Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Quem me dera ser onda - Manuel Rui

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Quem me dera ser onda - Manuel Rui

Mensagem por Daniela Severino em Ter 24 Mar 2009 - 1:09

Ficha de leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título – Quem me dera ser onda
1.2. Autor(a) –Manuel Rui
1.3. Editora - Cotovia
1.4. Data da Edição - 2001

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro – O motivo que me levou á escolha deste livro foi o facto de nunca ter lido uma novela.

Foi também o facto de ter ouvido muito falar deste livro e nunca o ter lido.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos – Manuel Rui é um autor angolano nascido a 1941 no Huambo. Viveu durante anos em Coimbra onde se licenciou em Direito. Em Portugal foi advogado e membro da direção da revista "Vértice", de que foi colaborador. Regressou a Angola em 1974, onde ocupou diversos cargos políticos, tendo sido Ministro da Informação do Governo de Transição. Foi também professor universitário e Director da Universidade de Huambo, e posteriormente funcionário superior da Diamang e de novo jurista. Um dos principais ficcionistas Angolanos.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a) – Tem mais obras sendo elas:

-Poesia sem Notícias, 1967, Porto, e. a.;

-A Onda, 1973, Coimbra, Ed. Centelha;

.11 Poemas em Novembro (Ano Um), 1976, Luanda, União dos Escritores Angolanos.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário - novela
4.2. Assunto (breve síntese) – Este livro fala sobre a história de dois irmãos chamados Zeca e Beto que ganharam uma enorme afeição a um porquinho que o seu pai, Diogo, tinha levado para casa. Mas a intenção do pai era cria – lo e comê – lo.

Os meninos gostavam muito do porquinho, até lhe deram o nome de “carnaval da vitória”, “vitória” devido a tudo o que tinham feita para o poderem ter a para estarem com ele, pois não podiam ter suinos no prédio.

No desenvolvimento da história os meninos arriscam – se a muitos perigos, até levam tareia do pai, pois com a alegria de mustrar o porquinho aos colegas, levaram – no para a escola e ele fugiu, nisto, os pais viram e o Diogo castigou – os. O pai Diogo dizia que iria matar o porco no Carnaval, os irmãos fizeram tudo para impedi – lo mas nada foi feito. O pai matou “carnaval da vitória” e comeu –o no Carnaval com os seus amigos e vizinhos.

Os meninos ficaram muito tristes, até que um deles disse que queria ser onda, assim nada o poria triste, nem o enervava e vivia sempre na calma do mar.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto) – “quem me dera ser onda”

4.4. Opinião sobre o livro – Achei a história deste livro muito engraçada, foi é pena o porco ter murrido e o pai Diogo ser assim tão cruel. Mas também é daquelas hístórias que nos cativa e chama a tenção ao ponto de parecer que estamos a vivê – la. Quem ainda não a tenha lido, aconselho vivamente que a leia. Very Happy

Daniela Severino
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens: 2
Pontos: 2141

Folha de personagem
Guardião secular:

Leitor Re: Quem me dera ser onda - Manuel Rui

Mensagem por Salomé Raposo em Qui 25 Jun 2009 - 1:16

Que pena os erros de ortografia, Daniela...

13 valores

Salomé Raposo
Professora

Número de Mensagens: 86
Pontos: 2186

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: