Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks

Mensagem por Alexandre Santana em Qua 6 Jan 2010 - 22:36

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
O Diário da Nossa Paixão

1.2. Autor(a)
Nicholas Sparks

1.3. Editora
Editorial Presença

1.4. Data da Edição
Dezembro de 2009

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Aparentemente, não tenho nenhum motivo interessante para lê-lo, mas como ofereci este livro à minha mãe, e tem apenas cerca de 150 páginas ...

Afinal de contas, "tenho de rumar por outro mares" (ler outros género de livros)

Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens: 66
Pontos: 2395

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Leitor Re: O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks

Mensagem por Alexandre Santana em Dom 31 Jan 2010 - 16:08

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Nicholas Sparks nasceu a 31 de Dezembro 1965, Omaha, Nebraska e é um romancista estadunidense. Nasceu na Califórnia e actualmente vive na Carolina do Norte. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame e, em 1988 licenciou-se em Economia.

O seu primeiro livro foi “O Diário da Nossa Paixão” que teve bastante sucesso e o que lhe levou a escrever mais livro como As Palavras que Nunca te Direi, Um Momento Inesquecível entre outros.

FONTES:[http://www.wook.pt/authors/detail/id/4895]; [http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Sparks]

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

* As palavras que nunca te direi (1999)
* Corações em Silêncio (2001)
* Um momento inesquecível (2001)
* O Sorriso das Estrelas (2002)
* A Alquimia do Amor (2003)
* Uma Escolha por Amor (2007)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance

4.2. Assunto (breve síntese)
O diário da nossa paixão” retrata a história de dois jovens, Noah e Allie. Allie pertencia a uma classe social, enquanto que Noah era apenas um jovem de campo. A sua paixão era proibida e rapidamente foram separados pelos pais de Allie.

Catorze anos mais tarde, ele regressa da segunda guerra mundial, e ela está noiva de um homem da High Society. Allie sente a necessidade de rever o seu amor, e foi forçada a escolher entre a sua paixão, e a sua classe social.

Actualmente, o casal vive num lar de idosos. Allie sofre de uma doença chamada Alzheimer, e todos os dias ele lê para ela uma história de amor que ela não recorda, nem compreende, e quando ele lê para ela, por breves momentos, as memórias de Allie retornam, e ela se apaixona por uns breves instantes.
Cool

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
=> “Ele apertou-lhe a mão, e depois soltou-a e aproximou-se. Deu-lhe o braço, embalando-a e descansou a cabeça sobre o ombro dele.”

- Quando Allie está em casa de Noah depois do passeio de canoa.

=> “Em tempos de sofrimento e de dor abraçar-te-ei e embalar-te-ei, e tomarei o teu sofrimento e fá-lo-ei meu. Quando choras, eu choro, e quando sofres, eu sofro. E juntos tentaremos conter as marés de lágrimas e desespero e conseguir passar os buracos negros das ruas da vida.”

- Quando noah relê uma das suas cartas que escreveu para Allie. Se ela sofre, ele também sofre. E ultrapassaram os problemas juntos.

4.4. Opinião sobre o livro
Foi o primeiro romance (Novela) que li. Pareceu-me chato de inicio mas à medida que fui lendo, a história começou a ficar mais e mais cativante. É um livro simples e não muito difícil de perceber. Nicholas Sparks escreve de forma súbtil e clara, deste modo, conseguimos ter uma boa leitura sem ter que reler várias vezes algumas partes.

Também tiramos uma moral deste livro, que nunca devemos abandonar quem amamos, e nunca devemos desistir dessa pessoa.

Spoiler:
O final foi um pouco confuso, ficou em "aberto" mas foi giro => (Ele vai ter com ela ao quarto, mesmo não podendo, a memoria dela volta, ele beija-a.. e acabou.) Surprised

6/10

Boa leitura!Hmmm

Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens: 66
Pontos: 2395

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 25 Fev 2010 - 11:46

Não esqueças as referências webgráficas.

17 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens: 1229
Pontos: 14755

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Iúri | Shaft em Qui 18 Mar 2010 - 6:20

Concordo com a nota dada pelo stor, acho que está ao nível da apresentação.
Ao chegar a esta parte:
Nicholas Sparks escreve de forma súbtil e clara,
fiquei a pensar. Algo subtil é algo quase imperceptível, algo fino, que escapa à percepção da pessoa, enquanto algo claro é algo com clareza, com facilidade. É possível ser as duas coisas ao mesmo tempo?

Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens: 91
Pontos: 2465

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 21 Mar 2010 - 17:50

Iúri | Shaft escreveu:
Ao chegar a esta parte:
fiquei a pensar. Algo subtil é algo quase imperceptível, algo fino, que escapa à percepção da pessoa, enquanto algo claro é algo com clareza, com facilidade. É possível ser as duas coisas ao mesmo tempo?

Sim, de facto, foste bastante observador neste pormenor. Mas penso que sim, que é possível ser ambas ao mesmo tempo. Havemos de falar nisso. Lembra-me.

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens: 1229
Pontos: 14755

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por JoanaSantos em Sex 26 Mar 2010 - 22:36

Ohhh tão fofinho *___*
Lembro-me de ter adorado esse filme ^^

Partilho a tua opinião em relação à escrita de Nicholas Sparks, é realmente simples e de fácil compreensão...talvez por isso seja um autor que tem tanto sucesso.

Boa apresentação...concordo com a nota anteriormente dada.

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens: 76
Pontos: 2438

Mensagem por Iúri | Shaft em Sex 26 Mar 2010 - 23:14

Filipe Azevedo escreveu:
Iúri | Shaft escreveu:
Ao chegar a esta parte:

Sim, de facto, foste bastante observador neste pormenor. Mas penso que sim, que é possível ser ambas ao mesmo tempo. Havemos de falar nisso. Lembra-me.
A mim parece que ambas não podem coexistir, talvez num sentido em que a escrita mistura as duas coisas, ora é subtil, ora é clara, mas mesmo assim não fui essa a interpretação que tive da frase.

Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens: 91
Pontos: 2465

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por Vicky em Qua 9 Jun 2010 - 18:35

Concordo com Iúri, quando há algo sutil e claro ao mesmo tempo corre-se o risco de se ter coisas extremamente importantes nas quais não se dá a devida a tenção e valor. E como também já li o livro acredito que ele pode ser claro, mas em se tratando de sutileza passa longe. Até porque há uma riqueza de detalhes (intimos) que até ruboriza...então sutileza nao seria a palavra mas adequada quando se fala de "O diário da Nossa Paixão". Sugiro a palavra DELICADEZA, pois toda sua narrativa é de uma delicadeza apaixonante.

Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens: 57
Pontos: 2154

Folha de personagem
Guardião secular:

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: