Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Lua nova - Stephenie Meyer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lua nova - Stephenie Meyer

Mensagem por Marcela em Dom 1 Nov 2009 - 11:51

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título - Lua nova (saga crepúsculo)
1.2. Autor(a) - Stephenie Meyer
1.3. Editora - Galilivro
1.4. Data da Edição - 2006

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Este é o segundo livro da saga, eu não li o primeiro mas vi o filme, portanto quis ler a continuação da história que é muito cativante.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Stephenie Sonnibe Meyer nasceu em Hartford, Connecticut, filha de Stephen Morgan e Candy. Ela cresceu em Phoenix, Arizona, com cinco irmãos: Seth, Emily, Jacob, Paul, e Heidi. Ela frequentou a escola Chaparral High School, em Scottsdale, Arizona, e cursou inglês na Brigham Young University, em Provo, Utah, onde se formou em 1995. Meyer é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ela conheceu seu marido Christian, mais conhecido por "Pancho", quando era pequena, casou-se com ele em 1994. Juntos, eles têm três filhos: Gabe, Seth e Eli. Após escrever Crepúsculo(Twilight), Stephenie ganhou 3 prêmios: um do NY Times e dois da Associação das Bibliotecas Americanas.

Crepúsculo (Twilight nos EUA), é o seu primeiro romance. Depois da sua publicação, Stephenie foi escolhida como um dos "novos autores mais promissores de 2005" pela Publishers Weekly. E ela também recebeu convites para vir ao Brasil dar palestras sobre livros de romances para escritores brasileiros novatos.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

• Crepúsculo (Twilight) (2005)
  • Eclipse (Eclipse) (2007)
  • Amanhecer (Breaking Dawn)(2008)
  • Sol da Meia-Noite (Midnight Sun)(2009)
  • The Host (2008)
  • The Soul (Continuação de The Host) (2009)
  • Prom Nights From Hell (Formaturas Infernais) (2007)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Fantasia, romance, aventura e suspense

4.2. Assunto (breve síntese)

No aniversário de 18 anos de Bella, Edward , seu namorado e sua família decidem fazer uma festa na mansão da família. Quando vai abrir um dos presentes a rapariga corta-se e isso atrai um dos membros da família de vampiros. Edward para proteger sua amada, decide ir embora da cidade com a sua família e diz-lhe que ela nunca mais o verá. Depois da sua partida, Bella deixa de sair, de estar com os amigos, de viver. Já não tem vontade de fazer nada. Charlie, seu pai , preocupado a convence a voltar a ter sua vida social e a sair mais vezes com os amigos.

Bella começa a ter alucinações, vê e ouve a voz de Edward constantemente. Começa a se reaproximar do seu melhor amigo, Jacob que se torna o seu “sol” quando tudo parecia perdido devido a ausência do amado. Uma noite, Jacob, Bella e Mike vão ao cinema, e Mike transmite uma virose para Bella. Jacob, ao chegar a casa, é alertado por Billy, seu pai, sobre o seu estado, e este transforma-se num lobisomem (Bella ainda não sabe desse facto). Ele diz à Bella que contraiu uma doença que demora aproximadamente um mês para recuperar. Portanto, Bella e Jacob têm de se distanciar até ele se “recuperar”. Duas semanas depois do início da doença , Jacob “melhora e Bella exige explicações. Jacob lhe dá algumas dicas do seu segredo e ela acaba por descobrir que ele é um lobisomem.

Certo dia, Bella resolve saltar de um penhasco, porque ela já tinha percebido que quando corre perigo ela sempre ouve a voz de Edward a tentar proibi-la. Enquanto ela quase se afoga, Jacob consegue salvá-la.

Alice Cullen, irmã de Edward tem uma visão e vê Bella a saltar de um penhasco e vai para Forks. Rosalie Hale, confiante na visão de Alice, conta a Edward que Bella morreu, e Edward telefona para a casa de Charlie, pai de Bella, para confirmar. Nesse momento, na casa de Bella, estão Jacob, Bella e Alice (escondida de Jacob), e Jacob atende o telefone. Edward identifica-se como Carlisle, e pergunta onde está Charlie. Jacob diz "no enterro" . Edward, pensando que Bella está morta, vai até Volterra, na Itália, para se suicidar. O que Edward não sabe é que Charlie não está no enterro de Bella, mas sim no de Harry, seu melhor amigo que teve um ataque cardíaco enquanto Bella saltava do penhasco. Alice entra na sala de Bella, onde ela está com Jacob e pergunta a ele o que ele disse, pois Edward mentiu ser Carlisle e Rosalie contou-lhe que Bella "havia morrido". Quando Alice conta a Bella que Edward está a caminho de Itália, Bella fica apavorada, pois sabe que Edward irá se expor como vampiro, para se matar. Alice e Bella chegam a tempo de impedir a exposição de Edward, e os três, antes de voltar, têm que falar com Aro, um dos três Volturi. Aro fica fascinado pelo poder dos dois (Edward e Alice), e quer que eles se juntem aos Volturi. Nenhum deles aceita. Ao voltar para Forks, Edward diz a Bella que sempre a amou, e que mentiu para Bella seguir a sua vida normalmente, sem nenhum risco. Bella perdoa-o e ele diz que nunca mais partirá, porque os riscos de Bella sem ele são muito maiores, pois "Bella está no meio de Victoria e dos cães" (os lobisomens) e a pede em casamento, mas Bella não aceita, pois acha que ainda é jovem demais para se casar. O livro termina com os Cullen a votar se Bella deverá ou não ser transformada em vampira.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

Antes de ti , Bella, minha vida era como uma noite sem lua. Muito escura, mas haviam estrelas - pontos de luz e razão…Então tu apareceste no meu céu como um meteoro.

“O tempo passa. Mesmo quando parece impossível. Mesmo quando cada batida dos segundos dói como o sangue pulsando sob um hematoma. Passa de modo inconstante, com guinadas estranhas e calmarias arrastadas, mas passa. Até para mim.”

Meu coração não batia há quase noventa anos, mas isso era diferente. Era como se meu coração não estivesse ali… Como se eu estivesse oco. Como se eu tivesse deixado contigo tudo o que havia aqui dentro.”

“Será como se eu nunca tivesse existido”

4.4. Opinião sobre o livro

Adorei este livro, é uma história muito cativante, quanto mais eu lia mais apetecia-me ler. Tanto é que já estou a continuação ( o terceiro livro).
Marcela
Letra
Letra

Número de Mensagens : 6
Pontos : 3171

Re: Lua nova - Stephenie Meyer

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 11 Nov 2009 - 12:46

16 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15736

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Zizi em Ter 24 Nov 2009 - 13:28

gostei bastante do teu resumo e da tua apresentaçao
apresentaste uma imagem o que permite que se, por exemplo, o quiser adquirir a imagem que tenho dele, é a que colocaste aqui
dou a mesma avaliaçao que o stor, 16
boa marcela Wink

Zizi
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Pontos : 3217

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Gégé em Qui 26 Nov 2009 - 10:38

mais nao podia concordar. fantastica apresentação 16