Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Haruki Murakami, Sputnik Meu Amor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Boa Haruki Murakami, Sputnik Meu Amor

Mensagem por Inês Cruz em Qua 2 Dez 2009 - 15:06

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
Sputnik, meu amor

1.2. Autor(a)
Haruki Murakami

1.3. Editora
Casa das letras

1.4. Data da Edição
1ª edição - Fevereiro de 2005
7ª edição - Fevereiro de 2009

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Pela primeira vez, decidi ler um livro não pela sua capa, mas sim pelo seu autor. Há pouco mais de um mês li um livro de Haruki Murakami que me deixou francamente surpreendida pela positiva, e já que Sputnik, meu amor recebeu óptimas críticas, será este a minha próxima leitura
tenho as expectativas bastante elevadas.

Última edição por Inês Cruz em Qui 17 Dez 2009 - 12:26, editado 1 vez(es)
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3272

Folha de personagem
Guardião secular:

Boa Re: Haruki Murakami, Sputnik Meu Amor

Mensagem por Alexandre Santana em Qua 2 Dez 2009 - 17:05

A capa também é bonita!! =>
Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 66
Pontos : 3369

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 3 Dez 2009 - 14:34

Os livros de Murakami estão agora à venda nas grandes superfícies comerciais, pelo que é fácil encontrá-los. Está a tornar-se num dos meus escritores preferidos também. Estou a acabar de ler a "Crónica do pássaro de corda" dele e continuo muito entusiasmado com a imaginação e originalidade, o exotismo dos ambientes e a elegância com que escreve. Acho que vou ler todos!

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15729

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Mauro silva em Sex 4 Dez 2009 - 9:33

Pois desconheço o autor,a minha lista de autores conhecidos ainda e muito pequena, mas vou lá com o tempo xD

Mauro silva
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Pontos : 2811

Mensagem por Inês Cruz em Sex 4 Dez 2009 - 13:35

Filipe Azevedo escreveu: Estou a acabar de ler a "Crónica do pássaro de corda" dele e continuo muito entusiasmado com a imaginação e originalidade, o exotismo dos ambientes e a elegância com que escreve. Acho que vou ler todos!

já li muito boas críticas sobre esse, inclusive penso que ganhou um prémio de literatura é mais uma para a lista ! Acho que também vou ler todos

Mauro Silva escreveu:Pois desconheço o autor,a minha lista de autores conhecidos ainda e muito pequena, mas vou lá com o tempo xD

este aconselho-te a conhecer também tenho a lista pequena, principalmente escritores portugueses
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por JoanaSantos em Sex 4 Dez 2009 - 15:55

Estou super curiosa em relação à tua apresentação, pois gosto sempre das tuas escolhas ^^

Boa Leitura!

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3412

Mensagem por Iúri | Shaft em Sex 4 Dez 2009 - 17:45

Se continuares neste ritmo a que devoras os livros do Murakami qualquer dizer escreves tu um livro chamado, Murakami Meu Amor. (Não resisti a fazer mais uma "piada" seca)
Boa leitura.
Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens : 91
Pontos : 3439

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por Inês Cruz em Sab 5 Dez 2009 - 8:03

Sempre com as quase-piadas secas mas olha que... não é má ideia
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Inês Cruz em Qui 17 Dez 2009 - 12:55

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Haruki Murakami, a quem a Casa das Letras editou em Portugal Kafka à Beira-Mar e Sputnik, Meu Amor, é um dos
escritores japoneses actuais mais badalados em todo o mundo sendo, simultaneamente, aplaudido pela crítica, que o considera um dos «grandes romancistas vivos» e a «mais peculiar e sedutora voz da moderna ficção».

Nasceu em Quioto, em 1949. Cresceu em Kobe, cidade portuária que lhe rendeu uma visão de mundo mundano, um dos pilares de sua obra. Os seus dias de universidade foram caóticos e intensos, incluindo uma participação activa nos protestos contra a guerra do Vietname.

Estudou teatro grego antes de gerir um bar de jazz em Tóquio, durante sete anos. Recebeu o Prémio Noma, destinado a novos escritores, por A Wild Sheep Chase. Murakami é ainda autor, entre outros, de Hard-boiled Wonderland and the End of the World (distinguido com o prestigiado Prémio Tanizaki) e, mais recentemente, de Blind Willow, Sleeping Woman, a sua terceira colectânea de contos, distinguida com o Frank O'Connor International Short Story Award.

Em 1996, Murakami recebeu o Prêmio Literário Yomiuri, prémio já concedido a importantes nomes da literatura japonesa, como Kenzaburo Oe, Kobo Abe e Yukio Mishima.

Após morar alguns anos na Europa e nos Estados Unidos, Murakami voltou ao Japão e actualmente vive nas proximidades de Tóquio.

FONTES: http://www.murakami.ch/hm/biography/main.html; http://www.wook.pt/authors/detail/id/28642

3.2. Outras Obras do Autor
Algumas obras traduzidas em português (Portugal) e editadas pela CasadasLetras:

* Em Busca do Carneiro Selvagem (Hitsuji o meguru bōken, 1982)
* Norwegian Wood (Noruwei no mori, 1987)
* Dança, Dança, Dança (Dansu dansu dansu, 1988)
* Underground - o Atentado de Tóquio e a mentalidade japonesa (Andāguraundo, 1998)
* Sputnik Meu Amor (Spūtoniku no koibito, 1999)
* Kafka à Beira-mar (Umibe no Kafuka, 2002)
* Crônica do Pássaro de Corda (Nejimaki-dori kuronikuru, 2006)
* After Dark - Os Passageiros da Noite
* A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol (2009)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário
Romance

4.2. Assunto (breve síntese)

O narrador, um principiante professor primário, está silenciosamente apaixonado Sumire (que significa Violeta em japonês), uma rebelde que conheceu na universidade e que aspira ser uma romancista marcante do século XX. Isto é, até Sumire conhecer Miu num casamento, uma mulher de meia-idade, fascinante e misteriosa, por quem se apaixona loucamente. Acaba por se transformar na sua secretária. As duas viajam juntas para uma pequena ilha da Grécia, onde Sumire confessa o seu amor.
Pouco tempo depois, desaparece sem deixar rasto, deixando tudo para trás, e o seu paradeiro permanece mistério até ao final do livro.

4.3. Citações favoritas

* "A percepção não passa da soma dos nossos mal-entendidos".
(- Provavelmente esta foi das frases que mais me marcou, dito por Sumire num dos seus textos.)

* "Na primavera dos seus vinte e dois anos, Sumire apaixonou-se pela primeira vez na vida. Foi um amor intenso como um tornado abatendo-se sobre uma vasta planície -, capaz de arrasar tudo à sua passagem, atirando com todas as coisas ao ar no seu turbilhão, fazendo-as em pequenos pedaços, esmagando-as por completo. Com uma violência que nem por um momento dava sinal de abrandar, o tornado soprou através dos oceanos, arrasando sem misericórdia o templo de Angkor Vat, reduzindo a cinzas a selva indiana, tigres e tudo, para depois em pleno deserto pérsico, dar lugar a uma tempestade capaz de sepultar sobre um mar de areia toda uma exótica cidade fortificada. Em suma, um amor de proporções verdadeiramente monumentais. A pessoa por quem Sumire se apaixonou, além de ser casada, tinha mais dezasseis anos do que ela. E, devo acrescentar, era uma mulher. Foi a partir daqui que tudo começou, e foi a partir daqui que (quase) tudo acabou."
(- Um exemplo claro da frescura e peculiaridade do autor, e também, quem sabe, uma boa sinopse ao romance.)

4.4. Opinião sobre o livro

"Sputnik, meu amor" é o segundo livro que leio de Haruki Murakami (o primeiro foi "Kafka à Beira-Mar"). Mais uma vez, o autor presenteou-me com a sua prosa simples, singular e viciante, que me transportou até ao universo paralelo onde toda a acção se desenrola. A solidão é um elemento sempre presente, e a história encontra-se frequentemente pontuada por metáforas, que a mim, em particular, me agradam bastante. Cria em mim uma sensação de aproximação e afastamento que não me acontece com mais nenhum autor.

Spoiler:
Sputnik (companheiro de viagem, em russo), para quem não sabe, foi o primeiro satélite artificial lançado pela União Soviética. Mas isso nada se relaciona com a história.

O final do livro é ainda mais confuso do que o Kafka à beira-mar, no entanto, também é dos que mais gostei.
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por JoanaSantos em Qui 17 Dez 2009 - 13:06

É caso para dizer que a Sumire e Miu foram sputnikas uma da outra...na viagem em que fizeram. (sim, evitava ter dito isto xD)

Quanto à apresentação não há nada que tenha a apontar de negativo. Na minha opinião penso que mereces 18 :]

JoanaSantos
Texto
Texto

Mensagem por Inês Cruz em Qui 17 Dez 2009 - 13:16

JoanaSantos escreveu:É caso para dizer que a Sumire e Miu foram sputnikas uma da outra...na viagem em que fizeram. (sim, evitava ter dito isto xD)

Quanto à apresentação não há nada que tenha a apontar de negativo. Na minha opinião penso que mereces 18 :]

haha xD mais piadas bonitas Obrigada borracho Joana, pela nota. Acho que vou ter que continuar a ler Murakami para tirar mais notas fishes
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Iúri | Shaft em Qui 17 Dez 2009 - 14:29

Olha a Joana a tentar roubar-me o papel de piadolas! Mau. Excelente apresentação (como já é recorrente) e excelente resumo do livro. Confesso que tava tentado a dar 20, mas fico receoso pelo facto de nunca ter visto um 20 por aqui. Portanto, fico-me pelo 19.
Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens : 91
Pontos : 3439

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 17 Dez 2009 - 16:19

Tens razão Iúri. Não é que não esteja quase divino, mas fiquemos pelos mortais. 19 valores.

Professor

Folha de personagem

Mensagem por JoanaSantos em Sex 18 Dez 2009 - 7:55

Bolas! Estou a tornar-me na má da fita... Embarassed
Mas acho que já aprendi, é sempre mais um valor em relação à nota que penso dar xD

JoanaSantos
Texto
Texto

Mensagem por Filipe Azevedo em Sex 18 Dez 2009 - 9:13

JoanaSantos escreveu:Bolas! Estou a tornar-me na má da fita... Embarassed
Mas acho que já aprendi, é sempre mais um valor em relação à nota que penso dar xD

Isso só se for para ser eu o mau da fita.

Professor

Folha de personagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: