Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Fortaleza Digital, DAN BROWN

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fortaleza Digital, DAN BROWN

Mensagem por Goncalo Rosa em Dom 24 Jan 2010 - 5:34

Antes de ler o livro

1. Identificação do livro

1.1- Fortaleza Digital – quem guardará os guardas.

1.2- Dan Brown

1.3- Betrand Editora

1.4- Outubro de 2009

2. Escolha do livro

2.1- Viva! A escolha deste livro não foi exactamente minha. Depois da leitura do último livro decidi que o próximo seria um livro com uma história para contar e mais interessante para a generalidade dos leitores. Antes de me preocupar a comprar um livro chegou o Natal e foi aí que recebi este livro. Disseram-me o ia gostar mito do livro porque estava muito interessante e abordava temas do meu interesse. Então, decidi lê-lo.

Goncalo Rosa
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Pontos : 2929

Após a leitura do livro

Mensagem por Goncalo Rosa em Dom 24 Jan 2010 - 7:56

Após a leitura do livro

3.Contextualização do Autor

3.1-É um escritor norte-americano que vive em Inglaterra com a mulher. Escreveu vários best-sellers.

3.2- “O Código Da Vinci”

“Anjos e demónios”

“O Símbolo Perdido”

“A conspiração”

4.Conteudo do livro

4.1-Ficção científica

4.2- Um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) que jura vingar-se dos Estados Unidos, desenvolve um algoritmo de encriptação inquebrável, algo considerado impossível, que caso seja publicamente utilizado inutilizará o computador superpotente da NSA, TRANSLTR, na descodificação de mensagens. A este algoritmo dá o nome de Fortaleza Digital.

Esse funcionário (Ensei Tankado) tem como braço direito uma pessoa desconhecida que dá pelo nome de North Dakota, que irá publicar o algoritmo se algo acontecer ao seu sócio e fazendo com que o super computador da NSA deixe de poder decifrar os códigos e assim destruir a NSA.

Ensei Tankado morre por causas aparentemente naturais e nos seus últimos segundos de vida entrega um anel a uma das testemunhas da sua morte. Anel que se crê ter escrito a chave para decifrar o seu algoritmo inquebrável. O seu braço direito desconhece a sua morte.

Susan, a melhor decifradora de códigos da agência, tenta a todo o custo, juntamente com o comandante Strathmore (vice-director da NSA), decifrar o código inquebrável e descobrir quem é North Dakota para poderem utilizar a chave.

David Becker, noivo de Susan, é abordado pelo comandante para ajudá-los na busca do anel que tinha sido entregue a uma das testemunhas e que foi passando por muitas pessoas ate Becker conseguir detê-lo nas suas mãos.

Á volta deste acontecimentos a história vai-se desenrolando até que no fim não conseguem descobrir a chave que North Dakota tinha nem decifrar o código. A única coisa que possuíam era o anel, mas não tinha a chave inscrita mas sim um enigma para decifrarem. A chave revelou-se ser a diferença entre os isótopos que constituíam a bomba de que Tankado foi vitima e o numero de dedos que Tankado tinha numa mão devido á deficiência que tinha.

Ao longo da história havia sempre uma pessoa que perseguia Becker matando todos que tocavam no anel. Era um assassino português.

No final, David e Susan casaram-se e a NSA continuou a trabalhar como dantes.

4.3- Não tenho citações favoritas pois gostei de todas as partes por igual.

4.4- Sinceramente adorei o livro, a história, o conteúdo e escrita. Foi uma leitura muito agradável e que conseguiu salvaguardar as minhas expectativas. Gostei muito do pormenor de o assassino ser português o que não estava nada á espera. Estou indeciso se irei ler mais algum livro dele pois tenho medo de não gostar tanto como este e não quero mudar a minha opinião sobre o autor.

Goncalo Rosa
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Pontos : 2929

Re: Fortaleza Digital, DAN BROWN

Mensagem por Alexandre Santana em Seg 25 Jan 2010 - 11:20

Gostei bastante da apresentação, e tá bem explicado e história, a unica coisa que não gostei foi teres revelado algo bastante importante, na tua opinião (e também no final da sinopse), o que é suposto ser um misterio até o fim do livro.

Contaste também o final do livro, o que era suposto ser supresa para quem lê! De resto está bom! Smile

E viva DAN BROWN Smile
Alexandre Santana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 66
Pontos : 3492

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 25 Fev 2010 - 4:30

Não me convenceu. Além do resumo estar por todo o lado na internet (por exemplo: http://www.poemasepensamentos.com.br/2009/09/25/dan-brown/) não escolheste citações significativas, nem demonstraste ter feito uma leitura personalizada. Há sempre algo muito pessoal que o leitor pode dizer acerca do livro que leu.
Claro que também falta a indispensável indicação das referências webgráficas utilizadas.

10 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15852

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por eduardo treska em Sex 26 Fev 2010 - 19:05

Boa noite,

Cheguei a este forum devido a postagem do Prof. Filipe Azevedo que deu como referência nosso blog onde existe a sinopse do livro aqui discutido.

Achei legal a referência, porém acho que o Prof. acabou não encontrando no mesmo blog a crítica literária do mesmo livro, caracterizando então o único post que encontrou como comum e cópia, ou seja, como em sua própria palavras, como mais um na internet.

Para mim este livro é um pouco fraco em relação aos demais, acho que ao tentar contar a estória dos personagens em locais diferentes, ele acabou se perdendo um pouco, deixando a estória um pouco monótona.

Apesar do livro ter perdido um pouco da moral comigo ainda é um ótimo livro, rico em detalhes.

Não farei uma crítica aqui pois não fui convidado a participar do tópico, mas como citei, existe uma critica no mesmo blog citado pelo professor.

http://www.poemasepensamentos.com.br/2009/10/13/critica-literaria-colecao-dan-brown/#ixzz0ghn5lR8U

Eduardo
Administrador do Poemas e Pensamentos.

eduardo treska
Página em branco
Página em branco

Número de Mensagens : 1
Pontos : 2740

http://www.poemasepensamentos.com.br

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 16 Mar 2010 - 5:26

Obrigado pela participação no nosso fórum. Apreciamos todos estes preciosos contributos (embora por vezes a resposta demore a chegar).

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15852

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Iúri | Shaft em Qui 18 Mar 2010 - 0:23

Ainda bem que gostaste, o livro é sem dúvida genial. A frase "quem guardará os guardas" é uma frase no mínimo épica, muito boa mesmo.
Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens : 91
Pontos : 3562

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares