Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Helena : Machado de Assis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Helena : Machado de Assis

Mensagem por Danielle em Qua 1 Jul 2009 - 15:45

2º Bimestre - Nomes: Claudineia (03) e Danielle (6)

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título
Helena
1.2. Autor(a)
Machado de Assis
1.3. Editora
Ática
1.4. Data da Edição
1981


2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
As obras de Machado de Assis são excelentes, são escritas de maneira fácil de entender. Suas obras são sempre indicadas por muitas pessoas.
avatar
Danielle
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/03/2009
Pontos : 3116

Voltar ao Topo Ir em baixo

Após a leitura do Livro: Helena - Machado de Assis

Mensagem por Danielle em Sab 4 Jul 2009 - 12:54


Após a leitura do livro



3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu no Rio de Janeiro em 1839, foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Ele assumiu cargos políticos.A obra ficcional de Machado de Assis tendia para o Romantismo em sua primeira fase, mas converteu-se em Realismo na segunda. Machado de Assis, era filho do mulato Francisco Manuel José de Assis,um pintor de paredes e descendente de escravos alforriados, e de Maria Leopoldina Machado, uma lavadeira da Ilha de São Miguel. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Ficou órfão de mãe muito cedo e também perdeu a irmã mais nova. Não freqüentou escola regular, mas, em 1851, com a morte do pai, sua madrasta Maria Inês, à época morando no bairro em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. Machado de Assis, morreu em 29 de semtembro de 1908, no Rio de Janeiro.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)
Poesia:
_ Crisálidas (1864)
_ Falenas (1870)
_Americanas (1875)
_ Poesias Completas (1901)
Romance:
_Ressurreição (1872)
_ A Mão e a Luva (1874)
_Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
Conto:
_Contos Fluminenses (1870)
_Histórias de Meia-Noite (1873)
Teatro:
_ Queda que as Mulheres Têm para os Tolos (1861)
_ Hoje Avental, Amanhã Luva (1861)
Algumas obras póstumas:
_ Crítica (1910)
_ Outras Relíquias (1921)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance.

4.2. Assunto (breve síntese)

O livro conta a história de um velho, Conselheiro Vale, que morreu e que em seu testamento alegava uma filha fora do casamento,chamada Helena. Além dessa, havia outros dois herdeiros, D. Úrsula, que era sua irmã e Estácio, que era seu filho.
Após a leitura do testamento, Helena foi morar na casa do falecido Conselheiro Vale, D. Úrsula não aprovou essa ideia logo no começo, mas com o passar do tempo passou a sentir um carinho e amor muito grande pela sobrinha, Helena. Já Estácio, ao contrário de sua tia, aprovou a chegada da irmã.
Dr. Camargo era médico e amigo da família e tinha uma filha chamada Eugênia, que era apaixonada por Estácio, essa paixão era recíproca. Com isso, os dois ficaram noivos. Com a volta de Mendonça, amigo de Estácio, o mesmo fica com ciúmes da irmã, pois Mendonça a elogiava muito e demonstrava um certo interesse pela moça. Depois de algumas semanas, Estácio viajou com Eugênia, por causa do estado de saúde, ruim, da madrinha da moça. Com isso, pediu a Mendonça que fizesse companhia a D. Úrsula e a Helena.
Com essa aproximação de Helena e Mendonça, um começou a se apixonar pelo outro, o padre Melchior insentivou Helena a se casar, pois, já que Estácio estava de casamento marcado com Eugênia, o padre sentiu vontade de realizar o casamento dos dois irmãos no mesmo dia. Helena aprovou a ideia e alguns dias depois ela aceitou o pedido de casamento de Mendonça. Este, muito feliz, mandou uma carta para Estácio, contando a novidade. Estácio, por sua vez, não gostou nada da ideia, então, voltu a sua casa, em Andaraí, o mais rápido possível. Depois de sua chegada, conversou com sua irmã e com Mendonça, em dias diferentes, para ver se os dois tinham certeza da decisão que estavam tomando. Com essa conversa, Mendonça se sentiu um pouco ofendido, pois percebeu a desaprovação do amigo, então, ficou longe de Helena por um tempo.
Um certo dia, Estácio viu Helena e Vicente, escravo da família, saírem às escondidas de uma casa. Ficou desconfiado, então bateu na porta da tal casa, dizendo ao dono da casa que precisava de ajuda, pois estava com a mão machucada.
Quando voltou para casa, Estácio percebeu que Helena estava nervosa, tentou conversar com ela, mas a moça não quis lhe contar nada. Isso o deixou curioso e mais nervoso, então, ele foi à tal casa novamente, mas dessa vez com o Padre Melchior. Chegando lá, o dono da casa, chamado Salvador, lhes contou toda a história da vida de Helena até ali. Estácio e o Padre Melchior ficaram pasmos, pois descobriram que Helena não era filha do Conselheiro, e que ela foi, na verdade, criada pelo pai de Estácio desde que era pequena, pois a mãe de Helena, Ângela, foi morar com o velho Conselheiro depois que Salvador viajou para se encontrar com seu pai que estava a beira da morte; além disso, disse à filha e ao velho Conselheiro que Salvador havia morrido. Mas depois de alguns dias, desde que Ângela disse isso aos dois, Helena e Salvador se encontraram, e a partir dai, mantiveram contato através de cartas, entregues por uma freira que os ajudava, enquanto ela estudava num colégio interno, sem Ângela saber.
Algum tempo depois da morte de Ângela e do Conselheiro Vale, Helena foi morar na casa do mesmo, à pedido de Salvador, que gostaria que ela tivesse uma vida melhor, já que ele era pobre. Mesmo morando longe de seu pai biológico, Helena e Salvador continuaram a se comunicar através de cartas e com a ajuda de Vicente, ela visitava Salvador algumas vezes durante a semana.
Depois de saber toda a história, Estácio voltou para casa com o Padre Melchior. Chegando lá, encontrou Helena muito triste e D. Úrsula assustada com a história, pois Helena havia acabado de lhe contar tudo. Após tudo isso, Helena disse a todos que iria sair daquela casa e voltar a morar com Salvador, mas não a eixariam fazer isso, pois seria um escândalo se a sociedade soubesse de tudo.
( Helena e Estácio eram apaixonados um pelo outro, mas eles não tinham coragem de revelar esse sentimento um para o outro. Mesmo o Padre Melchior falando para os dois que estava na cara que eles se amavam.)Nesse mesmo dia, Helena após uma forte chuva fica debilitada, à beira da morte. Estácio, tomado por seu forte amor vai cuidar de Helena e lhe faz uma declaração de amor. Mas, de repente, uma triste notícia abalou a todos, era a morte de Helena. Todos ficaram tristes e desnortiados.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

" Com o gesto rápido, tomou nos braços, estendido, o corpo exausto de Helena, e caminhou na direção da casa" ( Foi quando Estácio tirou Helena na tempestade e a levou para dentro da casa deles, pois ele não queria que ela ficasse doente. Foi um dos momentos emocionantes, onde Estácio demonstrou sua preocupação e amor por Helena.)
" Um escravo veio chamar Estácio à pressa; ele subiu trópego as escadas, atravessou as salas, entrou desvairado no quarto, e foi cair de joelhos, quase de bruços, junto ao leito de Helena."(Foi um momento em que nos emocionamos muito, pois Estácio mais uma vez demonstrou afeto e preocupação com a saúde de Helena; além disso, foi um momento de surpresa, pois não esperávamos que Helena fosse morrer, e sim que ela iria melhorar seu estado de saúde e ficar com Estácio.)

4.4. Opinião sobre o livro
Muito bom, foi escrito de maneira clara e "fácil" de entender, surpreendente, emocionante. Nos deixa muito curiosos para saber o que acontecerá adiante.
avatar
Danielle
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/03/2009
Pontos : 3116

Voltar ao Topo Ir em baixo

Livro Helena

Mensagem por ALDC em Qua 19 Ago 2009 - 15:59

jocolor Voce está de parabens vlw pelo tópico me ajudou a lembrar o que aconteceu no livro

é que tenhu um trabalho de portugues sobre esse livro xD


eu tenhu a mesma opnião que vc o livro e mto envolvente e nos deixa mais curiosos a cada pagina que lemos , da vontade de saber o que vem pela frente

Bejos Obrigado study

PS:eu li o livro tah nao estou mentindo ;D Laughing
avatar
ALDC
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 22
Localização : Francisco Beltrão-Parana
Data de inscrição : 19/08/2009
Pontos : 2934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Beny em Qui 20 Ago 2009 - 6:02

Eu nunca li o livro Smile

Parece ser interessante

Smile
avatar
Beny
Livro
Livro

Número de Mensagens : 104
Idade : 23
Localização : Madeira
Data de inscrição : 06/12/2006
Pontos : 4001

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por ALDC em Qui 20 Ago 2009 - 15:42

ei como que coloco foto no meu perfil xD lol!

fala aew naum sei
avatar
ALDC
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 22
Localização : Francisco Beltrão-Parana
Data de inscrição : 19/08/2009
Pontos : 2934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por ALDC em Qui 20 Ago 2009 - 15:43

Beny escreveu:Eu nunca li o livro Smile

Parece ser interessante

Smile

e mto interessante leia vc nao vai se arrepender


PS:O Resumo que está nesta pagina e muito bom !!! Hmmm
avatar
ALDC
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 22
Localização : Francisco Beltrão-Parana
Data de inscrição : 19/08/2009
Pontos : 2934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Danielle em Sex 21 Ago 2009 - 12:08

ALDC ,
obrigada..
Que bom q meu resumo te ajudou
=D

ah! em relação a foto no ferfil: vai em perfil, depois avatar, daí depois vc clica em escolher arquivo [ se vc for colocar foto q tenha no seu computador, se num vc coloca uma das fotos do site em: abrir galeria]


vc eh de onde??
bj
avatar
Danielle
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/03/2009
Pontos : 3116

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Danielle em Sex 21 Ago 2009 - 12:11

Beny, a história é muito boa, vale a pena ler viu!
avatar
Danielle
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/03/2009
Pontos : 3116

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Danielle em Sex 21 Ago 2009 - 12:18

se tiverem msn, coloquem lá do tópico: "poste aqui seu msn".
no conversódromo
avatar
Danielle
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/03/2009
Pontos : 3116

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por ALDC em Sab 22 Ago 2009 - 12:26

Danielle escreveu:ALDC ,
obrigada..
Que bom q meu resumo te ajudou
=D

ah! em relação a foto no ferfil: vai em perfil, depois avatar, daí depois vc clica em escolher arquivo [ se vc for colocar foto q tenha no seu computador, se num vc coloca uma das fotos do site em: abrir galeria]


vc eh de onde??
bj

sou de Francisco Beltrão -Paraná

e vc?
bj
avatar
ALDC
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 22
Localização : Francisco Beltrão-Parana
Data de inscrição : 19/08/2009
Pontos : 2934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por ALDC em Sab 22 Ago 2009 - 12:26

Danielle escreveu:se tiverem msn, coloquem lá do tópico: "poste aqui seu msn".
no conversódromo
o meu msn é:
andredonat@hotmail.com add aew
avatar
ALDC
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 22
Localização : Francisco Beltrão-Parana
Data de inscrição : 19/08/2009
Pontos : 2934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por alexandre(hiro) em Dom 23 Ago 2009 - 8:18

ATENÇÃO!!!
O seu trabalho está com falhas, já que você criou dois tópicos para um mesmo trabalho, separando a primeira da segunda parte.
Regularize o seu trabalho o mais breve possível para que então, possa ser avaliada!!!
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5464

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por alexandre(hiro) em Dom 23 Ago 2009 - 8:22

ATENÇÃO!!!
O seu trabalho está com falhas, já que você criou dois tópicos para um mesmo trabalho, separando a primeira da segunda parte.
Regularize o seu trabalho o mais breve possível para que então, possa ser avaliada!!!
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5464

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Beny em Ter 25 Ago 2009 - 8:58

Ok, se dizem...

Um dia tgalvez leia.

Estou a ler : "O Caso dos herdeiros horrorizados" de E. Stanley Gardner
avatar
Beny
Livro
Livro

Número de Mensagens : 104
Idade : 23
Localização : Madeira
Data de inscrição : 06/12/2006
Pontos : 4001

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Danielle em Ter 25 Ago 2009 - 18:15

Beny: esse livro q vc está lendo eu nunca li!

depois eu leio o seu resumo p ver como q é a história. =D
avatar
Danielle
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/03/2009
Pontos : 3116

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Danielle em Ter 25 Ago 2009 - 18:16

ALDC: jah te add .
bj
avatar
Danielle
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/03/2009
Pontos : 3116

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Beny em Sex 28 Ago 2009 - 7:19

Resumo de : “O caso dos herdeiros horrorizados” de E. Stanley Gardner



A obra principia relatando a presença de uma mulher chamada Lauretta Trent de aparentemente 60 anos, viúva, que se encontra hospitalizada, devido a abusos dietéticos. De repente leva-nos até um aeroporto em que uma mulher de nome Virginia Baxter é detida por tráfico de narcóticos. Tentando provar a sua inocência, telefona imediatamente para o seu advogado, por sinal muito conhecido e bem sucedido, Perry Mason. Este “concede” a ilibação da sua cliente pelo mais incrível método. Não revelarei como Virginia Baxter revelou sua inocência no caso, pois cabe ao leitor desvendar esse mistério nas páginas do fantástico “Caso dos herdeiros horrorizados”. E admiração e perspicácia são garantidas. Ao longo desta alucinante aventura policial vários e estranhos acontecimentos se passam em torno de Virginia Baxter, todos eles ligados a Lauretta Trent. Muitos conflitos surgem acerca do testamento desta mesma senhora…. Inclusive, descobre-se que os ataques que ao principio foram considerados dietéticos, disso não se tratam, mas sim de envenenamento por arsénico, ao seja uma nítida tentativa de homicídio. Chega-se à conclusão que foi executado por um dos beneficiários de testamento, resta saber quem o faria. Quem queria apressar a morte de Lauretta Trent e com que fim? Na verdade o leitor só o entenderá no final da obra e muito surpreendido. Aquele (s) que a principio pareceram ser os acusados, serão ao não? Para complicar a situação vários homens tentam falsificar o documento anteriormente emitido por Lauretta Trent, o seu testamento. No meio da confusão, Virginia Baxter é acusada de mais um crime, que definitivamente, não cometeu. E que crime!!! Esse não o irei desvendar, é muito intrigante a maneira como os factos se desenrolam

P.S: Tentei ser o mais breve possível em relação ao resumo da obra. Espero que aqueles que já leram tenham gostado e os que ainda não tenham feito encontrem neste resumo um incentivo para o fazerem.

JJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJ
avatar
Beny
Livro
Livro

Número de Mensagens : 104
Idade : 23
Localização : Madeira
Data de inscrição : 06/12/2006
Pontos : 4001

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por ALDC em Sex 28 Ago 2009 - 18:42

Danielle escreveu:ALDC: jah te add .
bj
xD vlw ^^

agora vou comprar o livro Rangers de uma série parece ser boa


bejos lol!
avatar
ALDC
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 22
Localização : Francisco Beltrão-Parana
Data de inscrição : 19/08/2009
Pontos : 2934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por ALDC em Sex 28 Ago 2009 - 18:44

Quer sabe pq meu nick é ALDC?


Diabo
avatar
ALDC
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 22
Localização : Francisco Beltrão-Parana
Data de inscrição : 19/08/2009
Pontos : 2934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por ALDC em Sex 28 Ago 2009 - 18:56

alguem quer sabe pq meu nick e ALDC? (por favor alguem diz que sim ;D)

Diabo
avatar
ALDC
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 22
Localização : Francisco Beltrão-Parana
Data de inscrição : 19/08/2009
Pontos : 2934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Beny em Sab 29 Ago 2009 - 2:23

Já agora.... porque o teu nick ALDC?
avatar
Beny
Livro
Livro

Número de Mensagens : 104
Idade : 23
Localização : Madeira
Data de inscrição : 06/12/2006
Pontos : 4001

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por ALDC em Ter 1 Set 2009 - 13:08

Beny escreveu:Já agora.... porque o teu nick ALDC?


É meu nome.

consegue adivinhar? lol!


bjo
avatar
ALDC
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 22
Localização : Francisco Beltrão-Parana
Data de inscrição : 19/08/2009
Pontos : 2934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Danielle em Ter 1 Set 2009 - 17:10

nossa Beny.
a história parece ser muuuito legal e interessante.
fiquei curiosa =p

hehe
avatar
Danielle
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/03/2009
Pontos : 3116

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Beny em Qua 2 Set 2009 - 3:44

Experimente ler, vai gostar!!!

Smile
avatar
Beny
Livro
Livro

Número de Mensagens : 104
Idade : 23
Localização : Madeira
Data de inscrição : 06/12/2006
Pontos : 4001

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por alexandre(hiro) em Dom 4 Out 2009 - 9:25

bom... por equivocos na "postagem" de seu trabalho, houve um pequeno atraso na avaliação!!!

Parabéns... a sua nota é 16
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5464

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Helena : Machado de Assis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum