

Mensagem por Salomé Raposo em Qua 24 Jun 2009 - 19:07

Votos de boas leituras.

12 valores

Salomé Raposo
Professora

Número de Mensagens : 86
Idade : 46
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/09/2008
Pontos : 3367

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crepúsculo de Stephenie Meyer

Mensagem por Marisa Isabel Serrão em Qua 14 Out 2009 - 7:48

Se gostas te do primeiro livro, acho que vais te apaixonar pelos os outros 3.. eu li-os todos de seguida, em um mês.. .. É simplesmente Viciante.

Boas leituras.
avatar
Marisa Isabel Serrão
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 13
Idade : 27
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 19/09/2008
Pontos : 3360

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crepúsculo de Stephenie Meyer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum