Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

sei lá - Margarida Rebelo Pinto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

sei lá - Margarida Rebelo Pinto

Mensagem por Ana sousa em Qua 16 Dez 2009 - 12:34

1. Identificação do Livro

1.1. Título:
sei lá
1.2. Autora:
Margarida Rebelo Pinto
1.3. Editora:
Oficina do Livro

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro: O facto de o título ser apelativo foi o principal motivo pelo qual escolhi este livro. A curiosidade foi mais forte e para pessoas curiosas como eu títulos como este são como tiros certeiros.

Ana sousa
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Pontos : 3269

Re: sei lá - Margarida Rebelo Pinto

Mensagem por Ana sousa em Qua 16 Dez 2009 - 14:55

Depois de ler

Dados biográfico:

Margarida Rebelo Pinto licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica de Lisboa. Iniciou a sua actividade como jornalista em várias iniciou publicações como: O Independente, Se7e, Marie Claire e Diário de Notícias. Trabalhou em agências de publicidade e como cronista a sua escrita caracterizava-se por ser irónica, divertida e objectiva. Enquanto escritora, escreveu seis romances, quatro livros de crónicas, um livro para crianças e uma biografia. O seu primeiro livro, Sei lá, publicado em 1999, foi um dos maiores sucessos de vendas em Portugal. Paralelamente à escrita, dedicou-se também ao cinema e, mais recentemente, às peças de teatro.

3.2 Outras obras da autora:

Livros:

· 1999 - Sei lá

· 1999 - Herman superstar (Biografia de Herman José)

· 2000 - Não há coincidências

· 2000 - As crónicas da Margarida

· 2002 - Alma de pássaro

· 2002 - Artista de circo

· 2003 - I'm in love with a Pop Star

· 2004 - Nazarenas e matrioskas

· 2005 - Pessoas como nós

· 2006 - Diário da tua ausência

· 2006 - Vou contar-te um segredo

· 2007 - A rapariga que perdeu o coração

· 2008 - Gugui, o dragão azul

· 2008 - Português Suave

· 2008 - Onde reside o Amor

· 2009 - O Dia em que te esqueci

Argumento para filmes:

· 1999 - Um passeio no Parque

· 2009 - Sei lá, adaptação do livro para o cinema

4. Conteúdo do Livro

4.1Género literário: Romance

4.2 Assunto:

Sei lá é um dos mais prestigiados livros de Margarida Rebelo Pinto. Esta obra retrata uma geração da sociedade portuguesa, revelando as dúvidas, ambições, os sonhos e as fraquezas desta. Com uma escrita simples, objectiva e recorrendo a expressões corriqueiras tais como: “dar uma queca”, margarida aproxima-se do leitor e transmite a sua teoria de vida. A personagem principal deste livro chama-se madalena, tem trinta anos de idade e escreve artigos para uma revista cor-de-rosa. Tem 4 melhores amigas (Teresa, Mariana, Luísa e Catarina) que acompanham a protagonista da história ao longo da mesma. Após ter terminado uma relação conturbada com um basco que a deixou de rastros e incentivada por Luísa a seguir o seu estilo de vida, ou seja, “apenas uma noite bem passada” envolveu-se com Francisco. Apesar de no início Madalena se encontrar em dúvida sobre o facto de se relacionar ou não com o homem, acaba por se envolver com este. É a partir dessa relação que a historia se desenrola. Com a convivência diária com Francisco madalena apercebe-se de defeitos que se vão tornando insuportáveis. E quando esta recebe uma carta sem remetente do antigo namorado, Ricardo, dá-se uma reviravolta inesperada em toda a história.

4.3 Opinião sobre o livro:

Considero o livro um retrato do que é a banalidade da sociedade portuguesa. Para mim, as 4 amigas representam os diferentes tipos de mulheres portuguesas, ou seja, são personagens tipo. A autora recorreu a estas para auxiliar ao desenrolar da história. O uso de expressões de linguagem popular e o facto de se abordarem temas do quotidiano prendem o leitor à obra. Tendo sido classificado como um best-seller e atingido níveis bastante elevados de vendas foi-me criada uma expectativa que no final da sua leitura se transformou em desilusão. O título é bastante apelativo, porem não consigo encontrar uma concordância com o conteúdo do livro. Sendo eu alguém que aprecia escrita bem estruturada com uso abusivo de metáforas e outras figuras de estilo e historias complexas caracterizadas pela abstracção do conteúdo, este não é o tipo de livro que me enche as medidas. Aconselho-o a pessoas que apreciem histórias novelescas e com pouca profundidade de pensamento.

Ana sousa
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Pontos : 3269

Re: sei lá - Margarida Rebelo Pinto

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 17 Dez 2009 - 16:54

16 valores.

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15884

Folha de personagem