Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Fausto - Goethe

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

??? Fausto - Goethe

Mensagem por GUI em Sab 28 Nov 2009 - 14:32

Ficha de leitura

1. Identificação do livro

1.1. Título

Fausto.

1.2. Autor

Johann Wolfgang von Goethe.

1.3. Editora

Companhia Editora Nacional.

1.4. Data da Edição

2007.

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram a escolha do livro

Por ser um livro de literatura internacional, cujo autor não conhecíamos, percebemos que seria uma nova experiência de leitura.

3.Contextualização do autor

3.1. Alguns dados biográficos

Johann Wolfgang Von Goethe foi um importante romancista, dramaturgo e filósofo alemão. Nasceu na cidade de Frankfurt em 28 de agosto de 1749 e morreu em Weimar, no dia 22 de março de 1832.
Goethe era formado em
Direito e chegou a atuar como advogado por pouco tempo. Como sua paixão era a literatura, resolveu dedicar-se a esta área. Fez parte de dois movimentos literários importantes: romantismo e expressionismo. Apresentou também um grande interesse pela pintura e desenho.
No ano de 1786 foi para a Itália, onde morou por dois anos. Neste período escreveu importantes obras como, por exemplo, Torquato Tasso (drama), Ifigênia em Taúrides (peça de teatro) e as Elegias Romanas.
Porém, sua grande obra foi o poema Fausto, escrito em 1806. Baseada numa lenda, esta obra relata a vida de Dr. Fausto, que vendeu a alma para o diabo em troca de prazeres terrenos, riqueza e poderes ilimitados.
Em 1806 casou-se com Christiane Volpius, que faleceu dez anos depois.
Escreveu também sobre temas científicos. Defendia uma nova explicação para a teoria das cores, em oposição à defendida por Isaac
Newton. Demonstrou também grande interesse por botânica e pela origem das formas de vida (animal e vegetal). Alguns pesquisadores afirmam que seus estudos abriram caminho para o darwinismo e evolucionismo (teoria da Evolução das Espécies).

3.2. Outras obras do autor

- Götz von Berlichingen - 1773
- Prometheus - 1774
- Os Sofrimentos do Jovem Werther - 1774
- Egmont - 1775
- Ifigênia em Taúrides - 1779
- Torquato Tasso - 1780
- Reineke Raposo - 1794
- Xenien (em conjunto com Friedrich Schiller) - 1796
- Fausto - 1806
- Hermann e Dorothea - 1798
- Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister - 1807
- Faust II – 1833

4. Conteúdo do livro

4.1. Gênero Literário

Romance.

4.2. Assunto

Desde os primórdios, existe a disputa entre Deus e o Diabo, entre o bem e o mal, e esta história também trata disso.

Um belo dia, Deus estava satisfeito lá no céu, observando a Terra que havia criado. Três arcanjos o rodeavam e elogiavam a obra divina: a Terra e os seus habitantes. Foi quando Mefisto, um diabo travesso, que não concordava com os elogios dos anjos, aproximou-se e disse, com desprezo, que o mundo era mal-acabado e que seus habitantes eram cheios de imperfeições.

Após isso Deus faz uma aposta com Mefisto. Ele teria o direito de visitar Fausto, um doutor muito esforçado e dedicado, e tentar atraí-lo para o lado do mal.

Com essas palavras, Deus deu as costas, os arcanjos recuaram e as portas do céu se fecharam. Mefisto não perdeu tempo e se pôs a caminho da Terra, para encontrar Fausto e começar a sua sedução.

Ao encontrar Fausto, Mefisto propôs ser seu criado para conduzi-lo pelo mundo mostrando as belezas da vida e em troca caso Fausto fosse para o inferno teria de servi-lo. Fausto, por sua vez aceitou fazer o pacto de sangue sem medo.

Mefisto o levou para vários lugares para ver se ele se sentia a vontade, porém nada o agradava até que o levou à cozinha de uma bruxa com intuito de dar a Fausto uma poção mágica que o rejuvenesceria trinta anos.

Fausto olhou ao redor da cozinha com desconfiança, no entanto bebeu a poção tornando-se assim trinta anos mais jovem.

Depois de sair, a dupla caminhava pela rua conversando. De repente Fausto se deparou com uma linda moça chamada Margarida. Ao ver que ele se interessou por ela, Mefisto deu um jeito de apresentá-lo à moça.

Após conversar muito, Margarida colheu uma flor e começou a arrancar suas pétalas, uma a uma e a dizer seguidamente para Fausto: “Bem-me-quer! Mal-me-quer!”.

Ao retirar a última pétala Margarida gritou de alegria: “Bem-me-quer!”, e então Fausto a abraçou e a beijou com ímpeto.

À noite os dois passearam abraçados. Margarida contou ao Fausto sobre seu irmão Valentim, que era soldado e estava na guerra e também contou que não confiava em seu amigo, pois Mefisto a incomodava. Sem saber, Margarida percebera o verdadeiro caráter diabólico de Mefisto.

Na próxima visita que fizeram à casa de Margarida, encontraram Valentim, irmão dela que havia retornado recentemente. Ele estava bem irritado por ter ouvido dizer que sua irmã estivera com um homem, sem estar casada, o que representava uma grande vergonha para a família. Ao ver Mefisto, Valentim desembainhou a espada e tentou atacá-lo.

Ágil, Mefisto esquivou-se, mas instigou Fausto a entrar na luta dando a ele uma espada. Ao Fausto não restou outra coisa senão se defender do ataque de Valentim. Entretanto, Valentim não teve chance contra uma espada guiada pelo poder do diabo. Em instantes, caiu no chão mortalmente ferido. Fausto e Mefisto fugiram.

Margarida esperava um filho de Fausto, mas, desesperada, não deixou a criança viver. Por isso, foi presa. Quando Fausto soube do ocorrido, culpou Mefisto por tudo que estava acontecendo e o obrigou a ajudá-lo.

Com a ajuda de Mefisto, Fausto conseguiu abrir o portão de ferro do cárcere. Margarida estava lá no chão, acanhada e amedrontada. Foi nesse momento que Fausto disse a ela para que fugisse com eles, mas, quando Margarida viu a imagem de Mefisto com ele, ela recuou.

Fausto tentou convencê-la, porém continuou recuando dizendo que ele se aliou ao diabo. Foi então que Mefisto puxou Fausto para fora dali.

Aflitos, os dois fugiram. Margarida, entretanto, recebeu sua recompensa por ter resistido ao diabo. Deus mandou para Terra um anjo, que a libertou da prisão e a levou para o céu.

Mas este não é o final da história. Fausto ainda seguiu com Mefisto por algum tempo e, graças ao seu grande amor por Margarida, conseguiu libertar-se do diabo. Ela, por sua vez, pedia insistentemente a Deus que libertasse Fausto do domínio do diabo e que, então, também ele pudesse entrar no reino dos céus, onde ela há tempos o esperava.

E assim, um dia Fausto e Margarida enfim se encontraram e ficaram unidos para sempre. E Mefisto acabou sozinho e perdeu sua aposta.

4.3. Citações

p.28:

“Perdi a minha paz, e o coração me pesa.

Já não acho mais, nem acharei jamais.

Sem ele, prefiro morrer, não sei o que fazer.

O mundo fica sem cor na ausência do meu amor.”

Esse trecho mostra uma canção que Margarida cantava, triste e melancólica, quando ficou com saudades de Fausto.

4.4. Opinião sobre o livro

É um livro com uma leitura de fácil compreensão. Esta adaptação é pobre em detalhes, pois parece que a história está incompleta. Entretanto possui uma história interessante que nos faz pensar pelas coisas mais intrigantes da vida como, por exemplo, sobre o céu e inferno.

Integrantes do grupo:
Damião, Erick e Guilherme.

GUI
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 4
Pontos : 3167

Folha de personagem
Guardião secular:

??? Re: Fausto - Goethe

Mensagem por nilse martinez em Seg 7 Dez 2009 - 18:16

Muito bom trabalho, parabéns! A nota é 10 (20).

nilse martinez
Professora

Número de Mensagens : 240
Pontos : 3997

Mensagem por alexandre(hiro) em Dom 27 Dez 2009 - 10:45

Oláaaaaaa...
Primeiramente, gostaria de me desculpar a todos pela minha ausência nesse último bimestre em virtude de emprevistos pessoais que todos estamos sujeitos a sofrer na vida, e me desculpar consequentemente de não ter dado as notas nos respectivos trabalhos escolares!! Queria me desculpar à professora Nilse pela minha ausencia e prometer que isso não repetirá (espero)!!!
Queria parabenizar a todos que se formaram pela Escola Sentaro Takaoka, e desejar muito sucesso na vida, e àqueles que por alguma razão não foram promovidos e até mesmo àqueles que foram, espero ve-los ano que vem em mais um ano no Vertentes...
Me desculpem novamente, e Um ótimo ano novo para todos!!!
Felicidades e até mais...
alexandre(hiro)
"Best Seller"

Número de Mensagens : 496
Pontos : 5520

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: