Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

a filha da minha melhor amiga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

a filha da minha melhor amiga

Mensagem por Ana Coelho em Qui 14 Jan 2010 - 11:42

1. Identificação do Livro

1.1.Título
A filha da minha melhor amiga
1.2. Autora
Dorothy Koomson
1.3. Editora
Porto Editora, Lda.
1.4. Data da Edição

Janeiro de 2009

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Já tinha ouvido falar e tinha curiosidade em saber como ira acabar a história que só de ler a contra-capa me fascinou. Por isso resolvi ler para satisfazer a minha curiosidade e aproveito para por aqui no fórum.

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Dorothy Koomson escreveu o seu primeiro romance aos 13 anos chamado There's A Thin Line Between Love And Hate.
Dorothy cresceu em Londres, e frequentou a universidade em Leeds.
Trabalhou em vários empregos temporários até ter conseguido a sua oportunidade de brilhar no mundo literário, escrevendo, editando e legendando para diversas revistas femininas e jornais nacionais.
Actualmente viaja com grande frequência para Sydney.

3.2. Outras Obras do Autor

A filha da minha Pedaços de ternura Chocolate Run
melhor amiga w Roman][size=12]

The Cupid Effect Bons sonhos, meu amor The ice cream girls

(Sai em 2010)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance

4.2. Assunto

A história baseia-se na vida de duas amigas que se conheceram na universidade e que ao longo dos anos se tornaram as melhores amigas e que partilhavam todos os segredos uma com a outra.
Kamryn Matika e Adele Brannon acabaram os cursos e continuaram a partilhar casa e a ser as melhore amigas, certo dia Kamryn esta no estrangeiro e Nate o seu namorado vai a casa de Adele, perturbado pois pensa que a sua namorada o está a trair e Adele sugere que Nate durma no quarto de Kamryn já que não está em muito bom estado para conduzir.
Durante a noite Adele vai ao quarto onde Nate está a dormir e beija-o e este ao sentir a presença de Adele agarra-a e como estava carente deixasse levar. No dia seguinte ambos sentem-se arrependidos e prometem esquecer todo o que e tinha passado naquela noite.
Passado cerca de cinco anos estão as duas amigas a falar já um pouco fora de si pois já tinham bebido quase duas garrafas de vinho, Kamryn começa a falar sobre sexo e sobre a sua vida sexual com Nate e conversa puxa conversa quando Adele se descai sobre se ter envolvido com Nate acidentalmente. Kam começa a juntar as pesas e descobre porque é que Tegan, filha de Adele, é lhe tão familiar e não é só por ser muito parecida com a mãe mas sim porque também tem algumas parecenças com Nate. Kam desolada por a sua melhor ter ido para a cama com o seu noivo e como se ainda não basta-se Tegan a sua afilhada e fruto dessa relação, saí de casa e pede a Adele que nunca mais lhe dirija a palavra pois sem nojo da pessoa com quem partilhava casa e uma grande amizade.
Passado dois anos Kamryn uma mulher muito bem sucedida profissionalmente, recebe no seu dia de anos um postal muito curioso que por fora só diz “ADORO-TE”, Kam curiosa abre e percebe que é de Adele, e que a sua melhor amiga está a morrer no hospital, pedindo-lhe encarecidamente que a viesse ver antes de morrer. Perante isto Kam não fica indiferente e passado uns dias vai a Londres ver Adele. Adele pede a Kamryn apenas uma coisa antes de morrer e nem é o perdão mas sim que tome conta de Tegan, faz mesmo que Kamryn prometa que vai adoptar Tegan quando esta morrer.
Kam em choque acaba por passado alguns dias dizer que sim e ir buscar Tegan à casa do avô, depois de muitas visitas de Kam e de Tegan, Adele morre e Kamryn volta para casa em Leeds com Tegan.
[size=12]Kamryn uma solteirona que está habituada a viver para o trabalho, vê-se agora com mais responsabilidade e com um novo chefe, Luke, que acaba por se apaixonar por Tegan e passado algum tempo por Ryn.
Quando Kamryn pensa que a sua vida esta bem Nate volta do sue passado e destrói um pouco da sua estabilidade.
No fim todo acaba bem, Tegan é adoptada pela mamã Ryn (Kamryn) e esta fica com Luke que depois de muita atribuloção descobre o seu verdadeiro amor.
4.3. Citações favoritas

“ – Ela não estava sozinha, pois não? – Os meus olhos perscrutaram freneticamente o rosto cansado de Nancy. Naquele momento, era a coisa mais importante do mundo: o facto de ela não ter partido, não ter encetado aquela nova viagem completamente sozinha. Sem alguém para a ajudar a passar para o próximo lugar para onde ia. – A Adele não morreu sozinha?”

“- Tiga, quando a tua mãe te cotou que ias viver comigo, onde é que ela disse que estaria?
- No céu, com Jesus e os anjos – respondeu.”

4.4. Opinião sobre o livro

Adorei ler este livro, pois junta sentimentos muito profundos e que nos ensina a viver e lidar com esses mesmos sentimentos que estão sempre presente no nosso dia-a-dia.
Aconselho todos as pessoas que tem melhores amigas a ler este livro e a questionarem-se do que estão dispostos a fazer para manter a fossa amizade ou mesmo até que ponto conseguem perdoar.

Ana Coelho
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Pontos : 3357

Re: a filha da minha melhor amiga

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 25 Fev 2010 - 4:09

16 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15884

Folha de personagem