Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Fortaleza Digital - Dan Brown

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Boa Fortaleza Digital - Dan Brown

Mensagem por Alexandre Santana em Qua 16 Dez 2009 - 11:21

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
Fortaleza Digital

1.2. Autor(a)
Dan Brown

1.3. Editora
St. Martin's Press
Editora Bertrand
Editora Sextante

1.4. Data da Edição
Março de 2006

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Na verdade, o que eu queria mesmo ler era "O Código Da Vinci", infelizmente não tenho o livro em minha posse Twisted Evil sendo assim vou dedicar-me à pesca! Laughing (Brincadeira).

Sendo um escritor que eu começo a gostar bastante, decidi ler outro livro dele, como a fortaleza "tenho o livro mesmo à mão" para o ler, enfim, vou proceder à sua leitura!

Também tenho a "Conspiração" para ler, mas já vi más criticas acerca do livro, que até tenho medo de o ler!

Espero não ficar desiludido porque estou a gostar deste escritor!

________

Última edição por Alexandre Santana em Dom 27 Dez 2009 - 18:27, editado 1 vez(es)
Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 66
Pontos : 3547

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Boa Re: Fortaleza Digital - Dan Brown

Mensagem por Inês Cruz em Sab 19 Dez 2009 - 18:09

Adorei o motivo de leitura xD boa pesca, então.
De Dan Down ainda só li o Código Da Vinci, e devo dizer que gostei bastante. Pode ser que me motives a ler mais livros dele
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3450

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Alexandre Santana em Ter 22 Dez 2009 - 9:50

Inês Cruz escreveu:Adorei o motivo de leitura xD boa pesca, então.
De Dan Down ainda só li o Código Da Vinci, e devo dizer que gostei bastante. Pode ser que me motives a ler mais livros dele

Gosto mesmo bue de ti Inês! >_> Embarassed
Alexandre Santana
Conto
Conto

Folha de personagem

Mensagem por Alexandre Santana em Ter 22 Dez 2009 - 9:50

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Dan Brown é um escritor Norte-Americano nascido a 22 de junho de 1964. O seu maior sucesso foi “O Código Da Vinci”(2003) com cerca de 502.672 vendas em Portugal. Seu primeiro livro a ser publicado foi a “Fortaleza Digital”, em 1998, com 127.852 vendas.
Dan Brown lançou o seu mais recente livro, “Símbolo Perdido”, que promete ser também outro excelente livro!

Dan Brown, assim como o escritor brasileiro Paulo Coelho, inspira-se em Jean Pierre Santiago, considerado um alquimista moderno.

Em 1993, Dan Brown regressou a New Hampshire para ser professor de Inglês. 2 anos depois, os serviços norte-americanos foram à sua escola para trazer um aluno que escrevera na internet que era capaz de matar o presidente Bill Clinton, este aluno foi considerado uma ameaça nacional. Assim, Dan Brown ficou tão interessado que começou a fazer pesquisas sobre a Agência Nacional de Segurança, (A NSA) e desta forma “nasceu” o seu primeiro livro, a “Fortaleza Digital”

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

* Fortaleza Digital (1998)
* Anjos e Demônios (2000)
* Conspiração (2001)
* O Código Da Vinci (2003)
* O Símbolo perdido (2009)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance Policial

4.2. Assunto (breve síntese)
Tudo começa por um Ex-Funcionário da NSA (Agencia de Segurança Nacional), Ensei Tankado, que cria um algoritmo indecifrável, que nem mesmo a TRANSLTR, um descriptador ultra-secreto da NSA, consegue decifrar. É então que Susan Fletcher e David Becker são chamados para ajudarem Strathmore neste mistério. Ensei Tankado ameaça publicar a chave do algoritmo, a que ele dá o nome de “Fortaleza Digital”, caso ele morra.
Ensei Tankado é encontrado morto em Espanha, supostamente por um ataque cardíaco. Tenta então captar a atenção de todos em seu redor para passar a chave do algoritmo para alguém! Conta também com North Dakota para caso ele seja morto, para publicar a chave do “Fortaleza Digital” comprometendo assim a segurança universal.

Personagens:
Susan Fletcher, criptóloga da NSA e noiva de Becker, ajuda no mistério da Fortaleza Digital.

David Becker, professor universitário de Literatura, também ajuda no mistério, mas este é mandado para Espanha para recuperar a cópia do algoritmo.

Trevor Strathmore, vice-Director da NSA, descobre a existência do Fortaleza Digital.

Ensei Tankado, ex-Funcionário da NSA, promete vingança aos Estados Unidos.

Greg Hale, criptógrafo da NSA, foi contratado após descobrir a falha do Skipjack.

Cool

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
=> “(…) Tudo é possível. O impossível só demora um pouco mais de tempo.”

- Os tempos em que Susan relembra a altura um pouco antes em que a TRANSLTR foi construída.

=> “Espiar dados era, sob vários aspectos, muito parecido com praticar sexo indiscriminado: com protecção ou sem ela, mais cedo ou mais tarde, acabava por se apanhar qualquer coisa”

- Quando Chartrukian, um funcionário da segurança da Seg-Sis, nota que algo de errado se passa com a TRANSLTR, e alerta para a possível existência de um vírus.

=> (Não é bem uma citação, é mais um diálogo)

“- Quis custodiet ipsos custiodes?
Susan fez um ar intrigado.
- É latim – explicou Hale. – Das Sátiras de Juvenal. Significa: «Quem guardará os guardas?»
- Isso mesmo. Se nós somos os guardas da sociedade, quem nos vigia a nós para garantir que não somos perigosos?”

- Quando Hale fala com Susan acerca de como a NSA trabalha, e explica que esta era a frase favorita de Tankando, e era com esta mesma frase que acabava todas as cartas que lhe escrevera.

=> “(…) Entrentanto, sai-me daqui para fora. É sábado à noite. Vai dar uma queca ou coisa assim.”
Ela suspirou.
- Eu bem tento, Jabba. Podes crer, bem tento.”

- Quando Midge telefone para Jabba a pedir conselhos acerca da TRANSLTR.

=> “ –‘tás sentando no meu lugar, ó cara de cu!”

- Quando um punk aborda Becker num sítio que ele desconhece, ao que parece, a comemorar o aniversário de Judas Taboo.

4.4. Opinião sobre o livro
Mais uma vez, Dan Brown voltou a mostrar que é uma pessoa bastante culta e com bons conhecimentos, neste caso, a níveis informáticos.

Este livro levanta também a questão da privacidade das pessoas, que é várias vezes referida, nomeadamente pela primeira vez por “Greg Hale”. Levanta também a questão da Liberdade, em que Greg Hale pergunta para Susan Fletcher “Quem guardará os guardas?”, ou seja, quem guardará a NSA, já que estes têm poderes enormes e não podem ser controlados (podendo abusar destes mesmos poderes).

Gostei deste livro, mas admito que gostei muito mais do livro “Anjos e demónios”, mas também é um livro excelente para ler!
Dan Brown consegue prender os seus leitores até ao fim, não por este se limitar a “escrever uma história” mas por escrever sobre coisas que estão relacionadas com a realidade.

Spoiler:
* Greg Hale afirma que a NSA não fica em escuta com todos os telemóveis por a NSA não ter empregados suficientes, e afirma que brevemente irá abandonar a NSA! Susan acredita que ninguém se importaria de abdicar de um pouco da sua privacidade pelo bem da segurança nacional.

7.5/10

Boa leitura!santa

Conto

Folha de personagem

Mensagem por Inês Cruz em Qua 23 Dez 2009 - 16:58

Alexandre Santana escreveu:
Inês Cruz escreveu:Adorei o motivo de leitura xD boa pesca, então.

Gosto mesmo bue de ti Inês! >_> Embarassed

é, eu sou mesmo adorável
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3450

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 3 Jan 2010 - 15:53

16 valores