Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Mundo de Sofia - Justein Gaarder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mundo de Sofia - Justein Gaarder

Mensagem por Zizi em Ter 24 Nov 2009 - 14:47




Ficha de leitura


Antes de ler o livro1. Identificação do Livro1.1. Título: ‘ O Mundo de Sofia’1.2. Autor(a): Jostein Gaarder1.3. Editor: Editorial Presença1.4. Data da Edição: não possui essa informação2. Escolha do livro2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

A escolha deste livro foi numa das minhas inumeras idas a livrarias. Deparei-me com este livro, e o que mais me chamou a atençao foi, na capa da ediçao que tenho, estavam representados varios filosofos (kant, decartes, socrates…). Desde ai peguei logo no livro, e li o prefacio e a contra capa. Adquiri o livro e sinceramente, é dos livros que mais gosto e prazer tive a ler.Após a leitura do livro3. Contextualização do Autor3.1. Alguns dados biográficos

Jostein Gaarder, nasceu em Oslo, a 8 de Agosto de 1952 é um escritor filho de um casal de professores e intelectual norueguês. É autor de romances, contos e histórias infantis.

Tendo cursado o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto que a formação secundária realizou na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.

O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da [[história da filosofia], que cujo enredo gira em torno de uma menina que,instruída e amparada por um filósofo, descobre que a sua existência nada mais é que o fruto da imaginação de outrem e, para chegar à esta conclusão, ela passa por todas as etapas da filosofia, desde os pré socráticos até os filófos da atualidade. Com este romance passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, a se dedicar integralmente à produção literária.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

O Pássaro Raro

Viagem a um Mundo Fantástico

O castelo do Principe Sapo

O dia do Curinga

O Mundo de Sofia

Mistério de Nata

Através do Espelho



4. Conteúdo do Livro4.1. Género Literário: Romance4.2. Assunto (breve síntese)

A história começa numa manhã de maio, sofia Amundsen ao voltar da escola, encontra em sua caixa de correio um bilhete anônimo com uma intrigante pergunta: “Quem és tu?”. Ainda mais intrigantes são os postais que ela deve entregar a uma certa Hilde Knag, filha de um major, que completaria 15 anos no mesmo dia que ela. No entanto, Sofia não conhece nenhuma Hilde Knag e nenhum major.
A partir daí, Sofia começa a receber ainda mais bilhetes, com perguntas ainda mais estranhas. E um professor de filosofia apresenta-se por meio de cartas, vídeos, e tudo o mais que possa ajuda-la a conhecer o mundo filosófico. O livro consegue prender o leitor com as explicações e reflexões, porque não apenas conta a história, mas permite vivê-la. O autor usa de todo e qualquer recurso para torna ainda mais claro o que para tantas pessoas é algo tedioso.
A passo que o leitor junto com Sofia conhece o pensamento de Demócrito, visualiza uma entrevista com Platão, viaja até a Idade Média, vive o Renascimento, vão aparecendo cada vez mais coisas da misteriosa Hilde. Sofia encontra bilhetes do major em todos os lugares por onde passa como se ele soubesse cada passo que ela daria. O mistério intensifica-se, até que o presente chega a seu destino. Hilde está na sua cama. Levanta-se e abre o tão esperado presente... “O Mundo de Sofia”. Então o mistério começa a desvendar-se, e como se um novo livro começasse a ser contado chega a um final completamente inesperado. Hilde recebe de presente do seu pai um livro chamado O Mundo de Sofia. Na realidade Sofia era uma personagem. Ao final do livro Sofia foge de dentro do livro passa ao mundo real, embora não seja vista pelas pessoas a volta, e vai a procura de Hilde...

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

"What if you slept? And what if, in your sleep, you dreamed? And what if, in your dream, you went to heaven and there plucked a strange and beautiful flower? And what if, when you awoke, you had the flower in your hand? Ah, what then?"

(como seria se adormecesses? E, como seria, se, no teu sono, tu sonhasses? E, como seria, se no teu sonho, tu vais para o paraiso e la, existe uma estranha e bonita flor? E, como seria, quando acordasses, tivesses a flor na tua mão? Ah… como seria?)4.4. Opinião sobre o livro

É um livro surpreendente e deve interessar a qualquer pessoa que goste de ter conhecimento, seja ela jovem ou idoso, com grandes conhecimentos ou sem nenhum, afinal, “a única coisa que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas...”

Zizi
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Idade : 25
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 23/09/2008
Pontos : 3306

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mundo de Sofia - Justein Gaarder

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 24 Nov 2009 - 15:29

Ana, é necessário referir as fontes webgráficas. Veja-se: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090615122927AAB9JlA

Também peço que atentes no tópico acima: "Apresentações ainda melhores".

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15825

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mundo de Sofia - Justein Gaarder

Mensagem por Goncalo Rosa em Ter 8 Dez 2009 - 8:53

A estrutura do teu post esta um pouco confusa.
Parece-me muito bom o livro que escolhes-te e tambem me dá muito mais prazer ler um livro que nao conte so uma historia mas tambem nos dê conhecimentos de várias coisas como a filosofia neste caso.
Continua

Goncalo Rosa
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Idade : 24
Localização : Setubal
Data de inscrição : 11/11/2009
Pontos : 2902

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mundo de Sofia - Justein Gaarder

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 17 Dez 2009 - 17:32

11 valores.

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15825

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mundo de Sofia - Justein Gaarder

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum