Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Ubirajara - José de Alencar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Ubirajara - José de Alencar

Mensagem por GUI em Sab 4 Jul 2009 - 13:23

Ficha de leitura

1. Identificação do livro
1.1. Título
Ubirajara.
1.2. Autor
José de Alencar.
1.3. Editora
Editora Ática.
1.4. Data da Edição
1980.

2. Escolha do livro
2.1. Motivos que levaram a escolha do livro
Por ser uma obra de José de Alencar constatamos que seria um livro com uma história interessante, informativa e satisfatório para ampliar o nosso conhecimento sobre a Literatura brasileira.
3.Contextualização do autor
3.1. Alguns dados biográficos
1º de maio de 1829, José Martiniano de Alencar nasce em Mecejana, perto de Fortaleza. Em 1838 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.
Ingressou, em 1846, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Publica com grande repercussão O Guarani, primeiro em folhetins, em 1857, e depois em livro. 1861, elegeu-se deputado. Reeleito em várias legislaturas subsequentes.
Em 1877, vítima de tuberculose, viaja para Europa, tentando curar-se. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro.
3.2. Outras obras do autor
O Guarani, Iracema, A pata da Gazela, O Tronco do Ipê, O Gaúcho, O Sertanejo, Senhora, entre outros.
4. Conteúdo do livro
4.1. Gênero Literário
Romance
4.2. Assunto
Jaguarê, um caçador da nação araguaia, procura um poderoso guerreiro inimigo para derrotá-lo e conseguir um nome de guerra. Para adquirir o nome de guerra, Jaguarê deixou sua nação para encontrar o terrível guerreiro. Após dias na mata ele encontrou, na beira de um rio local, Araci, filha do grande chefe da nação inimiga tocantim. Ela diz que existem mais de cem guerreiros disputando ela para o casamento. Ele então pede a Araci que voltasse a sua aldeia e dissesse aos guerreiros que os desafiavam pela mão de Araci. Assim, ela parte para sua nação. Enquanto isso, Pojucã, irmão de Araci, se encontra com Jaguarê que o convida para um combate justo. Depois de uma batalha cansativa, Jaguarê venceu e levou Pojucã como prisioneiro para a festa da vitória. Na hora da nomeação, Jaguarê se auto intitulou Ubirajara, o senhor da lança.
Nesta mesma festa da nação araguaia, Ubirajara é nomeado pelo grande chefe da nação, seu pai Camacã, como sendo o novo chefe da nação, tudo isso por ele ter derrotado Pojucã, grande guerreiro matador de gente. Nesse momento, Ubirajara reencontra com Jandira que era a mais cotada para ser sua esposa, porém ele se apaixonou por Araci. Então, a pedido de Ubirajara, ela foi levada para Pojucã, mas ela se recusou e acabou fugindo pela mata.
Ubirajara foi até a tribo de Araci para pedi-la em casamento. Lá ele foi convidado pelo grande chefe da nação tocantim, Itaquê, para uma reunião. Pela lei da hospitalidade Ubirajara não se identifica e se dá o nome de Jurandir. Ele consegue a mão de Araci em casamento após competir com todos os outros guerreiros pretendentes. Antes do casamento ele foi obrigado a se identificar. Viu-se ali em um dilema pois Pojucã era irmão de Araci e filho de Itaquê, assim o chefe não deixaria sua filha viver com o guerreiro que humilhou um dos seus. Mas Itaquê não fez nada por causa da lei da hospitalidade, porém Ubirajara não iria mais se casar com Araci. Com isso Ubirajara declarou guerra a nação tocantim para conseguir sua esposa de volta. Após isso ele volta a sua nação e soltou Pojucã para defender sua tribo.
Antes que os araguaias guerreassem com os tocantins, os tapuias, guerreiros de uma tribo inimiga, queriam se vingar de Pojucã que tinha colocado fogo em sua aldeia. E como não podia lutar três tribos ao mesmo tempo, fizeram um acordo onde os tocantins lutariam contra os tapuias e o vencedor enfrentaria os araguaias.
Durante a guerra Itaquê foi gravemente ferido e ficou cego. Assim a nação tocantim venceu os tapuias mas perdeu seu grande chefe.
Como Itaquê ficou, perdeu a liderança do povo. Então o próximo chefe da nação seria aquele que manuseasse o grande arco da nação tocantim. Todos os guerreiros tocantins tentaram mas não conseguiram. Até mesmo Pojucã que era o melhor guerreiro tocantim falhou. Com isso Itaquê convidou Ubirajara para realizar essa façanha. E com total habilidade ele realiza esse feito com perfeição.
Tendo feito isso Ubirajara uniu as duas nações araguaia e tocantim. Assim se casou com Araci e também com Jandira, dando origem a uma única grande nação denominada Ubirajara.
4.3. Citações
"Foi estes, guerreiros araguaias, o herói que ofereceu combate ao filho de Camacã; e Jaguarê aceitou, porque logo conheceu que havia encontrado um guerreiro digno do seu valor."
"O hóspede é mensageiro de Tupã. Ele traz a alegria à cabana; e quando parte, leva consigo a fama do guerreiro que teve a fortuna de o acolher."
"O hóspede é mensageiro de Tupã. Por seu caminho vai deixando a abundância e a festa; depois do banquete da boa-vinda, as árvores vergam com os frutos e a caça não cabe na floresta."
"A esposa é a alegria e a força do guerreiro. Ela acende em suas veias um fogo mais generoso que o do cauim, e prepara para seu corpo o repouso da cabana."
4.4. Opinião sobre o livro
É um livro interessante que aborda vários temas do cotidiano daquela época. È um romance que narra a história de um índio guerreiro, que por sua força e garra conquistava tudo que queria, assim o foco do livro está mais voltado para a persistência que Ubirajara tem de lutar para ter um futuro melhor e esse foi um ótimo ponto positivo desse livro. Achamos que o maior problema foi com as palavras difíceis que o autor usa do cotidiano do povo indígena, fora isso acaba por ser um ótimo livro de leitura para todos que adoram romances típicos das obras literárias de José de Alencar.
Integrantes do grupo:
Damião nº05
Erick 07
Guilherme 11

GUI
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 4
Idade : 25
Localização : brasil
Data de inscrição : 05/03/2009
Pontos : 2997

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Ubirajara - José de Alencar

Mensagem por alexandre(hiro) em Sab 4 Jul 2009 - 23:05

Parabéns pela apresentação!!!
apenas procure selecionar citações mais importantes/interessantes!!!

Sua nota é 12 (6.0)
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5350

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum