Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Mensagem por Rute em Sex 27 Out 2006 - 3:56

Vim anunciar o segundo livro que já estou a ler ( na realidade já estou quase no fim...)

"O retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde

O motivo para a minha escolha foi simples, este livro já estava á muito tempo cá em casa e chamava-me sempre a atenção. Houve uma vez, quando eu era mais nova que o peguei e li o 1º capitulo, mas achei demasiado confuso ( a leitura não é das mais faceis).
Achei, que devia recomeçar, já que cá em casa falavam tão bem dele!

A editora (no meu caso eheheh) é o circulo dos leitores já muito antigaaaaaaa

Curiosidades: Há varios filmes e peças de teatro ( mas não são muito conheçidas, pelo menos em Portugal lol! )
A personagem, foi usada na Banda desenhada de Alan Moore " A liga de Cavalheiros Extraordinarios" tambem em filme ( passou recentemenste na sic Razz )

Última edição por em Dom 5 Nov 2006 - 11:10, editado 2 vez(es)
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 3942

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Re: O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Mensagem por Filipe Azevedo em Sab 28 Out 2006 - 3:36

Pala

Excelente livro!

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15795

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Rute em Sex 3 Nov 2006 - 15:14

Ora ai esta a apresentação:

Biografia de Oscar Wilde (alguns pontos interessantes): Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde nasceu no ano de 1856 (?) . Em 1877 vai para Oxford, e é ai que o seu génio começar a revelar-se. È como dramaturgo que Wilde goza de maior reputação ( na Inglaterra) as suas ideias paradoxais e pretensiosas chamam a atenção da sociedade britânica. Em 1895 move um processo contra o Marques de Queensbury e por isso é condenado a trabalhos forçados. No dia 30 de Novembro de 1900 morre com meningite.

Obras do Autor:

The happy Prince and other tales.

Lord Arthur Savile’s Crime and other stories

A duquesa de Pádua ( peça de teatro)

Salomé( também peça de teatro)

De Profundis

Género Literário: Fantástico / Mistério / Suspence

(Com varias pesquisas deparei-me que também o mencionam como terror, o qual eu não achei)

Assunto:

O livro começa com uma apresentação a dois personagens que vão ser bastante importantes. Lord Henry e Basil Hallward. Este ultimo esta a pintar um retrato que chama bastante a atenção de Lord Henry.

Quando Henry olha para o quadro depara-se com um jovem muito bonito comparando-o como um Adónis e um narciso. Basil diz que apesar de ser um dos seus melhores quadros, não o quer mostrar a ninguém por ter colocado "muito de si mesmo" no quadro. Mas quando Dorian Gray, o retratado, vê-se pela primeira vez do outro lado do quadro deduz que um dia iria ser velho e o quadro nunca iria envelhecer, é num grande estado de choque que Dorian “vende” a sua alma pela juventude interna fazendo com que o quadro envelheça em vez dele.

E é mesmo isso que acontece.

Todos os pecados, que Dorian comete vão ser acumulados no quadro. Cada crime que ele faça irá ser representado de uma forma brutal no mesmo.

E notando nisso, Dorian decide esconder o quadro para que ninguém descubra o seu segredo. Mas Basil sente uma certa curiosidade, para saber o porque de esconder o quadro e com uma certa cólera Dorian mostra-o, assassinando-o em seguida por ter descoberto o seu segredo e ficado escandalizado pelo que tinha visto no seu tão querido retrato. Dorian farto de tantos crimes e pecados, farto da juventude, farto daquele quadro que o atormenta pega numa faca e destrói-o, mas fazendo isso não nota que esta a matar-se a si próprio (era no quadro que estava a sua verdadeira alma)

Só momentos depois é que os criados notaram a sua ausência e sobem as escadas até ao sótão (onde o quadro estava escondido) lá encontraram um corpo ressequido e asqueroso, só reconheceram o seu amo pelos anéis e pelo facto do quadro estar ali no seu estado normal.

[size=12]

Citações:

" (...) Há uma grande fatalidade em toda a distinção física e intelectual (...) que parece surgir, através da historia, (...) os feios e os estúpidos são neste mundo os mais ditosos (...) "

"- Que trsiteza – murmorou Dorian Gray (...) – Hei-de tornarme medonho e horrível! Este retrato, porem, há-de ficar sempre jovem... se fosse o contrario!... Se fosse eu que ficasse sempre jovem e o retrato que evelhecesse! Para isso, ate a minha alma daria."

"A inteligência é em si um modo de exagero e destrói a harmonia do rosto"

Opinião: Foi um livro, que sinceramente relia mais uma quantas vezes! Apaixonei-me por a escrita de Wilde, pelas suas personagens.

Acho impossível odia-los, relia frases só para entender 100% o que lá diziam!

Porque o livro apesar de ser bom, não é dos mais fácies de ler. Especialmente no que toca as frases do personagem Lord Henry (o meu preferido xD). Na minha opinião era um livro que todos deveriam ler, podem levar o tempo que quiserem mas aventurem-se por esta fantástica literatura.

P.S- Foi bastante difícil resumi-lo, porque ele tem muitaaaa mais historia para alem desta que eu conto!

Beijos

Espero que tenham gostado Wink
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 3942

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Ana em Sex 3 Nov 2006 - 15:24

Rute!!

Olha, gostei muito da tua apresentação. Fiquei com muita curiosidade de ler o livro. Gostei também, principalmente, da última citação que colocaste!

Parabéns pela apresentação. Bjs
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Pontos : 3935

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 29 Nov 2006 - 15:36

Leitura registada!

What a Face