Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Símbolo Perdido - Dan Brown

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor O Símbolo Perdido - Dan Brown

Mensagem por Alexandre Santana em Sab 26 Dez 2009 - 20:17

Antes de ler o livro

"Viver no mundo sem ter a consciência do significado desse mesmo mundo é como deambular por uma enorme biblioteca sem tocar nos livros”

1. Identificação do Livro

1.1. Título
O Símbolo Perdido (The Lost Symbol)

1.2. Autor(a)
Dan Brown

1.3. Editora
Editora Random House
Editora Bertrand
Editora Sextante

1.4. Data da Edição
Outubro de 2009

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Na verdade, Dan Brown é um excelente escritor, quero ler todas as suas obras. Não só nos oferece entretenimento, como também nos transmite um pouco do seu saber. Em todos os seus livros, aprendemos algo de novo.

E tambem porque...

Comprei este livro à pouco tempo, ainda está novinho com aquele cheiro.. Razz Sei que não vai ser tempo perdido, o meu único medo é que haja muita pressão em Dan Brown em lançar um novo livro, que ele comece a perder qualidade.

Última edição por Alexandre Santana em Dom 27 Dez 2009 - 18:26, editado 1 vez(es)
Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 66
Pontos : 3460

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Leitor Re: O Símbolo Perdido - Dan Brown

Mensagem por Iúri | Shaft em Dom 27 Dez 2009 - 7:01

Nem sabia da existência deste livro, acabei de ficar chocado. Neutral
Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens : 91
Pontos : 3530

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por Alexandre Santana em Sex 21 Maio 2010 - 12:16

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Dan Brown é um escritor Norte-Americano nascido a 22 de junho de 1964. O seu maior sucesso foi “O Código Da Vinci”(2003) com cerca de 502.672 vendas em Portugal. Seu primeiro livro a ser publicado foi a “Fortaleza Digital”, em 1998, com 127.852 vendas.

Dan Brown, assim como o escritor brasileiro Paulo Coelho, inspira-se em Jean Pierre Santiago, considerado um alquimista moderno.

Em 1993, Dan Brown regressou a New Hampshire para ser professor de Inglês. 2 anos depois, os serviços norte-americanos foram à sua escola para trazer um aluno que escrevera na internet que era capaz de matar o presidente Bill Clinton, este aluno foi considerado uma ameaça nacional. Assim, Dan Brown ficou tão interessado que começou a fazer pesquisas sobre a Agência Nacional de Segurança, (A NSA) e desta forma “nasceu” o seu primeiro livro, a “Fortaleza Digital”

FONTES:[http://www.wook.pt/authors/detail/id/16087]

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

* Fortaleza Digital (1998)
* Anjos e Demônios (2000)
* Conspiração (2001)
* O Código Da Vinci (2003)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance Policial

4.2. Assunto (breve síntese)
Robert Langdon é convidado por um suposto trabalhador de Peter Solomon, para apresentar uma palestra no Capitólio nos Estados Unidos. Quando Robert Langdon chega ao Capitólio, ele percebe que foi enganado, e que quem o convidou para Palestrar não foi Peter Solomon, mas sim Mal’akh.

Mal’akh pretende abrir o portal e descobrir os segredos que os maçons guardaram durante várias gerações. Mal’akh acredita que este segredo poderá dar grandes poderes, e para descobrir os segredos dos maçons, Mal’akh conta com a ajuda de Robert Langdon que acredita que só este homem conseguirá abrir o portal.

Robert acredita que Peter Solomon pode ser salvo, se cooperar com Mal’ahk. Para desvendar o mistério, varias personagens irão aparecendo no meio da história, como Inoue Sato, uma agente importante e muita respeitada na CIA, a irmã de Peter Solomon, Katherine Solomon, cientista teórica das ciências noéticas, entre outros.

Cool

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
=> “Quando a estátua de Horatio Greenough retratando um George Washingtion nu foi inaugurada na Rotunda, muitos troçaram dizendo que Washington devia querer alcançar os céus numa tentativa desesperada de encontrar roupa”.

- Quando Robert Langdon explica algo sobre os maçons a Inoue Sato, gostei porque me ri e achei piada.

=> “O acto de tatuar a pele era uma declaração de poder transformador, um anúncio ao mundo: Eu controlo a minha própia carne.

- Início do livro, uma pequena explicação dos maçons, que tatuam e colocam piercings no corpo.

4.4. Opinião sobre o livro
É um livro que, na sua maioria, é interessante de ler, tirando algumas partes menos boas. Gosto particularmente deste livro, porque Mal’akh faz coisas de uma inteligência extraordinária, o que torna a leitura mais apelativa, a meu ver, uma das razões porque eu gostei do livro.

Gosto da história, e com este livro aprende-se muito acerca dos Maçons, como todos os livros de Dan Brown, que há sempre algo a aprender.

Já o final, confesso que me desiludiu um pouco.
Spoiler:
Poderia ter lido com mais atenção, mas a leitura deste livro foi um pouco forçada da minha parte, por falta de tempo e necessidade de colocar aqui livros.

Em todos os seus livros, à exeção de "Fortaleza digital", a personagem principal é sempre Robert Langdon, professor de iconografia religiosa e simbologia. Então, escusado será dizer que Dan Brown sabe bastante acerca destes assuntos, e, acredito que após ler 3 dos seus livros, que a personagem Robert Langdon seja uma personagem que se identifique um pouco com Dan Brown, em termos de conhecimentos.

7/10

Boa leitura!Hmmm
Neutral
Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 66
Pontos : 3460

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Filipe Azevedo em Sab 22 Maio 2010 - 12:14

Uma excelente apresentação!
Personalizada e sentida, correcta e com excelente aspecto.

19 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15820

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Vicky em Qua 9 Jun 2010 - 12:53

Que lindoooo...já li também aqui no Brasil, mas diante a sua apresentação vou fazer questão de lê-lo novamente, pois quero sentir as mesmas coisas que voce apresentou em seu trabalho...rsrsrsrsr.]
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Pontos : 3219

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Cláu em Qui 10 Jun 2010 - 8:54

Este livro deve ser bem interessante , fiquei muito curiosa !
adorei essa frase : “O acto de tatuar a pele era uma declaração de poder transformador, um anúncio ao mundo: Eu controlo a minha própia carne.
Cláu
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Pontos : 2746

Mensagem por katia biasotti em Qui 10 Jun 2010 - 9:03

realmente este livro deve ser bem interessante! quero ler, parabéns pelo trabalho.

katia biasotti
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Pontos : 2738

Mensagem por alexandre(hiro) em Sab 12 Jun 2010 - 1:18

Eu fiquei extremamente contente com a apresentação, e estou surpreso com a qualidade do trabalho apresentado.
Muito dinâmico e cheio de figuras, o trabalho está completo, digo isto principalmente pelo resumo apresentado e opinião sobre o livro, além de quando o aluno coloca as editoras conforme os países, isso diferencia o trabalho, e mostra que o aluno teve interesse em pesquisar um pouco mais sobre o livro, contudo, já que o aluno fez tal "novidade" com as editoras, podia ainda ter colocado os nomes dos livros (outras obras do autor)
conforme é chamado aqui no Brasil também, mas da mesma forma, o único que muda o nome é o chamado "conspiração", que aqui no Brasil é chamado de "O ponto de impacto"; mas de qualquer forma, isso não tira o mérito do trabalho não é???
Parabéns pela apresentação e merecidos a nota 19 concedido ao trabalho!!!
alexandre(hiro)
"Best Seller"

Número de Mensagens : 496
Pontos : 5434

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: