Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Crepúsculo de Stephenie Meyer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Crepúsculo de Stephenie Meyer

Mensagem por x Clau Clau em Ter 10 Mar 2009 - 18:21

1. Identificação do Livro

1.1. Título: Crepúsculo (Livro 1)
1.2. Autor(a): Stephanie Meyer
1.3. Editora:Gailivro
1.4. Data da Edição:
2008

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

A única razão que me fez ingressar na leitura deste livro, foi a curiosidade. Apesar de todo o alarido em volta do livro, que se deve muito á estreia do filme deste, nunca senti a vontade de o ler, até a primeira oportunidade me aparecer pela frente.

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Stephenie Meyer nasceu na véspera de Natal no ano de 1973, em Hartford, Connecticut, mas vive em Phoenix, no estado do Arizona desde os quatro anos de idade. É lá que vive com o seu marido e os seus três filhos.Frequentou a escola em Scottsdale, Arizona. Recebeu o National Merit Scholarship e usou-o para pagar a sua formação na Brigham Young University onde se licenciou em Literatura Inglesa. Após a publicação do seu primeiro romance, Crepúsculo (de título original Twilight), Stephenie Meyer foi considerada "como uma das mais promissoras novas escritoras de 2005" (Publishers Weekly).

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

Outras obras de Stephenie Meyer são:

• Lua Nova
  • Eclipse
  • Amanhecer
  • Nómada
  • Formaturas Infernais

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário
Romance / Acção / Fantasia

4.2. Assunto (breve síntese)

O livro conta a história de Isabella Swan e a sua mudança para Forks — uma cidade pequena e permanentemente chuvosa do estado de Washington — último lugar onde gostaria de viver. No entanto, quando ela conhece o misterioso e cativante Edward Cullen, a sua vida sofre a “verdadeira” mudança que não esperava ter, uma viragem emocionante e aterradora. Até este momento, Edward conseguiu manter a sua identidade vampírica em segredo na comunidade em que vive. A partir de agora, porém, ninguém está a salvo, sobretudo Bella, a pessoa que Edward mais preza. O casal de namorados dá por si entre o desejo e o perigo.
Assim a autora torna perfeitamente plausível - e irresistível - a paixão de uma rapariga de 17 anos por um vampiro encantador.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“A respeito de três aspectos, eu estava absolutamente segura. Em primeiro lugar, Edward era um vampiro. Em segundo lugar, uma parte dele — e eu não sabia qual era o poder dessa parte — ansiava pelo meu sangue. Por fim, em terceiro lugar, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.”
_________________________________________________________________________________________________________________

“- Não te assusto? - Perguntou jocosamente, mas eu detectei uma curiosidade genuína na sua voz suave.
- Não mais do que o habitual.
O seu sorriso rasgou-se ainda mais, os seus dentes resplandeciam ao sol.
Aproximei-me um pouco mais, estendi, desta vez, toda a minha mão para sentir os contornos do seu antebraço com as pontas dos meus dedos. Vi que tremiam e sabia que esse facto não escaparia à sua atenção.
- Importas-te? - Perguntei, pois ele voltara a fechar os olhos.
- Não - respondeu, sem abrir os olhos - Não consegues imaginar a sensação que isso provoca em mim.
Suspirou”

_________________________________________________________________________________________________________________

- E, assim, o leão se apaixonou pelo cordeiro - murmurou ele.
- Que cordeiro parvo! - Suspirei.
- Que leão doentio e masoquista!”
__________________________________________________________________________________________________________________

“Ele hesitou, mas não da maneira normal, da maneira humana.
Não da maneira como um homem hesitaria antes de beijar uma mulher, para sondar a sua reacção, para ver como seria recebido. Talvez hesitasse para prolongar o momento, aquele momento ideal de expectativa, por vezes melhor do que o próprio beijo.

Edward hesitou para se pôr a prova, para ver se era seguro, para se certificar de que ainda controlava a sua necessidade.
Então, os seus frios lábios marmóreos encostaram-se muito suavemente aos meus.
Aquilo para que nenhum de nós estava preparado foi a minha reacção.
O sangue fervia sob a minha pele, queimava nos meus lábios.

Eu respirava num frenético arquejo. Os meus dedos entrelaçaram-se nos seus cabelos, prendendo-o a mim. Os meus lábios separaram-se enquanto eu aspirava o seu perfume estonteante.”

Estas quatro citações que escolhi foram aquelas que se encontram na parte que a meu ver considero mais interessante do livro, quando acontece o desenrolar de todo o mistério, assim estas escolhas fazem referência ao ponto mais alto da história, não esquecendo todo o resto do livro como é obvio. Seleccionei-as não só porque me terem cativado como julgo que também possam cativar o próximo, pois fazem referência ao amor nutrido na história, e o extraordinário e excepcional que ele é. A primeira citação é quando Bella descobre toda a verdade, e as outras três são quando os amantes saem pela primeira vez juntos, onde decorre a declaração de amor, o toque e o derradeiro beijo.

4.4. Opinião sobre o livro

Este livro de Stephenie fez-me ficar exageradamente fixada, compenetrada nas linhas de cada página, passando capítulo a capítulo até ao final do livro sem dar por isso, no que diz respeito ao facto de ter devorado o livro, esperando mais.
Este livro trouxe-me diferentes experiências em relação a leituras anteriores, soube que sou capaz de sentir sentimentos que não esperava conseguir, a ansiedade e angustia, só pelo simples facto de não haver mais linhas nem mais páginas para continuar a leitura. Apenas teria que esperar pela oportunidade de voltar a ler a sua continuação mas agora num segundo livro, o que me tornava ainda mais em exaltação e novamente em aflição pelo sentimento de desejo.
É um livro que aconselho a ler, mas com uma condição, apenas seguir a leitura não até á última linha mas sim até á última linha do último livro da Saga.
x Clau Clau
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 16
Pontos : 3372

Folha de personagem
Guardião secular:

Leitor Re: Crepúsculo de Stephenie Meyer

Mensagem por Filipe Azevedo em Sab 14 Mar 2009 - 12:25

16 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15963

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Rute em Dom 15 Mar 2009 - 8:50

Cada vez pessoas a ler o crepuscul Very Happy . Eu ando agora a ler o Nomada que ficou com 836 paginas x)

Quanto ao filme, acho que, sinceramente ficou uma porcaria x) mas esta é só a minha opinião.
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4110

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares