Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O sorriso das estrelas - Nicholas sparks

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O sorriso das estrelas - Nicholas sparks

Mensagem por Filipa em Seg 9 Mar 2009 - 10:15



1. Identificação do Livro

1.1. Título


O sorriso das estrelas

1.2. Autor(a)
Nicholas Sparks



1.3. Editora
Editorial Presença

1.4. Data da Edição
05-11-2002


2. Escolha do livro
2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Adoro grande parte dos livros escrito por este autor , e o titulo e as opiniões que ouvi sobre este livro , levaram-me a explora-lo mais , lendo.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor
3.1. Alguns dados biográficos
Nicholas Charles Sparks nasceu em Omaha no Nebraska no dia 31 de Dezembro de 1965.Em criança ele viveu no Minnesota, em Los Angeles, na ilha do Nebraska, ate aos 8anos, altura em que se mudou para Fair Oaks. Lá, fez o liceu e mais tarde foi para a Universidade de Notre Dame onde recebeu uma bolsa de estudo e em 1988 licencia-se em Economia.Depois de sair da Universidade em 1988,ele conheceu a sua mulher Catherine nas férias de Verão e em Julho de 1989 casou-se com ela.Nos 3 anos a seguir de sair da Universidade trabalhou em variadíssimos empregos.Em 1994 escreveu o seu primeiro livro,”O diário da nossa paixão que foi publicado em 1996 e adaptado para cinema em 2004.Tem 5 filhos que se chamam Miles, Ryan, Landon, Lexie, and Savannah e vive com eles e com a sua mulher na Carolina do Norte.Lê aproximadamente por ano 125 livros.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

- Diário Da Nossa Paixão
- As Palavras Que Nunca Te Direi
- Um Momento Inesquecível
- Corações em Silêncio
- Uma Viagem Espiritual
- Uma Promessa Para Toda a Vida
- Laços Que Perduram
- A Alquimia do Amor
- Três Semanas Com O Meu Irmão
- Quem Ama Acredita
- À Primeira Vista
- Juntos ao Luar
- Uma Escolha por Amor
- Um homem com sorte

4. Conteúdo do Livro


4.1. Género Literário

Drama romantico


4.2. Assunto (breve síntese)
Adrienne Willis é a personagem principal , tem 69, é divorciada pois o marido trocou-a por outra mulher , mais nova. Adrienne , juntamente com o seu ex marido tiveram 3 filhos chamados : Dan , Matt, Amanda. Amanda que criou sozinha. Esta entra numa grande depressão devido ao falecimento do seu marido , faleceu com cancro, esta começa a desleixar-se com os filhos e com ela mesma ,entragando-se assim há tristeza , perante esta situação Adrienne decide contar a filha uma historia que se passou há 14 anos atrás que apenas o pai desta sabia . A história que fez Adrienne encontrar o grande amor da sua vida , algo que esta achava impossivel. Adrienne uma mulher muito forte e corajosa começa a história , com 45 anos , 3 anos depois de ter sido trocada por uma mulher mais nova , Adrienne era biobliotecaria em part-time e tomava conta do pai que estava acamado no hospital , surgiu então um convite de uma amiga , para ir tomar conta de uma estalagem , da qual a amiga era dona , Adrienne decidiu aceitar procurando assim , sair daquela rotina e encontrar alguma tranquilidade , tempo e espaço só para ela , foi então que apareceu o grande amor da sua vida , um médico de 54 anos chamado Paul , que foi visitar o marido de uma das suas pacientes que faleceu. Conheceram-se e viveram momentos muito felizes juntos , Adrienne não sabia é que este homem tinha uma missão para fazer e que tinha de partir. Este amor , era um homem divorciado com dois filhos , um do qual toda a sua vida nao lhe deu muita atenção , pois vivia apenas para a sua profissão , este encontrava-se longe e Paul pretendia ir fazer as pazes com ele. Um dia parou para pensar e decidiu ir ter com o filho que tambem era médico noutro país para se tentar aproximar dele. E foi essa a missão que interrompeu este grande amor , que ficou prometido ser por 1 ano. Quando ele estava para regressar foi ela quem reservou um quarto num hotel , mas recebe a carta do filho deste a contar que agora que estava a começar a aproximar-se do pai , e sabia da sua existencia , pois o pai falava-lhe muito deste amor , lamentava mas o pai tinha tido um acidente de viacção e faleceu. Com esta história da sua vida ela conseguiu que a sua filha sai-se daquela tristeza e se concentrasse mais nos seus filhos e nela.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
"Muitas pessoas pensam que o silêncio é um vazio que tem de ser preenchido mesmo que não tenham nada de importante para dizer "



4.4. Opinião sobre o livro
É um livro que nos faz reflectir , e nos faz entender que muitas vezes , não vale a pena estarmos constantemente a pensar no que já passou , temos mesmo é que seguir em frente , e ultrapassar o que já lá vai. Não podemos ficar constatemente agarrados ao passado , dele devemos apenas tirar o que foi bom , e tudo o que aprendemos , tudo o que não prestou lá deve permanencer , todos os erros cometidos no passado , podem ou não reflectir-se no presente e no futuro , mas isso já é outra história. Este livro faz-nos entender que todos nós como seres que somos , devemos sempre ter uma segunda oportunidade na vida , e que nunca nos podemos dar por vencidos pela tristeza , devemos sempre lutar contra ela , além disso a vida é curta de mais , não adienta perder tempo com uma enorme tristeza porque alguém nos deixou , é triste e doí , mas não podemos fazer nada para que essa pessoa volte , e dessa pessoa recordamos os melhores momentos que com ela passamos. Temos de seguir em frente com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.


Última edição por Filipinha em Ter 10 Mar 2009 - 9:28, editado 2 vez(es)

Filipa
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 2
Idade : 23
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 13/10/2008
Pontos : 3131

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O sorriso das estrelas - Nicholas sparks

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 9 Mar 2009 - 17:05

Filipa, como podes ver, o nosso fórum já tinha a apresentação do mesmo livro, com as mesmas palavras: http://vertentes.realbb.net/literatura-leitura-f1/nicholas-sparks-o-sorriso-das-estrelas-t954.htm
Além de ser obrigatória a indicação das fontes, também é necessário (para efeitos de avaliação) que todo o ponto 4 seja da autoria de quem apresenta. Todos temos pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto e devemos valorizá-los. Se assim não for, arriscamo-nos a estar todos a repetir o que alguém já disse e não ter opinião própria.
Espero que melhores estes aspectos. Podes acrescentar como resposta a este mesmo tópico o que achares necessário.

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15736

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O sorriso das estrelas - Nicholas sparks

Mensagem por Filipe Azevedo em Sab 14 Mar 2009 - 12:23

13 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15736

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O sorriso das estrelas - Nicholas sparks

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum