Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Escafandro e a Borboleta, Jean-Dominique Bauby

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Escafandro e a Borboleta, Jean-Dominique Bauby

Mensagem por Marta Fernandes em Qui 17 Dez 2009 - 10:58

Antes de ler o livro

1.Identificação do Livro

1.1.Titulo: O escafandro e a borboleta

1.2. Autora: Jean-Dominique Bauby

1.3.Editora: Livros do Brasil

1.4.Data da Edição: 2007

2.Escolha do livro
2.1.Motivos que levaram à escolha do livro: O escafandro e a borboleta também existe em filme e vi na televisão o trailer, fiquei com vontade de o ver pois era sem duvida uma história que me despertou imensa curiosidade por nunca ter pensado que um caso destes podesse existir na realidade. Um homem morto por fora e vivo por dentro era realmente uma coisa que me causava arrepios. Não cheguei a ver o filme, encontrei depois o livro numa livraria e decidi compra-lo.

Após a leitura do livro

3.Conteúdo do Livro
3.1.Género Literário: Psicologia e psicanalise

3.2.Assunto: "O Escafandro e a Borboleta" é uma história verídica onde Jean-Dominique Bauby um homem com dois filhos e redactor-chefe da revista francesa Elle sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou com locked-in-syndrome, uma doença rara. Esta doença fez com que Jean-Dominique ficasse completamente paralisado à excepção do olho esquerdo e que apenas podesse comer e respirar por meios artificiais. Intelectualmente estava completamente lúcido, ouvia tudo e pensava em quase tudo. Foi com o seu olho esquerdo que conseguiu concretizar o seu sonho. Escrever um livro. Aprendeu a comunicar com a sua terapeuta piscando uma vez para dizer "não" e duas para dizer "sim" e foi assim que escreveu este livro.
Durante a noite, construía parágrafos da sua história e decorava-os para que no dia seguinte os conseguisse transmitir à sua terapeuta, que ía dizendo cada letra do alfabeto e quando chegasse a letra desejada por Jean-Dominique ele piscava o olho, formando assim palavras, frases, o livro todo. Ele conta todas as sensações que uma pessoa fechada dentro do seu próprio corpo pode sentir e como gostava de correr pela areia com os seus filhos quando estes o levavam a passear na cadeira de rodas à praia. Conta também histórias que viveu e momentos que lhe marcaram muito na sua vida e consegue assim dar asas à sua imaginação e memórias pois foram as unicas coisas a que realmente teve a sorte de não perder.

3.3.Citações favoritas
"Na minha cabeça, mastigo dez vezes cada frase, corto uma palavra, acrescento um adjectivo, e decoro o meu texto, parágrafo a parágrafo."

"É possível construir castelos no ar, conquistar o Tosão de Ouro, descobrir a Atlântida, realizar os sonhos de criança e os sonhos de adulto."

3.4.Opinião sobre o livro: Gostei muito de ter lido o livro. Por ser uma história verídica gostei ainda mais, pois nunca me pareceu possivel que tal coisa podesse acontecer. Fiquei realmente espantada com o facto de este homem ter tido tanta força de vontade para concretizar o seu sonho. Escrever um livro mesmo com o problema que tinha. Admirei a enorme paciência da sua terapeuta por ter passado tanto tempo a decifrar o que ele lhe queria comunicar. É de facto um livro que recomendo pois é extremamente difícil perceber o quanto difícil é sentir-se preso dentro do seu próprio corpo, e este livro explica exactamente as sensações e emoções que invadem a alma que uma pessoa com locked-in syndrome.

Curiosidade:
Mesmo depois de ter comprado o livro nunca cheguei a perceber o significado do seu nome, "O escafandro e a borboleta", após ter feito uma pesquisa descobri que "escafandro" é um fato impermeável e fechado utilizado pelos mergulhadores para permanecerem muito tempo dentro de água. Jean-Dominique ao estar aprisionado no seu próprio corpo sentia-se como se estivesse a mergulhar utilizando um escafandro. O significado de borboleta neste título vem do facto do seu pensamento e da sua imaginação poder ser livre e vaguear como uma borboleta.
Marta Fernandes
Letra
Letra

Número de Mensagens : 6
Pontos : 2819

Re: O Escafandro e a Borboleta, Jean-Dominique Bauby

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 17 Dez 2009 - 16:43

11 valores.

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15762

Folha de personagem