Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Droga de vida de Samuel - Vieira de Castro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Droga de vida de Samuel - Vieira de Castro

Mensagem por Ana Coelho em Dom 26 Abr 2009 - 11:09

1. Identificação do Livro

1.1. Título

Droga de vida: percurso de um jovem português no mundo da droga /Samuel

1.2. Autor(a)

Viera de Castro

1.3. Editora

Editorial Caminho

1.4. Data da EdiçãoMarço de 1984

2. Escolha do livro2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas no entanto tinha-o na minha biblioteca. Desconhecia a sua existência e quando o encontrei saltou-me à atenção pelo tema que a meu ver é muito importante e que como jovem tenho muitas curiosidades em saber qual o motivo que leva jovens como eu, a serem totalmente dependentes de drogas a ponto de matarem outras pessoas para a conseguirem.[/size]

Após a leitura do livro3. Contextualização do Autor3.1. Alguns dados biográficos

Esta obra é uma autobiografia logo os dados biográficos é todo o livro.

4. Conteúdo do Livro4.1. Género Literário

Autobiográfico

4.2. Assunto

Este livro fala na primeira pessoa de um rapaz que por volta dos 14 anos deixa Lisboa, cidade natal, para viver na Quinta do Conde destino escolhido pelos pais.

Samuel não gosta muito da ideia pois tem de deixar o colégio em Lisboa e os amigos que para ele são muito importantes.

Com a revolta de ter mudado de cidade e de colégio, Samuel começa a ter um comportamento não muito apropriado, sendo expulso de vários colégios e por fim acabando numa escola publica onde certo dia acaba por fumar o seu primeiro de muito charros, a partir deste momento a sua ligação com as drogas vai aumentar, ate ao ponto que um dia…

Ao longo do livro Samuel foge de casa, deixa os estudos, começa a trabalhar, chega a ser internado num centro de saúde e por fim creio eu pois o livro não termina de uma forma muito clara, cura-se ou então morre. Do meu ponto de vista o final do livro esta idealizado de acordo com cada mente, pois para algumas pessoas já que o fim fica em aberto, pensam e ficam convictas que se curou e hoje em dia vive com uma grande experiência de vida; por outro lado existem pessoas que com o que se apercebem do livro no final tiram a conclusão que Samuel morre injectado com algo ou com uma overdose.

Ana Coelho
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Pontos : 3416

Re: Droga de vida de Samuel - Vieira de Castro

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 7 Jun 2009 - 4:42

Ainda faltam alguns pontos para completar a ficha de leitura, mas julgo que é para ficar assim.

Nesse caso, a avaliação soma 10 valores. Espero que a Zizi não baixe a nota... tongue

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15943

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: