Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Nora Roberts, O Recife

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Nora Roberts, O Recife

Mensagem por Inês Cruz em Sab 26 Dez 2009 - 19:05

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
O Recife

1.2. Autora
Nora Roberts

1.3. Editora
Edições ChádasCinco

1.4. Data da Edição
Outubro 2009

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Como sempre, a minha mãe escolheu muito bem a minha prenda de Natal, e por isso decidi ler este livro
Para além da capa ser promissora, a autora recebeu excelentes críticas por este romance, o que só aumenta a minha curiosidade
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3272

Folha de personagem
Guardião secular:

Leitor Re: Nora Roberts, O Recife

Mensagem por Alexandre Santana em Sab 26 Dez 2009 - 19:26

A capa é bue fisce! =D
Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 66
Pontos : 3369

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Inês Cruz em Seg 18 Jan 2010 - 15:38

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Nora Roberts (Eleanor Marie Robertson - 10 de Outubro de 1950) é uma escritora norte-americana, autora de best-sellers românticos. Foi a primeira mulher a aparecer na Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos, e é considerada uma escritora que a cada palavra, dá vida a personagens.

Nasceu em Silver Spring, como filha mais nova de cinco crianças. Entre os quatro irmãos, filhos e dois maridos, Nora sempre viveu rodeada de homens, o que influenciou bastante a sua escrita.

Depois da escola, que abrangeu tempo no ensino católico e a disciplina de freiras, casou nova e estabeleceu-se em Keedysville, Maryland. Trabalhou brevemente como secretária legal. Após o nascimento dos filhos, Nora ficou em casa e começou a escrever. Muitos manuscritos e rejeições depois, o seu primeiro livro, Irish Thoroughbred, foi publicado.

Conheceu o seu segundo marido quando o contratou para construir prateleiras de livros, e casaram-se em 1985. Mais tarde, abriram uma livraria em conjunto.

No ano de 1995 a autora editou o primeiro volume da Série Mortal, no original Naked in Death, sobre o pseudónimo de J.D. Robb, o qual é hoje prestigiado pelo mundo inteiro com mais de 25 volumes.

Nora é, agora, membro de muitos grupos de escritores e ganhou incontáveis prémios dos seus colegas e da indústria de publicação.

FONTES: [http://pt.wikipedia.org/wiki/Eleanor_Marie_Robertson]; [http://www.noraroberts.com/aboutnora/bio.html]; [o próprio livro]

3.2. Outras Obras da Autora

Títulos de Nora Roberts:
* Trilogia das Três Irmãs (A Ilha das Três Irmãs; Entre o Céu e a Terra; A Cor do Fogo)
* Trilogia Irlandesa (As Jóias do Sol; As Lágrimas da Lua; O Coração do Mar)
* Trilogia da Herança (Herança de Fogo; Herança de Gelo; Herança de Vergonha)
* Saga da Baía de Chesapeake (Levado pelo Mar; Marés Altas; Porto de Abrigo; O Azul de Baía)
* Naquele Tempo
* A Dama Negra
* Jogos de Mãos
* Escândalos Privados
* Luzes do Norte
* Tesouros Escondidos
* Onde Caem os Anjos
* A Vila

Com o Pseudónimo de J.D. Robb:
* Nudez Mortal
* Glória Mortal
* Fama Mortal
* Êxtase Mortal

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance

4.2. Assunto (breve síntese)
Tate Beaumont é uma jovem arqueóloga marinha que vive apaixonada pelo mergulho e pelos tesouros marinhos. Com a ajuda de Ray e Marla, os seus pais, Tate tem feito descobertas fabulosas, mas nunca conseguiu encontrar o verdadeiro tesouro: a Maldição de Angelique – um amuleto talhado em ouro e embelezado com pedras preciosas, obscurecido pela lenda de uma bruxa e manchado de sangue. Com o objectivo de apurarem a caça, a família Beaumont aceita uma parceria com os experientes mergulhadores Lassiter – Matthew e Buck.

A parceria entre as famílias é contestada
quando Matthew se recusa a partilhar informação – incluindo a verdade sobre a morte misteriosa do seu pai, alguns anos antes. E conforme Tate e Matthew avançam com a sua desconfortável aliança… muitos imprevistos e acidentes irão acontecer, quando o perigo e o desejo anunciam acordar.

4.3. Citações favoritas
De súbito, algo surgiu no meio dos detritos e caiu a poucos centímetros da sua mão.
Brilhava, pulsava e cintilava. Fogo e gelo e o brilho régio do ouro. A água parecia aquecer à volta dela, mover-se em torno dela e tornar-se límpida como vidro.
O rubi era um derrame de sangue, rodeado pelas lágrimas geladas dos diamantes. O ouro era polido e brilhante como no dia em que tinha sido trabalhado naqueles elos pesados e encaixe ornamentado. A nitidez da peça era tal que conseguia ler perfeitamente a inscrição em francês na pedra.

Angelique. Etienne

-pág. 282

- O momento em que a Maldição de Angelique é encontrada. Simpatizei com a descrição bem detalhada da peça.

"Ela sabia que ele nem desconfiava que aquele fora o dia mais romântico da sua vida. Gestos simples como colher uma flor para o seu cabelo ou dar-lhe a mão durante o passeio pela praia.
- Talvez devêssemos ficar aqui… para sempre. – Com o riso a insinuar-se na voz, ela voltou-se. – Podíamos ficar e …
Perdeu-se no que ia dizer, silenciando-se ao ver o olhar dele. Os seus olhos estavam tão obscuros e intensos, tão subitamente concentrados nela. Apenas nela.

-pág.64

- É uma daquelas passagens em que se torna óbvio que o público alvo é, realmente, as meninas.

4.4. Opinião sobre o livro
Foi o primeiro livro que li este ano, e foi realmente uma maneira de começar o ano "com o pé direito" no que se refere às minhas literaturas.
É um livro excelente para descontrair de outros géneros, talvez pela caça ao tesouro, que nos leva a ficar tão presos à história…
O romance permitiu-me distrair, envolver-me com a história e emocionar-me ao mesmo tempo. Adorei todo o ambiente de mergulho, história de amor, vingança, tesouros e pirataria.
O Recife trouxe-me também uma boa dose de romance, mas também de acção e aventura, e até mesmo algumas emoções fortes que nos deixam em pendente e de coração apertado.
Confesso que a leitura deste último livro de Nora Roberts me surpreendeu pela positiva. Apesar de continuar a ser uma obra virada para o público feminino, cativa-me mais pela temática de mistério que lhes impõe.

4/5 - Muito Bom - Leitura mais do que recomendada!

Spoiler:
É um Romance com R grande Very Happy Eu nunca tive curiosidade em fazer mergulho, apesar de ter algumas pessoas conhecidas que me tentaram convencer, mas depois de ler este livro fiquei com imensa vontade de
experimentar
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Iúri | Shaft em Qui 28 Jan 2010 - 11:00

Começa a ser difícil avaliar os teus livros, a caça ao erro volta com as mãos a abanar e fico com pena de ter de, como o stor diz, "manter o patamar dos mortais" ou algo do género. (o que o stor quer dizer com isto é que os 20's tão todos guardados para mim)
Leva lá o teu 19 porque eu sou boa pessoa.
Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens : 91
Pontos : 3439

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por Inês Cruz em Qui 28 Jan 2010 - 14:42

O Iúri é sempre boa pessoa Cool (ai se não fosse =O acabava logo a ração de
flocos de neve..!) Laughing De qualquer maneira, e para ser mais educada, : Obrigada tongue
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 25 Fev 2010 - 4:40

Inês, esqueceste fazer a cuidadosa indicação das fontes, das referências webgráficas. O teu resumo, por exemplo, está parecido com muitos que circulam pela net, como é o caso de http://portalivros.wordpress.com/2009/10/05/, por exemplo. Felizmente, está uma apresentação muito cuidada e com vários aspectos genuinos, que se devem valorizar. No entanto terás de ter em atenção mais estes aspectos para que eu tenha o mesmo entusiasmo do Iúri (que vou tomar em consideração, claro!).

17 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15729

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por JoanaSantos em Sex 5 Mar 2010 - 15:09

Bem...já andava desactualisada em relação ao Forúm Vertentes... Mas é sempre bom vir ver os teus registos de leitura. Adorei a capa e a história pareceu-me interessante. Além disso, gosto sempre dos teus resumos, bastante concisos e que contém apenas o principal, o que faz com que fique sempre com vontade de os ler :p
Em relação à estrutura/apresentação não há nada a apontar de negativo...(e este é o ponto que me chama sempre mais a atenção )
Foi realmente pena não teres referido as fontes...de qualquer forma penso que mereces 18.

Ainda bem que gostaste do livro! Bom resto de boas leituras ^^

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3412

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: