Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Janice Y. T. Lee, A Professora de Piano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Janice Y. T. Lee, A Professora de Piano

Mensagem por Inês Cruz em Dom 22 Nov 2009 - 10:50

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
A Professora de Piano (The Piano Teacher)

1.2. Autor(a)

Janice Y. K. Lee

1.3. Editora
Livro d’Hoje , Publicações Dom Quixote

1.4. Data da Edição
Setembro de 2009

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Mais uma vez fui levada a escolher um livro pela capa: o estilo anos 50 sempre me fascinou, o título também é sugestivo. Por outro lado, o autor japonês da minha última leitura surpreendeu-me pela positiva, e penso que também Janice Y. K. Lee, escritora coreana, possa surtir o mesmo efeito.
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3427

Folha de personagem
Guardião secular:

Re: Janice Y. T. Lee, A Professora de Piano

Mensagem por Inês Cruz em Dom 22 Nov 2009 - 12:24

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Nascida em Hong Kong, de descendência coreana, Janice Lee viveu na sua terra natal até aos quinze anos, quando se mudou para New Hampshire.

Estudou em Harvard, onde conheceu o seu marido no primeiro dia de escola, e mais tarde trabalhou como assistente na editora nas revistas Elle e Mirabella em Nova Iorque, antes de se afastar para escrever a tempo inteiro.

Depois de escrever A Professora de Piano e de ter dois filhos mudou-se para Hong Kong, onde vive actualmente com a família.

FONTES: [http://www.janiceyklee.com/bio.html]; [o próprio livro]

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)
x
A Professora de Piano (2009)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário
Romance

4.2. Assunto (breve síntese)
“A Professora de Piano” transporta-nos até vários espaços na China, de onde se destaca a cidade de Hong Kong, entre os anos de 1941 e 1952, período profundamente marcado pela II Guerra Mundial.
Cruzam-se as vidas de Will Truesdale, um inglês recém-chegado a Hong Kong, e Trudy Liang, uma abastada e elegante mestiça de ascendência luso-chinesa. Mas o seu amor é ameaçado pela invasão dos japoneses, com consequências terríveis para ambos e para alguns membros da sua frágil comunidade que se irão trair nos dias mais negros da guerra.
Dez anos mais tarde, Claire Pendleton
, uma inglesa recém-chegada à colónia, é contratada pela abastada família Chen (primos de Trudy) como professora de piano da filha. Claire é então seduzida pela animada vida social da colónia, e em breve tem um romance e descobre que o comportamento enigmático do amante Will, que trabalhava como motorista dos Chen, esconde um passado devastador.
A autora alterna entre o tempo real e o passado de Will, tornando a narrativa cada vez mais intensa. As questões que subsistem na mente de Claire relacionam-se com a misteriosa pessoa de Trudy Liang, o que lhe aconteceu, e o que prende Will aos Chen.

4.3. Citações favoritas
“(…) diz ela com impaciência, como se ele não a estivesse a perceber. – Só queria dizer que boa parte da população não se importa com o que acontece aos Britânicos. Mas, ao mesmo tempo, também se está nas tintas para os Japoneses. As pessoas só querem viver a sua vida descansadas, ganhar algum dinheiro, fazer um pouco de amor, morrer com alguma comida no estômago. Mais nada. (…) Will percebe quão astuta ela é. E prática.”
* Esta é a passagem que mais dá a entender a personalidade forte de Trudy e a sua capacidade de sobrevivência em tempos de guerra.

“O que está a perturbá-lo é a sua própria falta de vontade de se comprometer e a sua causa – a sensação de que não consegue libertar-se: que chama à sua relutância integridade, mas talvez ela seja simplesmente cobardia.”
* Basicamente, é a razão das assombrações do passado de Will Truesdale.

4.4. Opinião sobre o livro
Não desgostei do livro, mas também não me cativou o suficiente para sugerir a sua leitura. A história desenrolou-se duma forma enfadonha e previsível e seu desfecho não teve impacto suficiente, a meu ver (já que para mim, a qualidade de um livro é tanta quanto a qualidade do seu desenlace). No entanto, simpatizei com a realidade histórica e com a riqueza com que a autora descreve os tempos de guerra e a colónia, assunto que eu tanto gosto.

Última edição por Inês Cruz em Ter 24 Nov 2009 - 13:33, editado 1 vez(es)
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Alexandre Santana em Dom 22 Nov 2009 - 13:56

xii marmanja, leste em 3horas! Very Happy bateste o recorde da minha irmâ Very Happy:D (joana)

A capa do livro por acaso também me agradou =O
Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 66
Pontos : 3524

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Inês Cruz em Dom 22 Nov 2009 - 14:23

Alexandre Santana escreveu:xii marmanja, leste em 3horas! Very Happy bateste o recorde da minha irmâ Very Happy:D (joana)

A capa do livro por acaso também me agradou =O

mwahaha sou ninja ! faz tudo parte do meu plano diabólico para dominar o vertentes! (ou não)

O meu grande mal é só ler os livros por causa da capa =X já vi que fazes o mesmo
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 24 Nov 2009 - 14:13

Estás a tornar-te a leitora relâmpago de Vertentes. No entanto, ainda tenho de fazer uns reparos: é muito importante que a síntese seja pessoal pois é um dos aspectos mais valorizados para o relato destas experiências de leitura. Se consultarmos, por exemplo, http://www.livroseleituras.com/index.php?option=com_content&view=article&id=227:a-professora-de-piano&catid=35:romance-estrangeiro&Itemid=41 verificamos que não é uma síntese muito personalizada. Penso que concordas comigo que a diferença do nosso fórum deve continuar a ser marcada por pontos de vista e opiniões originais e independentes.
Mas não deixa de ser uma apresentação muito bem feita: 15 valores.

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15884

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por JoanaSantos em Seg 30 Nov 2009 - 14:40

Concordo com a avaliação dada pelo professor, pelos mesmos motivos...adorei a apresentação (como sempre tongue).

Gosto especialmente do facto de escolheres sempre livros dos quais nunca ouvi falar (Embarassed) e que têm sempre uma capa que me chama a atenção...e isso desperta sempre o meu interesse...

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3567

Mensagem por Inês Cruz em Sex 4 Dez 2009 - 13:39

Este não foi dos melhores livros que li, secalhar por isso a apresentação também não foi das melhores

JoanaSantos escreveu:
Gosto especialmente do facto de escolheres sempre livros dos quais nunca ouvi falar (Embarassed) e que têm sempre uma capa que me chama a atenção...e isso desperta sempre o meu interesse...

É precisamente pela capa que escolho a maioria dos livros que leio e o facto de serem livros de que nunca ouvi falar motiva-me!
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares