Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Crepúsculo (Twilight) - Stephenie Meyer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crepúsculo (Twilight) - Stephenie Meyer

Mensagem por Alexandre Santana em Sab 7 Nov 2009 - 6:10

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
Crepúsculo

1.2. Autor(a)
Stephenie Meyer

1.3. Editora
Little, Brown and Company
Edições Gailivro
Editora Intrínseca

1.4. Data da Edição
2006

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Foi-me recomendado à leitura deste livro por várias pessoas. Por ser um livro que bastante gente lê, achei que deveria de ser interessante lê-lo também (se muita gente o lê, por algum motivo é).

PS: E também porque é facil obter este livro Smile (Pedir emprestado)
[b]

Última edição por Alexandre Santana em Qui 26 Nov 2009 - 0:15, editado 2 vez(es)
Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 66
Pontos : 3402

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Re: Crepúsculo (Twilight) - Stephenie Meyer

Mensagem por JoanaSantos em Sab 7 Nov 2009 - 11:04

já li todos Embarassed
Boa leitura, mano!

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3445

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 15 Nov 2009 - 10:04

Esta saga da Meyer está agora muito na moda, mesmo. Penso que vais gostar. Eu interessei-me mais pelo "Nómada", desta autora, mas também ainda não o li.

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15762

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Alexandre Santana em Sex 20 Nov 2009 - 14:33

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Stephenie Meyer nasceu em 24 de dezembro de 1973, nasceu nos Estados Unidos e viveu em Phoenix. Actualmente ela tem 3 filhos, Gabe, Seth, Eli, juntamente com o seu marido Christian. Casaram-se em 1994.

Curiosidade: Têm ambos aproximadamente a mesma idade, e casaram-se ambos com 21 anos.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)
Eclipe, Lua Nova, Amanhecer

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance

4.2. Assunto (breve síntese)
Este livro fala sobre a história de Bella, que se apaixona por Edward Cullen. Neste livro é expresso vários sentimentos ao longo da história, como a paixão, a atracção por alguem, o perigo..
Bella vai para a cidade de Forks, uma cidade nebulosa e chuvosa, onde se apaixona por Edward Cullen, que na aula de biologia se senta ao seu lado, e Edward é nada mais nada menos que um vampiro! Ela fica apaixonada por ele, e ele, fica louco pelo sangue dela! Junto com a paixão de Bella está um perigo! A relação entre eles vai evoluindo, e apesar de inúmeros avisos de Edward, Bella não consegue de deixar de estar com ele porque está completamente apaixonada por ele!
Edward à primeira vista, era um jovem lindo, perfeito.. “O sonho de qualquer mulher”. E este livro basicamente fala sobre o romance destes 2, onde Edward tentará resistir ao sangue de Bella, e onde a defenderá de outros vampiros
Cool

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
"Eu assusto-te?" (Algo assim, como já não tenho o livro não me recordo bem)
“Em três pontos, eu estava absolutamente segura.
Em primeiro lugar, Edward era um vampiro
Em segundo lugar, uma parte dele - e eu não sabia qual era o poder dessa parte – ansiava pelo meu sangue.
Por fim, em terceiro lugar, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele". <-- Para mim a melhor, basicamente diz tudo o que sentiu por ele, neste livro.

4.4. Opinião sobre o livro
Agora eu entendo porque as raparigas são mais adeptas desta saga, tratando-se de um romance entre um vampiro e uma humana, e contendo muita emoção dentro do livro, não admira que as raparigas gostem mais. Eu sinceramente não desgotei do livro, sendo que não gosto muito de literatura.

[contem spoiler]
Aconselho a ler este livro e toda a saga, porque entretanto a história ficará ainda mais interessante, onde no fim deste livro, eles estão sentados num banco, onde têm uma conversa romântica, mas ao mesmo tempo triste, onde ela irá querer tornar-se vampira também.

Boa leitura a quem ainda não leu!

Spoiler:
Feito (uff) Neutral

[u]

Última edição por Alexandre Santana em Ter 24 Nov 2009 - 12:39, editado 2 vez(es)
Alexandre Santana
Conto
Conto

Folha de personagem

Mensagem por Inês Cruz em Sab 21 Nov 2009 - 9:12

Ainda bem que gostaste eu, sinceramente, não tenho vontade nenhuma de lê-lo. Dá-me ideia que tem fama a mais e qualidade a menos, mas se calhar é só carolisse minha e estou a exagerar
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3305

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 24 Nov 2009 - 13:19

Alexandre, abusas do uso de "onde". "Onde" é actualmente classificada como advérbio relativo. É de facto usada como palavra de ligação, significando qualquer coisa como : "local em que", referindo-se a um antecedente. Se verificares no texto que escreveste, verificarás que a usas sem propriedade, como em "onde no fim deste livro", ou numa sequência de repetições, onde poderias usar "em que", "na qual" ou mesmo outras formas de articulação.
O "spoiler" que usas no final, é uma expressão em inglês para significar que se revela o final, estragando eventualmente o efeito de surpresa que este poderia ter. Mas no verdadeiro "spoiler", que fica escondido (a menos que alguém queira deliberadamente lê-lo, clicando na linha), apenas escreves a interjeição "ufa". Entretanto deixas à vista, nas linhas anteriores, o que deveria estar escondido no espaço do "spoiler".
É preciso não esquecer de fazer as referências "webgráficas" dos locais visitados para obter a informação.
Finalmente, quando se trata de livros muito populares e já com filme disponível, é preciso não esquecer que devemos aqui mostrar, por um lado, um ponto de vista diferente daquele que circula abundantemente pela internet e, por outro lado, as peculiaridades do livro que não são mostradas no filme. São esses aspectos que distinguem e valorizam a nossa opinião sobre um livro.
De resto, é a arte e a convicção de cada apresentação que marca a diferença.
14 valores

Professor

Folha de personagem

Mensagem por Alexandre Santana em Ter 24 Nov 2009 - 13:25

1º- O meu "uff" foi apenas uma especie do suspiro, como "uff, finalmente terminei a mnha apresentação.

2º- Eu não vi o filme, logo não posso fazer comparações em relacção ao filme com o livro.

3º- Prá semana, terça-feira é feriado, e bem que precisavamos de um Smile

EDIT: Não escondi o spoiler, porque possivelmente quem iria ler a minha apresentação iria ignorar o spoiler, e acho que da minha opinião, essa vai a parte que mais gostei, e o que livro iria ficar ainda mais interessante (porcausa do final).
Alexandre Santana
Conto
Conto

Folha de personagem

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 24 Nov 2009 - 13:33

Muito bem Alexandre. 1º - podes fazer todos os uff que quiseres, estava apenas a referir-me à localização do dito "spoiler" porque temos essa funcionalidade aqui (e que raramente está disponível) e então devemos aproveitá-la bem. 2º - refiro-me àquilo que pode ser peculiar num livro (mas claro que é mais fácil percebê-lo quando já se viu o filme). 3º - tens toda a razão!

Professor

Folha de personagem

Mensagem por JoanaSantos em Seg 30 Nov 2009 - 14:51

Gostei da opinião que tens sobre o livro...sinceridade acima de tudo!
Concordo com a avaliação dada pelo professor...14 Smile
Boas leituras, apresentações e feriado! xD

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3445

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares