Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Menino que Sonhava Chegar à Lua - Sally Nicholls

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Menino que Sonhava Chegar à Lua - Sally Nicholls

Mensagem por Rute Eleuterio em Dom 1 Nov 2009 - 9:38

Ficha de Leitura


Antes de ler o livro

1.Identificação do Livro

1.1.Titulo: O Menino que Sonhava Chegar à Lua

1.2. Autora: Sally Nicholls

1.3.Editora: Editorial Presença

1.4.Data da Edição: Junho, 2008



2.Escolha do livro
2.1.Motivos que levaram à escolha do livro:
“O Menino que Sonhava Chegar à Lua”, foi um livro que despertou o meu interesse quando li o seu resumo, pois trata de um tema um pouco sensível, principalmente quando se trata de uma criança com uma doença grave.



Após a leitura do livro

3.Contextualização do Autor
3.1. Dados Biográficos: Sally Nicholls nasceu em Stockton, no Reino Unido. Após a licenciatura em Filosofia e Literatura fez um mestrado em escrita criativa na Bath Spa University, onde lhe foi atribuído um prémio por ser reconhecida como a escritora com maior potencial no seu curso. O livro “O Menino que Sonhava Chegar à Lua”, foi publicado pela primeira vez emJaneiro de 2008, com o título original “Ways to Life Forever”. (retirado do livro)


3.2. Outras obras da Autora: Season of Secrets


4.Conteúdo do Livro
4.1.Género Literário: Romance

4.2.Assunto: Esta história, é contada do ponto de vista de uma criança que enfrenta corajosamente a sua doença. Está escrito na forma de diário, começado a 7 de Janeiro e terminado a 12 de Abril. É uma colecção de listas, historias, imagens, perguntas e factos.
Sam McQueen, tem onze anos, sofre de leucemia linfoblástica aguda e devido à sua doença, tem aulas em casa com a Sr.ª Willis e o seu amigo Felix que sofre de cancro. Os dois, conheceram-se no hospital e logo se tornaram grandes amigos.
Tudo começa quando a Sr.ª Willis propõem escreveram algo sobre eles e como Sam gostava muito de factos e de descobrir coisas, começa a escrever esta história, a sua história. Ele sonha em ser cientista e investigar Ovnis, pretende descobrir as respostas para todas as perguntas que ninguém responde, tais como: “Por que têm as pessoas de morrer?”, “Por que razão faz Deus com que as crianças adoeçam?”.
Sam vai relatando como é estar nos hospitais e como é a sua doença, fala da família e das pessoas que vão marcando a sua vida, como a Sr.ª Willis, a Enf.ª Annie e o Dr. Bill.
Certo dia, Sam escreve uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer e é ai que a história se desenvolve, é quando Felix propõe a Sam realizar todos esses desejos. Os seus desejos vão desde o querer bater um recorde do mundo, ser um cientista famoso, ver um fantasma, subir a uma nave espacial, subir escadas rolantes para descer ou descer escadas rolantes para subir até, ser um adolescente e fazer coisas de adolescentes. Ambos vão vivendo divertidos e esquecendo as suas doenças até que um dia, Felix acaba por morrer e Sam fica muito zangado e infeliz.
Sam vai ficando cada vez pior e no dia 12 de Abril, acaba por morrer durante o sono tranquilamente. O seu livro termina com um questionário que este deixou para os pais responderem sobre a sua morte e assim poder concluir o seu livro, a sua história.



4.3.Citações favoritas
“Lista nº 5 Como viver para Sempre

1.Dizer todas as manhãs: «Amanhã direi isto outra vez.»
2.Tornar-se vampiro. Ter esperança de nunca encontrar a Buffy.
3.Mandar congelar o corpo. Depois daqui a centenas de anos, quando tiverem descoberto a cura para o cancro e o segredo da vida eterna, descongelam-nos. (Com alguma sorte, teremos a oportunidade de conhecer robôs e alienígenas, além de termos um vaivém espacial pessoal).
4.Descobrir a Fonte da Eterna Juventude. Beber um copo. (Assim, além de não morremos, também nos mantemos jovens.)
5.Copiar o cérebro para um disco rígido e viver num computador. Ter esperança de não apanhar um vírus.
6.Encontrar uma deusa grega e fazer com que se apaixone por nós. Convencê-la a pedir a Zeus, o rei dos deuses, que nos dê a imortalidade.
7.Arranjar uma Pedra Filosofal. (Além de se viver eternamente, ainda se passa a ter todo o ouro que se quiser.) ”


4.4.Opinião sobre o livro:
Na minha opinião, o livro é excelente, a autora não pode ter escolhido melhor como livro de estreia. É daqueles livros que uma pessoa começa a ler e não consegue parar. Mostra-nos como uma criança por mais inocente que seja, consegue enfrentar a sua doença como se já fosse muito crescido. O livro é muito real, apresentando momentos de alegria, cómicos e mesmo sonhos que as crianças têm, mas que infelizmente muitos perdem ao crescer. Também tem momentos sensíveis e de tristeza que faz a qualquer leitor sentir que está a viver aquele momento acabando mesmo por deixa cair uma lágrima. Apesar de tudo, é uma lição de vida, porque faz pensar em como nós muitas vezes temos problemas e vamos abaixo não olhando em frente e muitos acabam por desistir. Sam e Felix são apenas crianças de onze anos, mas dão-nos o exemplo e um verdadeiro testemunho como devemos aproveitar a vida até ao último dia, como o Felix disse durante um diálogo, “Não há nada que não possamos fazer!”.

Rute Eleuterio
Página em branco
Página em branco

Número de Mensagens : 1
Idade : 24
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 22/09/2009
Pontos : 2840

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Menino que Sonhava Chegar à Lua - Sally Nicholls

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 11 Nov 2009 - 12:43

16 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15789

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum