Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Mensagem por Gabi em Sab 28 Nov 2009 - 15:41

Antes de ler o livro



Identificação do livro

Titulo: Triste fim de Policarpo Quaresma

Autor: Lima Barreto

Editora: L&PM

Data da Edição: 1915

Escolha do Livro

Motivos que levaram à escolha do livro.

Os motivos que nos levou a escolher este livro foi, uma recomendação de uma amiga que disse a nós que era um livro ótimo.



Após a leitura do livro



Contextualização do autor

Alguns dados biográficos : Lima Barreto- Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 13 de maio de 1881, oito anos antes da abolição da escravatura. Mestiço e de origem humilde, filho de um tipógrafo e de uma professora primária, que morreu quando ele tinha seis anos, Lima Barreto estudou em várias escolas e chegou a ingressar na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, de onde saiu, por causa da loucura do pai, para ajudar a sustentar a família. Dedicou-se ao jornalismo, trabalhando em vários jornais e revistas, e começou a publicar suas obras. Como o pai, passou a beber muito, foi internado em sanatórios e acabou sendo considerado inválido para o serviço público, em 1918. Lima Barreto morreu em 1922, por problemas no coração.

Outras obras do autor: Recordações do escrivão Isaías Caminha, Numa e a ninfa, Clara dos Anjos. Contos: Histórias e sonhos, Outras histórias e sonhos angelinos.

Conteúdo do livro

Gênero literário: Ficção brasileira-Romances.

Assunto(breve síntese): Policarpo Quaresma, conhecido por outros como major Quaresma, vive em uma casa isolado com sua irmã Adelaide e tinha os mesmos

hábitos a 30 anos.
Quaresma possui um fanatismo patriótico que se reflete nos autores nacionais, onde possui uma grande biblioteca. Para ele, tudo o que é nacional é superior. Por esse grande patriotismo
decide
começar a ter aulas de violão, instrumento marginalizado na época, então decide ter aulas com o Prof. Ricardo Coração dos Outros. Em uma festa para seu amigo general Albernaz, busca modinhas de folclores e assim descobre que uma das canções tradicionais vinha do estrangeiro. E assim decide estudar algo nacional: os costumes tupinambás,
Após alguns duas o compadre Vicente Ceoni e a afilhada Olga decidem visitar o major e são recebidos por choros e descabelamentos, no caso era o comprimentos tupinambá.
Ainda com seu patriotismo exercido decide mandar uma carta ao congresso Nacional, para que substituíssem o português pelo tupi-guarani. Uma carta por engano foi enviado ao ministério de guerra e assim é aposentado por invalidez depois de passar alguns meses no hospício.
Após recuperar-se, Quaresma compra um sitio no interior do Rio de Janeiro, que esta decidido trabalhar na terra, com sua irmã Adelaide e Anastácio. E assim decide tirar o sustento da terra. Adquire livros e instrumentos de agricultura. Após alguns dias recebe a visita de Ricardo Coração dos Outros e afilhada Olga, que não vê tanto progresso no campo assim major nota tanto desanimo naquela gente simples.
E assim decide alistar-se na frente de combate em defesa do marechal Floriano, acaba tornando-se comandante de um destacamento, onde estuda artilharia,balística e mecânica.
Policarpo fica sabendo que o marechal havia lido seu “projeto agrícola” para a nação.
Após meses de revolta, a Armada ainda existe e Quaresma continua lutando e acaba ferido.
Enquanto Adelaide ainda sozinha, vê o sitio com sinais de completo abandono.
Ao fim da revolta que durou 7 meses, Quaresma é designado carcereiro da Ilha das Enxadas, prisão de marinheiros. Um dia o governo o visita escoltando 12 prisioneiros para serem levados ao fuzilamento, indignado escreve a Floriano, denunciando o governador, mas é interpretado como traidor e levado para a ilha dos Cobras e Quaresma condenado a morte.


Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“ Ele era um brasileiro por inteiro. O que fazia esse homem vibrar de paixão não era o café de São Paulo, não eram o ouro e os diamantes de Minas, não era a beleza da baía de Guanabara, não era a altura da cachoeira de Paulo Afonso, não era o talento de Gonçalves Dias. Era tudo isso reunido debaixo da bandeira estrelada pelo Cruzeiro do Sul. Policarpo não tinha regionalismos, tanto que ninguém era capaz de dizer em que lugar do Brasil ele tinha nascido.”

Essa é a citação favorita, por que Policarpo Quaresma exalta sua nacionalidade, valoriza seu país. O que todos nós devíamos fazer.

Opinião sobre o livro

O livro tem uma linguagem simples, ao longo do texto algumas notas históricas e culturais tipicamente brasileiras. O vocabulário fácil de entender e que oferece uma narrativa fluente, de qualidade, uma visão fácil de compreender e de adaptar no decorrer da história. O personagem Quaresma é um nacionalista exaltado que valoriza os produtos nacionais e a cultura tipicamente brasileira.










Gabi
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 4
Idade : 24
Localização : Brasil
Data de inscrição : 14/03/2009
Pontos : 3099

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Mensagem por nilse martinez em Seg 7 Dez 2009 - 18:03

Bom trabalho! A nota de vocês é 7,5 (15)

nilse martinez
Professora

Número de Mensagens : 240
Idade : 60
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/05/2007
Pontos : 3938

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Mensagem por alexandre(hiro) em Dom 27 Dez 2009 - 10:54

Oláaaaaaa...
Primeiramente, gostaria de me desculpar a todos pela minha ausência nesse último bimestre em virtude de emprevistos pessoais que todos estamos sujeitos a sofrer na vida, e me desculpar consequentemente de não ter dado as notas nos respectivos trabalhos escolares!! Queria me desculpar à professora Nilse pela minha ausencia e prometer que isso não repetirá (espero)!!!
Queria parabenizar a todos que se formaram pela Escola Sentaro Takaoka, e desejar muito sucesso na vida, e àqueles que por alguma razão não foram promovidos e até mesmo àqueles que foram, espero ve-los ano que vem em mais um ano no Vertentes...
Me desculpem novamente, e Um ótimo ano novo para todos!!!
Felicidades e até mais...
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5461

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum