Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Felina O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon

Mensagem por Vicky em Qui 23 Abr 2009 - 20:58

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título

O Reverso da Medalha



1.2. Autor(a)

Sidney Sheldon


1.3. Editora

Record


1.4. Data da Edição

32ª ed

2008


2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Em primeiro lugar adoro Sidney Sheldon, e de uma certa forma tudo que ele escreveu eu gosto muito. Em seus livros consegue misturar realidade e surrealidade, caracteristicas que não faz com que a leitura se torne enfadonha. Outro fato muito bom nos livros de Sheldon é que geralmente é uma mulher forte e destemida a protagonista da obra. E é assim que el consegue me encantar em um ínico capitulo


Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Sidney Sheldon nasceu em 11 de fevereiro de 1917 em chicago, no estado de Illinoi, morou em várias cidades , e segundo ele essa experiência fez com que se tornasse um homem timido e um pouco solitário. Aos 12 anos escreveu, dirigiu e estrelou sua primeira peça teatral. Morreu na Califórnia aos 89 anos com complicações de uma pneumonia. Ele Publicou 18 livros e vendeu 300 milhões de cópias, nunca foi reconhecido pela critica, mas mesmo assim suas obras foram traduzidas para dezenas de linguas para 180 países, o que lhe rendeu a classificação de “autor mais traduzido no mundo” pelo Guiness





3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

O outro lado da Meia Noite ( The other side of midnight)

Memórias da meia noite ( After midnight)

A Herdeira ( Washington Square)

A ira dos Anjos ( Rage of Angels)



4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance/Mistério

4.2. Assunto (breve síntese)


O Reverso da Medalha de Sidney Sheldon



Este romance de Sidney Sheldon conta a história de uma tradicional família da África do Sul, cuja protagonista Kate Blackwell, mulher destemida e sagaz que encontra na tradição milenar da extração dos diamantes da África, tendo como precursor seu pai Jame McGregor todo o poder e riqueza que a acompanhará até o resto dos seus dias.

Casa-se com Margaret, a filha do homem que tem que transpor para se tornar rico e respeitado. A partir dessa união, muito mais carnal que sentimental, que nasce Kate, que desde de muito pequena com a morte prematura de seu irmão aprende a conviver com o tamanho da fortuna de sua família e o que ela representa nas varias indústrias do ramo de pedras preciosas e outros campos camuflados atuantes de Kate Blackwell. É a partir desse momento que Kate assume uma postura e rude e controladora da vida, não só dela, mas também dos que a rodeiam.

Essa postura começa a ultrapassar limites, quando após a morte dolorosa e sofrida de seu pai Kate com apenas 15 anos decide que ira casar-se com David, empregado de confiança da família que por conseqüência assume os negócios da empresa. David é quase 15 anos mais velho que Kate, mas esse não é o empecilho para a união que acaba acontecendo, dessa união nasce Antony, filho tão amado, principalmente após a morte de David que era piloto na Primeira Guerra Mundial, mas não volta para casa conforme o prometido.

A partir desse momento Kate perde o sentido da vida, com um filho para criar e sem o homem que amava, ficou perdida, mas nesse momento sua força interna, força de seus ancestrais veio à tona novamente, e ela se tornou mais dura e rude. Essa amargura atinge seu filho que não tem sua vida pessoal preservada, ou seja, tudo tem que ser controlado pela mãe.

Antony cresceu e com isso a vontade de estudar arte, inicialmente Kate se opõe, mas percebendo que a batalha será inglória, permite que seu filho vá para França estudar arte, inicialmente usa de todo seu prestigio para acabar com a carreira do filho, mas depois percebe que não conseguira demovê- lo da idéia de ser artista e se dificultar só irá entristecê-lo ainda mais permite com que ele fique na França, mas para isso contrata os serviços de uma jovem, para pajear Tony, mas o que ela não contava era que Tony se apaixonaria por essa moça, que faz com que sua vida ganhe cor e felicidade, mas como sempre as coisas têm que ser feitas a seu modo, Kate acha que já está na hora de seu filho voltar para casa e construir uma família com herdeiros. E é isso que faz, afasta Dominique de seu filho, a mulher que ele realmente amava.

Tony casa-se Com Marianne, mas um dos planos de Kate vai por água abaixo, pois Marianne não pode ter uma gravidez saudável devido a um rompimento de uma veia do cérebro quando jovem ainda, mas Kate não quer saber da doença da nora e a incita a ter um herdeiro para perpetuar o sangue da família, mas Tony não sabe que sua está incentivando sua esposa a ter uma gravidez de alto risco. Chega o dia do nascimento das gêmeas que perpetuarão a fortuna Blackwell, mas somente as gêmeas saem da maternidade, pois Marianne morre logo após o parto. Tony quando descobri que perdeu Marianne, não agüenta dor e foge do hospital, mas uma obra do destino faz com que descubra as várias falcatruas de sua mãe através do namorado de Dominique.

É nesse momento que ele comete o desatino que mudará sua, pega uma arma e atira na sua mãe, que por sorte só atinge de raspão.

Kate interna Tony em uma clinica psiquiátrica, mas mesmo estando alterado psicologicamente, Tony tem suas vontades e era isso que Kate não queria. Então pede ao seu médico de confiança que faça uma Lobotomia em seu filho, uma espécie de lavagem cerebral, que restringe as vontades de um ser humano.

Kate cria as netas, com o filho internado em uma clinica psiquiátrica no exterior para que não interfira diretamente na vida das netas. São as gêmeas, a boa e a má. A boa: Alexandra e a má: Ave.

Para Kate a Ave seria a pessoa perfeita para assumir o controle da empresa da família, mas toda essa certeza se desfaz quando Kate percebe a neta má caráter que tinha que teve a capacidade de destruir a vida da própria irmã para conseguir todo o poder e riqueza que sempre almejava.

Mas o que ela não contava é que todo o seu plano para ficar com a fortuna Blackwell fosse cair em derrocada. Mas antes de sua final Ave assassina o marido da irmã, com a sapiência de sua avó, que a livra de ir para a cadeia.

Mas o que Ave não esperava e que ficaria nas mãos de seu médico cirurgião plástico, o único homem que ela acreditava e confiava. Keith a obriga se casar com ele, pois só sendo seu marido não deporia contra ela. Ave casa-se com ele, mas agora é a vez de Keith manter o controle da vida de Ave. Ele faz uma cirurgia, por insistência da própria Ave, e é ai que ele descobre uma forma de manter absoluto controle sobre sua “esposa”, faz com que o rosto de Ave ficasse todo deformado. Quando Ave se vê como “um monstro” tenta o suicídio, mas Keith a Impede, pois ele a ama e a quer de qualquer jeito.

A partir daquela dia Ave fica completamente de Keith e dependente, incrivelmente, de seu amor.

A partir daí a vida de Alex, “irmã boa”, começa a ser vivida, casa-se novamente e tem o verdadeiro herdeiro da fortuna Blackwell, o bisneto de Kate Blackwell, que se contenta em completar 90 anos com seu filho “doente” Tony, seu neto, seu genro e sua neta, a não mais a amada, mas sua única neta



4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“Os diamantes resistem a golpes de tal maneira que um martelo de ferro pode se rachar em dois , e a própria bigorna ficar abalada. Essa força invencivel, que as duas forças mais violentas da natureza , o ferro e o fogo, mas pode ser quebrado por sangue de carneiro. Mas deve estar quente e fresco, mesmo assim são necessarios muitos golpes para destrui-lo”



Nesse momento kate se compara a um diamante, que é lapidado e trabalhado a duras penas, mas que tambem está propenso a uma morte

Barata e degradante. É uma situação muito comum, pois na vida o que conta é o que se é e não o que se tem, pois o diamante é valorizado pelo que é, não pelo brilho que emite.



4.4. Opinião sobre o livro

É uma deliciosa leitura, pois a mesma engloba prazeres e culturas dam mais diversas regiões do mundo. E a África do Sul é o centro da história.

O que mais chama a atenção nesse livro é a riqueza centralizada na África, pois enquanto uns têm tanto, outros nada.

O livro é muito detelhado, minucioso, e essa é a única dificuldade que um leitor exporadico encontra nas obras de Sheldon.

Mas analisando de um modo geral, a forma com que Sidney escreve consegue prender o leitor dificultando a ausência e tornando a leitura em um lazer sem fim, inestimavel e inatingível , pois querendo ou não consegue colocar em suas histórias a realidade da humanidade: capitalista e hipócrita.
avatar
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 25
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 3362

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon

Mensagem por alexandre(hiro) em Ter 28 Abr 2009 - 19:48

Parabéns... Uma ótima apresentação!!!

a sua nota é 17 (8.5)...
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5577

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon

Mensagem por Vicky em Seg 4 Maio 2009 - 19:04

Huhuhu!!
Obrigada Hiro
Gostei muito da minha nota!!!
Mas acredite, a próxima será melhor
avatar
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 25
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 3362

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon

Mensagem por alexandre(hiro) em Ter 5 Maio 2009 - 6:18

Vicky escreveu:Huhuhu!!
Obrigada Hiro
Gostei muito da minha nota!!!
Mas acredite, a próxima será melhor


hahaha...

Ah, mas não sou eu quem decido as notas a serem dadas, ou seja, não há como ser incoerente entre as pessoas que postam os trabalhos; há para todos os alunos um determinado critério de avaliação com a qual os moderadores avaliam os trabalhos.
Assim, caso o trabalho não satisfaça os itens exigidos, não há como; o aluno perde pontos!!!

Portanto, o mérito é todo seu, pois todos foram avaliados com a mesma sentença e justiça, seguindo um critério único para os alunos, tanto de Portugal quanto do Brasil, da qual apenas os moderadores tem acesso.


Parabéns a você pela sua nota !!!
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5577

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon

Mensagem por Vicky em Sex 8 Maio 2009 - 14:00

Obrigada !!
avatar
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 25
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 3362

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum