Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Anjos e Demónios - Dan Brown

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Anjos e Demónios - Dan Brown

Mensagem por Alexandre Santana em Sex 4 Dez 2009 - 14:52

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
Anjos e demónios

1.2. Autor(a)
Dan Brown

1.3. Editora
Editora Random House
Editora Bertrand
Editora Sextante

1.4. Data da Edição
2005

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Bem, inicialmente eu tinha pensado em ler a Saga de Stephenie Meyer, mas, como não sou muito dado aos românces, e estou sem vontade de andar a mendigar o livro, decidi re-pensar 2 vezes se ainda vou ler a continuação ou não. Este livro basicamente estava "perdido" na casa do meu pai, em que eu olhei para a estante do antigo quarto do meu irmão, e pensei "deixa cá ver que livros é que o meu irmão tem". Primeiramente o livro, deste mesmo autor, que eu reparei foi o livro que se chama "Conspiração", e foi o que tive para trazer, felizmente notei que também estava lá este livro, Anjos e Demónios, e, como este foi lançado antes, decidir trazer e lê-lo! Já li os 2 primeiros capítulos, para ver se era interessante, e já me cativou a ler o resto! Tenho expectativas bastantes altas, e se não gostar do livro, vou arrepender-me de ter olhado para aquela estante! Smile

Bem, eu queria ter começado a ler o "Código Da Vinci", mas, como no antigo quarto do meu irmão não estava lá esse livro, vou mesmo ter de começar por este!

E outra razão, foi que o Saiago já o leu, e diz que gostou! E ele não costuma de gostar de qualquer coisa!
Suspect

Última edição por Alexandre Santana em Sex 18 Dez 2009 - 15:40, editado 2 vez(es)
Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 66
Pontos : 3429

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Re: Anjos e Demónios - Dan Brown

Mensagem por JoanaSantos em Sex 4 Dez 2009 - 15:37

A minha mão tem o Código Da Vinci...foi a partir desse livro que conheci o autor...
Em relação a esse livro vi a adaptação para cinema ^^

Espero que gostes do livro e que seja uma óptima leitura :')

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3472

Mensagem por Iúri | Shaft em Sex 4 Dez 2009 - 17:47

Este livro é brutal, vais gostar muito. Boa leitura! Wink
Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens : 91
Pontos : 3499

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por Alexandre Santana em Qua 16 Dez 2009 - 10:49

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Dan Brown é um escritor norte-americano, nasceu em 1965, na cidade de New Hampshire, nos Estados Unidos da América. Seu primeiro livro a ser publicado foi a “Fortaleza”, lançado em 1998, embora não tenho sido o livro que lhe deu mais sucesso. Em Março de 2003, Dan Brown lançou o seu livro chamado “Código Da Vinci” que foi o livro dele que teve mais sucesso até hoje!

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

* Fortaleza Digital (1998)
* Anjos e Demônios (2000)
* Conspiração (2001)
* O Código Da Vinci (2003)
* O Símbolo perdido (2009)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance Policial

4.2. Assunto (breve síntese)
Este livro conta-nos a história de Robert Langdon, que é urgentemente chamado para identificar o símbolo que ficara marcado no peito de Leonardo Vetra, um brilhante que cientista que fora assassinado. Após ver o símbolo que ficara marcado em Vetra, Robert Langdon conclui que a marca é de uma antiga irmandade, os illuminati* que supostamente fora extinta há séculos. Eram também inimigos da Igreja Católica. A partir daí, os illuminati, decidem começar a sua vingança contra a Igreja Católica, na cidade do Vaticano! Robert Langdon e e a filha de Leonardo Vetra, Vittoria Vetra decidem ir para Roma para impedir os illumanati de destruir a cidade do Vaticano, desesperados para encontrar a antimateria. A partir daí são só enigmas, bastante interessantes!

(Se invertermos a imagem, obteremos Illuminati na mesma! Razz)
*Illuminati, são um grupo de sobreviventes que fugiram de Roma por toda a Europa em busca de poder, com objectivo de destruir o seu maior inimigo, a Igreja Católica

Personagens:
Robert Langdon, é um professor de simbologia de Harvard, que fora chamado para identificar a marca que fora deixada no peito de Leonardo Vetra.

Maximilian Kohler, director do CERN, que contacta Robert Langdon para ajudar no mistério.

Vittoria Vetra, Filha de Leonardo Vetra, que ajuda Robert Langdon no mistério dos Illuminati.

Spoiler:
Enquanto resolvem o mistério, Robert e Vittoria acabam por se tornar grandes amigos!
Cool

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
=> O povo de Deus, pensou. Dois mil anos à espera de um Messias, e continuam persistentes como o raio que os parta”.

- Quando o director da CERN tenta entrar em contacto com Robert Langdon, logo no inicio da história.

=>Estou a sonhar, pensou. Vou acordar de um momento para outro.

- Quando Langdon sai do avião, o tal que voa a mach 15

=> “A irmã Francisca diz que as gotas de chuva são lágrimas dos anjos que caem do céu para lavar os nossos pecados”

- Quando Vittoria Vetra relembra a sua infância no orfanato.

=> “(…) As leis da física são a tela em que Deus pinta a sua obra-prima”

- Quando Leonardo Vetra fala com Vittoria acerca de estudar para a Suiça.

4.4. Opinião sobre o livro
O livro começa por parecer meio chato, que só fala de Religião e Física, mas após Vetra e Langdon começarem a desvendar o mistério, começa a haver muitos enigmas em que nós “pensamos com o livro”. Tentamos resolver nós o mistério.

“Anjos e Demónios” levanta algumas questões sobre a religião nos dias de hoje, que cada vez mais a religião está sendo substituída pela ciência.
E quem ler este livro, irá aprender muito sobre física, aprendi bastante com este livro, coisas que desconhecia!

Após ler este livro, pude concluir que este escritor tem muitos conhecimentos acerca da religião e da fisíca moderna, e sabe muito bem o que escreve! É realmente um escritor muito bom!

Spoiler:
Quando roubaram o olho a Leonardo Vetra eu pensei “mas para que querem o olho?” Mais à frente foi revelado que o olho era para entrar na câmara secreta do cientista!

Desejo uma boa leitura a quem ainda não o leu!
9.5/10

Última edição por Alexandre Santana em Qua 16 Dez 2009 - 11:30, editado 4 vez(es)
Alexandre Santana
Conto
Conto

Folha de personagem

Mensagem por Alexandre Santana em Qua 16 Dez 2009 - 11:03

Aproveito para dizer, que não vi o filme. Então é escusado dizer "Poderias ter feito uma comparação entre o filme e o livro". Nem sequer faço contas de ver o filme!

Boas leituras! Razz
Alexandre Santana
Conto
Conto

Folha de personagem

Mensagem por Iúri | Shaft em Qua 16 Dez 2009 - 13:04

Pareceu-me haver uma pequena incoerência entre o que dizes numa parte do que dizes quando começaste a ler o livro e a tua opinião sobre o livro. Inicialmente dizes que leste os dois primeiros capítulos e achaste bastante interessante e na opinião já dizes que o livro começou por ser chato. Mas também foi o único defeito que achei. Achei uma excelente apresentação e gostei especialmente do pormenor sobre os Illuminati. Foi pena não teres feito a comparação com o filme, que por si também é bastante bom. Sendo assim, acho que um 17 se adequa à apresentação.
Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens : 91
Pontos : 3499

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por Alexandre Santana em Qui 17 Dez 2009 - 15:40

Como estava aborrecido sem fazer nada, lembrei-me de ir ver o trailer do filme "Anjos e Demônios". Não tinha vontade de ver o filme nem estava a pensar em ir ver, no entanto gostei do trailer e decidir ver o filme!"

Não sei se o stor vai contar isto na avaliação, no entanto quero deixar aqui a minha opinião do filme.

Comparação entre filme e o livro:

Sinceramente, gostei muito mais do filme do que do livro. O livro tem algumas coisas que o descatacam bastante, nomeadamente, o facto de este ser muito, mas muito mais educativo que o filme. Pareceu-me a mim que o livro, tem como objectivo tanto entrenter, como ensinar, já o filme apenas pareceu-me que era para entreter apenas!

Direi algumas diferenças escondido, que foi das que mais destaquei, para não revelar nada, a quem queira ler "Anjos e Demônios".

Spoiler:
* No filme, Robert Langdon é abordado por um oficial de policia do vaticano enquanto está a praticar natação, já no livro, Langdon é contactado por telefone e por Fax pelo director da CERN!

* Outra diferença que notei, foi que, no filme, a pesquisa sobre a antimatéria é feita por Silvano, Vetra e uma equipa de ciêntistas, já no livro, é feita apenas por Leonardo Vetra e a sua filha, Vittoria Vetra, em que os 2 guardam segredo até sentirem-se em condições de revelar para fora.
Alexandre Santana
Conto
Conto

Folha de personagem

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 17 Dez 2009 - 16:11

17 valores.

Professor

Número de Mensagens : 1229