Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Inocência de Visconde de Taunay

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Inocência de Visconde de Taunay

Mensagem por Aline Akumi em Sex 24 Abr 2009 - 17:57

Antes de ler o livro

o1) Identificação do livro
1.1 Título: Inocência
1.2 Autor: Visconde de Taunay
1.3 Editora: Ática
1.4 Data de edição: 1984

2) Escolha do Livro
2.1 Motivo que levaram à escolha do livro
Já havia lido esse livro uma vez, e gostei muito, mesmo havendo dificuldades de entender algumas palavras “antigas” utilizadas pelo autor.
E também porque gosto de histórias românticas, e leio com muita freqüência. Não importa se tem um final trágico ou não, pois na vida real nem todos vivem felizes para sempre.


Última edição por Aline Akumi em Sex 24 Abr 2009 - 18:06, editado 1 vez(es)

Aline Akumi
Letra
Letra

Número de Mensagens : 6
Idade : 25
Localização : Sp- Brasil
Data de inscrição : 21/04/2009
Pontos : 3122

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inocência de Visconde de Taunay

Mensagem por Aline Akumi em Sex 24 Abr 2009 - 17:57

Após a leitura

3) Contexto do autor
3.1 Alguns dados biográficos

Alfredo Visconde de Taunay, nasceu em Rio de Janeiro em 1843. Faleceu nesta mesma cidade em 1899. Foi Engenheiro Militar, oficial do Exército, participou da Guerra do Paraguai, da Expedição Mato Grosso. Em seu livro “ A retirada de laguna” (1871), Taunay narrava retirada heróica desta expedição. Posteriormente afastou-se do Exército e dedicou-se a política.
3.2 Outras obras do autor:
Mocidade de trajano (1871); Inocência (1872); Lágrimas do coração de uma mulher (1878); Histórias brasileiras (1874); Ouro sobre azul (1875); Narrativa Militar (1878); O encilhamento (1894);Cenas de viagem (1868);A retirada de lágrima (1871).

4) Conteúdo do livro
4.1 Gênero literário: Narrativo (uma ficção romântica narrada em terceira pessoa.)

4.2 Assunto (breve síntese)
Na parte sul oriental da vastíssima província de Mato Grosso, vivia Inocência, com seu pai Pereira. Inocência é de uma beleza deslumbrante, embora bastante descorada e tanto magra, devido a sua doença.
Cirino era um simples. Curandeiro, que ia por toda parte granjeando com tratamento de Doutor.A primeira visita que Cirino fez a Inocência, a pedido do pai dela. Cirino apaixona-se por ela, e é correspondido. Ambos vivem um drama de amor e honra, mas algo que impedia a felicidade.
O pai de Inocência estava decidido a fazer ela ser casar, com o vaqueiro Manecão conforme prometido, mesmo contra a vontade dela. Enquanto Cirino foi à busca do padrinho de Inocência (Cesário) para que ele impeça o casamento, esclarecendo também o amor que ele sente por Inocência, e como sofre por isso.
Inocência enrola Manecão, como se não soubesse do que ele e seu pai estavam falando, ela se recusa a casar-se com Manecão e diz que preferia estar morta ao ter que se casar com ele. Assim seu pai começa a desconfiar, e percebe, que ela está interessada por outro homem, que conquistará o coração de sua única filha. Por isso queria matá-lo quem quer que fosse. Manecão se oferece, pois ele sendo o noivo de Inocência.
Ocorrida essa conversa, que foi ouvida atentamente pelo anão Tico, que vinha pouco a pouco se aproximando deles. E explica que está ciente de tudo, fazendo com que Pereira e Manecão ficassem desesperados. Assim Tico caracteriza Meyer e Cirino, por suas fisionomias. O Pereira logo os reconheceu, soube que se tratava de Cirino e Meyer. Mas o anão Tico fez um gesto de negaça, apontando para o quarto de Inocência, indicando que nada tinha ela com Meyer. Com muita habilidade e segurança Tico desenvolveu as provas que tinha, fazendo com que Pereira percebesse que só poderia ser Cirino, o amor de Inocência.
Pereira, deixou que Manecão partisse para acabar com Cirino, e prometendo a ele , que Inocência pertenceria a ele.
Quando Manecão vê Cirino, começa a insulta-lo, fazendo com que Cirino ameaçasse com uma pistola. Pois Cirino não o reconhecia, só quando Manecão fala de Inocência, ele o reconhece,
De repente Manecão tira uma pistola da cintura e dispara contra Cirino. Fazendo o cair na terra. Manecão com seu cavalo desapareceu levantando uma nuvem de poeira.
Cesário que vê Cirino no chão, estava preocupado, faz perguntas no qual ele não quis responder. Mas antes de morrer. Cirino faz Cesário jurar não contar nada a Inocência, e faz ele prometer que impeça que Inocência se case com Manecão.
Eu no último alento, murmurou mais e mais baixo o nome de sua amada Inocência, que concerteza morrerá ao saber de sua morte. E seu gentil corpo entregue a Terra de Santa Ana de Paraíba, para assim dormir o sono da eternidade.

4.5 Citações favoritas

“_ Eu morro de paixão por uma mulher e essa mulher é sua afilhada Inocência”.
Porque nessa citação, envolve sentimentos de amor e sofrimento do personagem principal, pois o amor entre eles era impossível por ela estar comprometida com um homem, escolhido por seu pai”

“_ Matador..vil..sim! Conheço Inocência ela é minha infame!... Mataste-me... mas mataste também a ela! Que te fiz eu?... Deus-te há de amaldioçoa-lo...Maldição sobre este assacino”
Nesta citação aparecem sentimentos de ódio e dor do personagem principal “Cirino” que leva um tiro do noivo de Inocência. Isso prova como Manecão tem um coração de pedra, por atirar em Cirino, ao invés de deixar que Inocência tivesse um final feliz.
Pois ele não só matou a Cirino, como também a Inocência

4.4 Opinião sobre o livro
É um livro difícil de se entender, pois o autor utiliza muitas palavras “antigas” não utilizadas hoje em dia, assim dificultou minha compreensão, pois em algumas partes da história. Mesmo sendo um romance trágico no final, gostei muito

Aline Akumi
Letra
Letra

Número de Mensagens : 6
Idade : 25
Localização : Sp- Brasil
Data de inscrição : 21/04/2009
Pontos : 3122

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inocência de Visconde de Taunay

Mensagem por alexandre(hiro) em Ter 28 Abr 2009 - 19:15

Parabéns pela apresentação...

Sua nota é 14 (7.0)
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5519

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inocência de Visconde de Taunay

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum