Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Rapaz Do Pijama Às Riscas, John Boyne551

O Rapaz Do Pijama Às Riscas, John Boyne

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor O Rapaz Do Pijama Às Riscas, John Boyne

Mensagem por Ana Rosário em Sab 14 Nov 2009 - 21:15

Ficha de leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
O Rapaz Do Pijama Às Riscas

1.2. Autor(a)
John Boyne

1.3. Editora
ASA

1.4. Data da Edição
Fevereiro de 2009

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livroEu escolhi este livro porque há pouco tempo vi o filme e gostei bastante da maneira como foi passada a mensagem. Os conflitos e os horrores que ocorreram, outrora, durante o Holocauto, mas pela visão de uma criança chamada Bruno, que vive alheio aos horrores da guerra e cuja inocência vai dar lugar à verdadeira revelação de um mundo cruel. Uma vez que, o livro costuma estar mais bem detalhado em relação ao filme, espero conseguir visualizar e sentir tudo e todas as emoções que o autor tenta transmitir ao leitor.

Última edição por Ana Rosário em Dom 29 Nov 2009 - 21:16, editado 1 vez(es)

Ana Rosário
Letra
Letra

Número de Mensagens: 8
Pontos: 2165

Folha de personagem
Guardião secular:

Leitor Re: O Rapaz Do Pijama Às Riscas, John Boyne

Mensagem por JoanaSantos em Sab 14 Nov 2009 - 23:31

Claro que depois te digo como foi! :p

Ainda não vi esse filme...mas já ouvi excelentes críticas...tenho mesmo curiosidade em vê-lo...

Boa leitura!
beijinhos *

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens: 76
Pontos: 2438

Mensagem por Ana Rosário em Dom 29 Nov 2009 - 21:52

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor
3.1. Alguns dados biográficos

John Boyne (nascido em 30 de Abril de 1971) é um romancista Irlandês. Boyne reside em Dublim, na Irlanda. Ensinou língua inglesa no Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o prémio Curtis Brown. Já escreveu seis romances, assim como uma quantidade de contos que foram publicados em várias antologias e transmitidos por rádio e televisão. Os seus romances foram publicados em 29 idiomas. The Boy in the Striped Pyjamas O rapaz do pijama às riscas – foi o livro mais vendido na Espanha, no Reino unido, na Austrália e em muitos outros países, tendo sido traduzido para 38 idiomas. Além disso alcançou o primeiro lugar de entre os Bestsellers do New York Times.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

* 2000 The Thief of Time (Orion);
* 2001 The Congress of Rough Riders (Orion);
* 2004 Crippen (Penguin);
* 2006 Next of Kin (Random House);
* 2008 Mutiny On The Bounty.

4.Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário
Narrativa

4.2. Assunto (breve síntese)

Bruno, uma criança de apenas 9 anos, vivia com os pais e com a sua irmã Gretel, três anos mais velha, em Berlim.

Um dia, quando Bruno regressou a casa depois de um dia de escola, deparou-se com as suas coisas empacotadas. O pai, soldado de profissão, tinha acabado de ser promovido e toda a família teria de deixar a sua luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade (Acho Vil), onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer.

Embora a casa, onde iria permanecer, se encontrasse delimitada por uma vedação de arame ele conseguia ver, através da janela, pessoas vestidas com um pijama às riscas. Facto que lhe despertou a atenção e que iria fazê-lo desobedecer às ordens expressas do pai e investigar até onde ia a vedação.

Durante o seu ‘passeio’ Bruno, encontra um rapaz, vestido com um pijama às riscas, mais ou menos da sua idade, que se chama Shmuel e com quem trava uma grande amizade. A mãe de Bruno consciente do que se passava em seu redor, não se conforma e resolve regressar com os filhos a Berlim.

No último dia em Acho Vil, Bruno teve a ideia de passar a vedação e ir com Shmuel explorar o campo e ajudá-lo a procurar o pai, que tinha desaparecido. Essa ideia muda por completo o seu destino.

4.3. Citações favoritas:

«…baixando os olhos, fez uma coisa que não custumava fazer: pegou na mão de Shmuel e apertou-a com muita força.- Agora és tu o meu melhor amigo, Shmuel.»

«Não nos dias de hoje, não na época em que vivemos.»

Diferenças entre o livro e o filme:

No livro Bruno apanha piolhos e por isso tem que rapar o cabelo. Este pormenor tornou mais verosímil a sua entrada no campo.

No filme, tanto o pai como a mãe sabem o que aconteceu ao filho, quando vêem as suas roupas junto á vedação e sentem o cheiro a carne queimada. No livro o pai só se apercebeu do que aconteceu ao filho passado um ano e a mãe, passados meses, ainda tem esperança de encontrar o filho sentado nas escadas de sua casa em Berlim.

4.4. Opinião sobre o livro

Este livro narra uma história que reflecte os horrores da 2ºGuerra Mundial e do Holocausto, segundo os olhos inocentes de uma criança, mas é também uma obra que evidencia o valor da amizade.

O modo como é contada tocou-me profundamente. Gostei bastante de ler este livro.
Depois de tanto se ter escrito sobre a 2ª guerra Mundial e os seus horrores esta obra destaca-se pelo facto de ter como protagonista uma criança, que embora de “Raça Ariana”acaba por também ela, ser vítima da crueldade dos Homens que, por se considerarem superiores, se achavam no direito de tirar a vida a seres humanos.

Ana Rosário
Letra
Letra

Número de Mensagens: 8
Pontos: 2165

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Alexandre Santana em Dom 29 Nov 2009 - 22:39

Pela capa não diria que é um livro que fala sobre a 2º guerra mundial. Eu diria que era algo que separa os 2 mundos.

Gostei bastante da tua opinião e do facto e de teres referido algumas diferenças entre o livro e o filme.

O que me encantou neste livro, foi o autor ter usado uma criança como a personagem principal! Não é bastante comum isto acontecer!

Já agora uma opinião minha, ninguem tem o direito de tirar uma vida humana, e ninguem tem o direito de achar um "deus", ao contrário desses seres humanos que referiste!

Valeu apena a leitura Wink

Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens: 66
Pontos: 2395

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Iúri | Shaft em Dom 29 Nov 2009 - 23:17

No geral gostei da apresentação, não gostei do facto de teres copiado a biografia directamente da wikipédia e queria deixar uma pequena correcção: parece-me que este livro seja mais um romance e não uma narrativa! Duvido até que a narrativa seja um género literário, porque uma narrativa é uma história contada em prosa. Portanto, tendo em conta todos estes factores, a minha avaliação seria um 15. Smile

Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens: 91
Pontos: 2465

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por JoanaSantos em Seg 30 Nov 2009 - 22:20

Já tinha pesquisado sobre este livro antes...e fiquei fascinada por toda a sua história, principalmente por ser narrada por alguém tão novo, com tanta inocência e que está rodeado por uma realidade tão dura.

Concordo com a avaliação anteriormente dada: 15 valores.

Boas Leituras! Smile

JoanaSantos
Texto
Texto

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 2 Dez 2009 - 19:47

16 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens: 1229
Pontos: 14755

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Inês Cruz em Sex 4 Dez 2009 - 20:36

gostei da apresentação acho que fizeste bem ler o livro depois de ver o filme, acho que é o que vou passar a fazer sempre... caso contrário fico sempre desiludida com o filme

Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens: 38
Pontos: 2298

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por JoanaSantos em Sex 4 Dez 2009 - 22:45

Inês Cruz escreveu:gostei da apresentação acho que fizeste bem ler o livro depois de ver o filme, acho que é o que vou passar a fazer sempre... caso contrário fico sempre desiludida com o filme

Tens razão... já me desiludi com filmes por isso Sad

JoanaSantos
Texto
Texto

Mensagem por JoanaSantos em Sex 4 Dez 2009 - 22:50

Desculpa Ana, acabei por ser injusta ao avaliar a tua apresentação...foi realmente boa, e além disso, sendo este um livro que foi adaptado para o cinema, também fizeste referência ao filme, algo que valorizou bastante a tua apresentação ^^

JoanaSantos
Texto
Texto

Mensagem por Iúri | Shaft em Sab 5 Dez 2009 - 0:46

JoanaSantos escreveu:Desculpa Ana, acabei por ser injusta ao avaliar a tua apresentação...foi realmente boa, e além disso, sendo este um livro que foi adaptado para o cinema, também fizeste referência ao filme, algo que valorizou bastante a tua apresentação ^^
Porque achas injusta a avaliação que deste anteriormente?

Iúri | Shaft
Texto
Texto

Folha de personagem

Mensagem por JoanaSantos em Sex 11 Dez 2009 - 18:16

Disse-o porque de alguma forma acabei por desvalorizar a sua apresentação, já que houve alguém que deu uma avaliação mais alta que a minha. xD Claro que isso só demonstra que diferentes pessoas têm opiniões diferentes, contudo senti necessidade de me desculpar...só isso.

JoanaSantos
Texto
Texto

Mensagem por Iúri | Shaft em Sab 12 Dez 2009 - 11:10

Não te deves desculpar por teres uma opinião diferente. Afinal, o céu é vermelho porque eu quero, porque eu acho que o seja e maldito seja quem tentar provar o contrário! Smile

Iúri | Shaft
Texto
Texto

Folha de personagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: