Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Não sei nada sobre o amor - Júlia Pinheiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Não sei nada sobre o amor - Júlia Pinheiro

Mensagem por joane em Qui 5 Nov 2009 - 15:05

1. Identificação do Livro
1.1. Título
“Não sei nada sobre o amor”

1.2. Autora
Júlia Pinheiro

1.3. Editora
A esfera dos livros1.4. Data da Edição
Abril de 2009

2. Escolha do livro
2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Sinceramente a escolha do livro não foi, pela capa, nem por ter ouvido uma boa apreciação dele, mas sim por ser o primeiro livro escrito pela Júlia Pinheiro, a qual nunca tinha ouvido falar de qualquer ligação com a escrita de livros.

3. Contextualização do Autor
3.1. Alguns dados biográficos
Júlia Pinheiro nasceu em Lisboa, dia 6 de Outubro de 1962. É profissional de comunicação e apresentou inúmeros programas nos três canais de televisão nacionais. Formada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa, com uma pós-graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa, é docente do curso de pós-graduação em Televisão na Universidade autónoma de Lisboa. É casada, mãe de 3 filhas e gostava de ter sido arqueóloga.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)
Foi o primeiro livro escrito por esta autora.

4. Conteúdo do Livro
4.1. Género Literário
É um romance.4.2. Assunto (breve síntese)
A história começa nos anos 30, numa pequena aldeia, São Pedro do Ribeiro, esta era uma época em que os sentimentos não interessavam e o prazer era uma pouca-vergonha. A história começa quando Maria da Glória se apaixona por um jovem convencido e pouco cavalheiro, António Mendonça, filho de uma família rica, deixa-se levar por ele e fica grávida. O acto aconteceu no ribeiro, onde, depois de Maria da Glória ir embora com as roupas ensanguentadas, António morre depois de cair e bater com a cabeça num penedo. Esta morte causa grande surpresa e mistério entre a população da aldeia, após rolarem rumores que Maria da Glória foi vista no ribeiro nessa tarde, esta é então obrigada a fugir para Castelo Branco onde um padre lhe dá asilo e lhe arranja um marido, pois tinha ficado grávida de António e nessa altura mãe solteira era vista com maus olhos. Nasce Maria da Purificação, mas a mãe, Maria da Glória não lhe consegue dar amor, nem carinho devido a acha-la parecida com o pai, António Mendonça, que a tinha violado. Esta rapariga cresce mas nunca encontra o amor, acabando sempre por se divorciar, de um desses casamentos nasce Ana Clara, a neta de Maria da Glória e mãe solteira de Benedita que nunca chega a encontrar o verdadeiro amor.

4.3. Citações favoritas
“ - Tu és da PIDE? Fica-te mesmo bem. Aprendeste a bater nas mulheres lá? Sentem-se mais másculos assim? Então, levas com um par de cornos na testa e não és tu que vais tirar satisfações com o amante da tua mulher? Têm que ser os amiguinhos a tomar conta do assunto? Que homem tão corajoso!”

“- Ana Clara, tem cuidado. Os rapazes só querem as raparigas para fazerem porcarias. As meninas sérias não andam feitas malucas nas mãos de uns e outros. (…)"

“(…) Vou partir porque quero que tu te sintas abandonada como eu me senti quando me enxotaste da tua vida. As tuas lágrimas não vão ser suficientes para lavar a escuridão que eu tenho na minha mente e no meu coração. Tu eras a luz, Ana Clara. O fim e o princípio. Mas escolheste ser só o fim.(…)"

4.4. Opinião sobre o livro
Recomendo, é um bom livro, retrata a sociedade e um país ao longo de quase 70 anos, e demonstra como antigamente as mulheres eram desvalorizadas e vistas como seres inferiores aos homens. Uma historia que mostra que devemos seguir o que sentimos e não o que os outros querem.

joane
Letra
Letra

Número de Mensagens : 5
Pontos : 3255

Folha de personagem
Guardião secular:

Re: Não sei nada sobre o amor - Júlia Pinheiro

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 11 Nov 2009 - 13:31

16 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15820

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Zizi em Ter 24 Nov 2009 - 13:33

lol sinceramente nao dava nada por este livro quando o vi exposto.. da-me um pouco de raiva estes novos 'escritores'/apresentadores.. mas ate que gostei do que aqui descreveste, em especial ali das citaçoes
17 valores

Zizi
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Pontos : 3301

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo