Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Haruki Murakami, Kafka à beira-mar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Haruki Murakami, Kafka à beira-mar

Mensagem por Inês Cruz em Seg 2 Nov 2009 - 11:08

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
Kafka à beira mar
1.2. Autor(a)
Haruki Murakami
1.3. Editora
Casa das Letras
1.4. Data da Edição
2002, 9ª edição

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Escolhi o livro Kafka à Beira-mar porque assim que vi o gato da imagem da capa o livro me suscitou bastante interesse, visto que adoro gatos. Por outro lado, o facto de ser de um autor japonês, característicos pela sua imaginação, só fez o meu interesse aumentar.
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3484

Folha de personagem
Guardião secular:

Leitor Re: Haruki Murakami, Kafka à beira-mar

Mensagem por Beatriz Lam em Qua 4 Nov 2009 - 12:52

O livro do gatinho Very Happy

Beatriz Lam
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Pontos : 3353

Mensagem por Beatriz Lam em Qua 4 Nov 2009 - 13:00

Wow, adoro os olhos dele.

Beatriz Lam
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Pontos : 3353

Mensagem por JoanaSantos em Qui 5 Nov 2009 - 10:06

Adoro a capa *______*

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3624

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 15 Nov 2009 - 9:48

Murakami é dos meus favoritos.

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15941

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Inês Cruz em Sab 21 Nov 2009 - 9:05

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Haruki Murakami, nascido em 12 de Janeiro de 1949, em Quioto, Japão, é um popular escritor e tradutor.

Frequentou a Universidade de Tóquio, dedicando-se sobretudo aos estudos teatrais. Antes de terminar o curso, abriu um bar de jazz chamado Peter Cat, à frente do qual se manteve entre 1974 e 1982. Sobre o mesmo diria mais tarde: “Tudo que preciso saber na vida aprendi no meu bar de jazz.”

Em 1986, partiu para a Europa e depois para os EUA, onde acabaria por se fixar.

Escreveu o seu primeiro romance -- Hear the Wind Swing -- em 1979, livro ainda não traduzido para português, mas seria em 1987, com Norwegian Wood (Noruwei no mori), que o seu nome se tornaria famoso no Japão.

Escritor particularmente influenciado pela cultura ocidental, Murakami traduziu para o japonês obras de F. Scott Fitzgerald, Truman Capote, John Irving e Raymond Carver, e recebeu prémios literários prestigiosos como o Tanizaki e Yomiuri.

Após morar alguns anos na Europa e nos Estados Unidos, Murakami voltou ao Japão e atualmente vive nas proximidades de Tóquio.

Fontes: [http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=407] [http://pt.wikipedia.org/wiki/Haruki_Murakami] [o próprio livro]

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

Algumas obras traduzidas em português (Portugal)

* Em Busca do Carneiro Selvagem (Hitsuji o meguru bōken, 1982)
* Norwegian Wood (Noruwei no mori, 1987)
* Dança, Dança, Dança (Dansu dansu dansu, 1988)
* Underground - o Atentado de Tóquio e a mentalidade japonesa (Andāguraundo, 1998
* Sputnik Meu Amor (Spūtoniku no koibito, 1999)
* Kafka à Beira-mar (Umibe no Kafuka, 2002)
* Crônica do Pássaro de Corda (Nejimaki-dori kuronikuru, 2006)
* After Dark - Os Passageiros da Noite
* A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol (2009)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance, Ficção

4.2. Assunto (breve síntese)

O romance desenrola-se à volta de dois personagens, são eles: Kafka e Nakata.
Kafka é um rapaz de 15 anos que foge de casa, para que a profecia que o pai lançou sobre ele não se concretize.
Nakata, um homem já idoso que nunca recupera de um estranho acidente de que foi vítima quando jovem, que tem dedicado boa parte da sua vida a uma causa - procurar gatos desaparecidos.
Kafka cruza-se com as personagens mais díspares, desde Sakura, amizade nascida numa viagem de autocarro e que vem despertá-lo para a sua sexualidade; passando por Oshima um bibliotecário apaixonantemente peculiar que o ajuda na fuga (suspeita-se que pode ter cometido um crime), até Saeki uma mulher enigmática, com uma bonita, embora devastadora e triste, história de amor no passado.
Paralelamente acompanhamos o velho Nakata que fala com gatos. Os trilhos dos dois nunca se cruzam e, no entanto, estão irremediavelmente relacionados. As inúmeras coincidências pressentidas gritam-nos pistas, mas não são reveladoras
Neste romance os gatos conversam com pessoas, do céu cai peixe, um chulo faz-se acompanhar de uma prostituta que cita Hegel e uma floresta abriga soldados que não sabem o que é envelhecer desde os dias da Segunda Guerra Mundial. Assiste-se, ainda, a uma morte brutal, só que tanto a identidade da vítima como a do assassino permanecerão um mistério.

Trata-se, no caso, de uma clássica (e extravagante) história, de uma arrojada exploração de tabus.

4.3. Citações favoritas
-> "Sou livre. Fecho os olhos e penso com toda a minha força na minha nova condição, ainda que não esteja bem certo do que significa. Tudo o que sei é que estou completamente sozinho. Desterrado numa terra desconhecida, como um explorador solitário sem bússola nem mapa."

-> “E não há maneira de escapar à violência da tempestade, a essa tempestade metafísica, simbólica. Não te iludas: por mais metafísica e simbólica que seja, rasgar-te-á a carne como mil navalhas de barba. O sangue de muita gente correrá, e o teu juntamente com ele. Um sangue vermelho, quente. Ficarás com as mãos cheias de sangue, do teu sangue e do sangue dos outros. E quando a tempestade tiver passado, mal te lembrarás de ter conseguido atravessá-la, de ter conseguido sobreviver. Nem sequer terás a certeza de a tormenta ter realmente chegado ao fim. Mas uma coisa é certa. Quando saíres da tempestade já não serás a mesma pessoa. Só assim as tempestades fazem sentido.”

(As reflecções do Corvo, o alter-ego do jovem Kafka).

4.4. Opinião sobre o livro
Em Kafka à Beira-Mar, fui puxada de modo hipnótico para um universo interessante mas que não cheguei nunca a perceber.
Quando iniciei a leitura de Kafka à Beira-Mar, e no decorrer da mesma, pensei que os enigmas que iam surgindo iriam ser desvendados ao longo da história. Contudo, novos enigmas interessantes foram surgindo e então “percebi” que não tinha de os desvendar, tinha apenas que os entender como parte integrante da história (não sei se quem já leu o livro sentiu isso, no entanto foi assim que o entendi).
Muitas vezes quando iniciamos uma leitura temos por objectivo chegar ao fim e ter uma conclusão óbvia. Neste excelente livro de Haruki Murakami, isto não acontece. Muitas dúvidas persistem quando chegamos ao final (que não vos vou contar propositadamente).
São 589 páginas que se devoram rapidamente, é de tal forma rico em personagens, episódios insólitos e sentimentos contraditórios que me vi grega para vos falar dele. Não percam.
8/10

Spoiler:
Não consegui parar de ler o livro enquanto não o acabei. A história colou-se a mim.
Procurem-no numa biblioteca próxima. Sugeriro a leitura, principalmente se estão numa daquelas buscas de identidade pessoal e se gostam de livros com factos históricos, já que este está repleto do burburinho da Segunda Guerra Mundial Very Happy
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 24 Nov 2009 - 6:04

Está exemplar, Inês! Até com o pormenor do "spoiler", que poucos têm usado. Parabéns.
18 valores, na minha opinião, mas estarei atento à opinião dos restantes moderadores.

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15941

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Iúri | Shaft em Ter 24 Nov 2009 - 13:26

Sublinho a nota do stor, e aproveito para a acrescentar que a apresentação está bastante cativante, parece-me que me vais emprestar este livro em breve. Very Happy
Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens : 91
Pontos : 3651

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por JoanaSantos em Seg 30 Nov 2009 - 14:32

Concordo!
A apresentação está super organizada, e fiquei curiosa em relação ao livro! tongue

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3624

Mensagem por Inês Cruz em Sex 4 Dez 2009 - 13:41

Obrigada aconselho vivamente a quem está à procura de uma leitura diferente.
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares