Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Desfigurada - Rania al-Baz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desfigurada - Rania al-Baz

Mensagem por martinha em Qua 11 Mar 2009 - 9:48

Antes de ler o livro

1-Identificação do livro:

1.1- Titulo –
Desfigurada.

1.2- Autor –
Rania al-Baz.

1.3- Editora –
ASA

1.4- Data de Edição –
2007

2-Escolha do livro:
2.1- Motivos que me levaram à escolha do livro –
Escolhi o livro Desfigurada porque já me tinham falado do mesmo, e despertou-me curiosidade principalmente pelo seu tema. Adoro livros que relatem factos reais, acham que é uma boa forma de conseguirmos entrar nas situações sem as vivermos.

3-Contextualização do autor:
3.1- Dados biográficos –
Rania al-Baz é internacionalmente conhecida por lutar contra a violência em mulheres. Depois de ela própria ter sido vitima de violência doméstica em situação estrema. Começou a sua carreira em televisão quando tinha cerca de 20 anos, tornando-se numa das pessoas mais conhecidas do seu país. O seu sucesso deveu-se em maioria ao programa O Reino esta Manhã em que era apresentadora. Rania al-Baz actualmente vive em Paris.

3.2- Outras obras –
Desfigurada é a única obra da autora.

4-Conteúdo do livro:
4.1- Género literário –
Documentos.

4.2- Assunto –
Este livro conta-nos a história de Rania al-Baz uma jovem Saudita que desde muito nova evidenciava uma beleza encantadora. Desde cedo revelou-se uma rapariga rebelde e muito “dona do seu nariz”. Rania começou a sua vida de casada com apenas 16 anos e foi mãe de uma menina. Algum tempo depois o seu marido pede o divórcio dizendo que Rania ainda era muito imatura para ser casada. Voltou para casa dos pais e mais tarde viria a ser convidada para ser apresentadora de televisão. E foi no programa “This Morning in Kingdon” que se tornou famosa e uma das mulheres mais desejadas da Arábia Saudita. Mais tarde conheceu o seu futuro marido Rachid um Cantor que estava completamente “apaixonado” por si. Mais tarde casou e teve mais 2 filhos, continuava a trabalhar em televisão e era o seu trabalho que sustentava a sua casa e família. Mas com o tempo o seu marido mostrava cada vez mais ciúmes e Rania começou a ser alvo de violência doméstica por inveja e ciúmes doentios. Até que no dia 4 de Abril de 2004 o pior aconteceu, Rania foi brutalmente espancada pelo seu marido devido a ciúmes e inveja do seu sucesso profissional e das suas amigas. Devido à violência das agressões Rania ficou inconsciente e Rachid deixou-a gravemente ferida à porta do hospital e fugiu cobardemente. Rania esteve me coma durante cerca de 4 dias, e nesse tempo com a autorização do seu pai foram-lhe tiradas várias fotografias que em pouco tempo comoveram o mundo e tornaram o caso de Rania um exemplo para todas as mulheres e foi considerado um crime publico. O seu marido entregou-se à polícia algum tempo depois e foi condenado a 6 meses de cadeia, 300 chibatadas e a pagar uma indemnização de 6 mil dólares a Rania. Mas por Rania ter tirado as queixas não cumpriu as penas até ao fim.
Esta situação mudou a vida de Rania, depois de 33 cirurgias realizadas e uma luta constante e diária, Rania tornou-se na embaixadora da Luta pelos direitos das mulheres. E mantém uma vida activa e continua a trabalhar na televisão.

4.3- Citações Favoritas –
A citação mais marcante para mim foi: “…A mulher não é nada, é o homem que domina. Mesmo que nas nossas lendas populares lhe seja concedido o papel mais bonito, na realidade nós não existimos, não somos senão as sombras dos nossos pais, dos nossos irmãos ou dos nossos maridos…”. Escolhi está citação pois foi a que me marcou mais, Rania com estas palavras demonstra a tristeza e magoa pelas mulheres não serem nada comparadas aos homens. É realmente a que me marcou mais.

4.4- Opinião sobre o livro
Na minha opinião, este livro é um bom livro para quem aprecia factos deste género, e gosta de tudo explicado ao pormenor.
Devido à sua imensa descrição torna-se um livro aborrecido e pesado. Mas é um bom livro que nos faz meter os pés bem assentes na terra a violência doméstica e a cobardia que esse acto transporta.
Apesar de tudo aconselho a sua leitura.

Excelente Livro Very Happy

Referências Biográficas:

No Ponto 3.1:

http://www.asa.pt/autores/autor.php?id=2033

http://sebentadigital.com/wp-content/uploads/2008/06/desfigurada_steven.pdf

No ponto 3.2:

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,2552740,00.html

http://www.asa.pt/produtos/produto.php?id_produto=756565&origem=autor&id_autor=2033

martinha
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 13
Pontos : 3404

Re: Desfigurada - Rania al-Baz

Mensagem por Filipe Azevedo em Sab 14 Mar 2009 - 12:36

14 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15963

Folha de personagem