Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Haruki Murakami, A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Haruki Murakami, A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol

Mensagem por Inês Cruz em Qui 18 Fev 2010 - 14:35

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol

1.2. Autor
Haruki Murakami

1.3. Editora
Casa das Letras

1.4. Data da Edição
Março 2009

2. Escolha do livro
2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Tornei-me uma leitora assídua de Murakami. tongue Já li duas obras dele, e gostei igualmente das duas, o que me faz querer explorar cada vez mais os seus outros títulos. A escolha deste livro em particular, penso que se deveu (mais uma vez) à capa e ao próprio título - A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol.
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3332

Folha de personagem
Guardião secular:

Leitor Re: Haruki Murakami, A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol

Mensagem por Iúri | Shaft em Qua 3 Mar 2010 - 15:04

Murakami é dos melhores autores que já tive o prazer de ler. Ainda não li este mas pela capa parece que vou ter de correr para uma livraria ou esperar que mo emprestes (quando acabar o kafka xD)

Boa leitura.
Iúri | Shaft
Texto
Texto

Número de Mensagens : 91
Pontos : 3499

Folha de personagem
Guardião secular: Monte Athos

Mensagem por JoanaSantos em Sex 5 Mar 2010 - 15:12

Acho que vamos ser os dois a correr às livrarias, Iúri.
Graças a ti, Inês, fiquei com vontade de conhecer os livros deste autor...

Boa leitura! Smile

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3472

Mensagem por Inês Cruz em Dom 30 Maio 2010 - 12:50

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Haruki Murakami, nascido em 12 de Janeiro de 1949, em Quioto, Japão, é um popular escritor e tradutor. Cresceu em Kobe, cidade portuária que lhe rendeu uma visão de mundo mundano, um dos pilares de sua obra.

Frequentou a Universidade de Tóquio, dedicando-se sobretudo aos estudos teatrais. Os seus dias de universidade foram caóticos e intensos, incluindo uma participação activa nos protestos contra a guerra do Vietname.

Antes de terminar o curso, abriu um bar de jazz chamado Peter Cat, à frente do qual se manteve durante 7 anos (1974-82). Murakami afirma ainda que: “Tudo que preciso saber na vida aprendi no meu bar
de jazz.”.
Fixou-se nos EUA em 1986, não antes de passar pela Europa.

Escreveu o seu primeiro romance -- Hear the Wind Swing -- em 1979 (livro ainda não traduzido para português) mas é em 1987, com Norwegian Wood (Noruwei no mori), que o seu nome se torna famoso no Japão.

Particularmente influenciado pela cultura ocidental, Murakami traduziu para o japonês diversas obras e recebeu prémios literários prestigiosos como o Tanizaki (Hard-boiled Wonderland and the End of the World), Noma (por A Wild Sheep Chase) e Yomiuri.

Após morar alguns anos na Europa e nos Estados Unidos, Murakami voltou ao Japão e vive actualmente nas proximidades de Tóquio.

Fontes: [http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=407] ; [http://pt.wikipedia.org/wiki/Haruki_Murakami] ; [o próprio livro]

3.2. Outras Obras do Autor

x Em Busca do Carneiro Selvagem (Hitsuji o meguru bōken, 1982)
x Norwegian Wood (Noruwei no mori, 1987)
x Dança, Dança, Dança (Dansu dansu dansu, 1988)
x Underground - o Atentado de Tóquio e a mentalidade japonesa (Andāguraundo, 1998)
x Sputnik Meu Amor (Spūtoniku no koibito, 1999)
x Kafka à Beira-mar (Umibe no Kafuka, 2002)
x Crônica do Pássaro de Corda (Nejimaki-dori kuronikuru, 2006)
x After Dark - Os Passageiros da Noite
x A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol (1998)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário
Romance, Ficção

4.2. Assunto

Hajime e Shimamoto conhecem-se quando são muito novos. Ligados pela solidão de se ser filho únicos e pelo interesse em música jazz e pelos livros, os dois rapidamente se tornam inseparáveis. Durante as tardes têm por hábito escutar a colecção de discos do pai dela depois da escola, sobretudo «South of the Border, West of the Sun», um tema de Nat King Cole que dá título ao romance.
Quando Hajime se vê obrigado a mudar-se para longe, os dois perdem eventualmente contacto…

Os anos passam, Hajime segue a sua vida, casa-se, tem duas filhas e quebra alguns corações pelo caminho.

Inesperadamente, e vinte anos mais tarde, Shimamoto reaparece na vida de Hajime numa noite de chuva. Para além de ser uma mulher de grande beleza e rara intensidade, a sua simples presença encontra-se envolta em mistério. Agora Hajime tem que escolher entre o seu primeiro amor, e toda a sua nova vida…

4.3. Citações favoritas

Nasci a 4 de Janeiro de 1951. Que é como quem diz: na primeira semana do primeiro mês da segunda metade do século XX. Uma coisa, imagino, digna de ser comemorada, razão pela qual os meus pais me deram o nome de Hajime – que, em japonês, significa «princípio».”

Pág. 1
- É o primeiro parágrafo, da primeira página do primeiro capítulo Laughing Achei piada a forma como o narrador se apresenta (sim, porque o narrador é também a personagem principal), e é uma forma interessante de se começar um livro.

Ao volante do meu BMW, parado num semáforo em plena e luxuosa Avenida Aoyama, enquanto escutava a Winterreise de Schubert, dei por mim a pensar: «E se aquela não fosse a minha vida? Se eu estivesse a viver a existência de outra pessoa? Até que ponto é que a pessoa chamada eu era verdadeiramente, ou não era, eu? Aquelas mãos enclavinhadas no volante, seriam minhas? A paisagem em redor – até que ponto era real?» quanto mais pensava naquilo, menos resposta tinha para as minhas perguntas.”

Pág. 86
- Apesar de serem questões um tanto extremas, tenho certeza que quase toda a gente já parou um bocado para pensar sobre algo semelhante. É por isso que gostei desta passagem, senti-me minimamente identificada. Very Happy

Um sorriso radioso, daqueles que dava vontade de mandar embrulhar tudo o que estava à vista e oferecer-lho de bandeja.”

Pág. 104
- Não tenho uma razão em especial para esta, apenas achei engraçado a forma de Hajime pensar em Shimamoto.

Deixei-me ficar durante muito tempo, a olhar para a chuva que fustigava as ruas. Dava-me a sensação de ter voltado a ser um menino de quatro anos. Quando era pequeno, nos dias chuvosos costumava ficar imóvel, sem mexer um músculo, a ver cair a chuva. Lembro-me de sentir o meu corpo descontrair-se pouco a pouco; ao mesmo tempo que me ia separando do mundo real. A chuva, é sabido, tem esse poder capaz de hipnotizar as pessoas.”

Pág. 116
- Mais uma das passagens que mostra a agilidade de Murakami… ainda mais, eu tenho um grande carinho pelos dias de chuva, pelo que este parágrafo em especial chamou-me à atenção.

4.4. Opinião sobre o livro
Para variar (ou não), Murakami surpreendeu-me pela simplicidade da escrita, e ainda mais pela sua versatilidade. O livro aborda temas como o amor, o desejo, o fantástico e até o “peso na consciência” com igual facilidade e agilidade, o que tornou a leitura bastante cativante. Para além disso, Murakami tem a incrível habilidade de provocar um sentimento de identificação com as personagens (em mim, em particular, com Shimamoto). A história em si também é fascinante, cheia de curiosidades pelo caminho.

Spoiler:
O próprio Haruki Murakami geriu um bar de jazz quando era mais novo; a personagem
principal de A sul da fronteira, a oeste do sol gere também um bar de jazz extremamente bem sucedido. Será que há semelhança
entre os dois, para além do gosto da música?

4,5/5 – Pensativo e nostálgico. Aconselho!

Curiosidade!
O livro de Haruki Murakami deve o seu nome ao tema «South of the Border, West of the Sun», de Nat King Cole, que as duas personagens tinham por hábito ouvir juntas quando crianças. Conhecem esta música? Para os interessados, deixo-a aqui:
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Iúri | Shaft em Dom 30 Maio 2010 - 13:18

Mais uma excelente apresentação, gostei bastante da curiosidade! Li tudo com interesse e acho que te conseguiste superar. Da minha parte ficas com um 20, vamos lá ver se o professor acha que tens direito a atingir tal panteão divino. ^^

Texto
Texto

Folha de personagem

Mensagem por Inês Cruz em Dom 30 Maio 2010 - 13:22

Pode-se dizer que usei "a parte colorida da massa cinzenta" (isto só para dizer que gostei da tua assinatura xD)

Obrigada, rosbife

Joana, começa a ler Haruki Murakami, aproveita o Verão a Beatriz, o Iúri e até o stor recomendam Very Happy
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Iúri | Shaft em Dom 30 Maio 2010 - 13:23

Da minha parte nem é uma recomendação, é uma ordem! Very Happy

Texto
Texto

Folha de personagem

Mensagem por JoanaSantos em Dom 30 Maio 2010 - 14:08

Excelente!
Acreditas que desde o primeiro dia que falaste neste livro andei a matutar o porquê desse título? Agora já está tudo explicado xD.

É verdade, tenho mesmo de ler um de sua autoria, mas não tenho tido tempo para me dedicar a um livro, E NEM SABEM COMO ISSO ANDA A DAR COMIGO EM DOIDA!

Na minha opinião penso que mereces 20. Gosto sempre das tuas apresentações, principalmente da forma como as organizas. Além disso, a curiosidade foi um ponto bastante positivo : ).

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3472

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 3 Jun 2010 - 15:23

20

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15789

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Iúri | Shaft em Sex 4 Jun 2010 - 15:00

Ah, afinal o stor sempre cedeu e deu um vinte! Já cumpri o meu objectivo para este ano lectivo! Very Happy

Texto
Texto

Folha de personagem

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 6 Jun 2010 - 14:35

Mas devo dizer que é um 20 polémico. Não é uma apresentação perfeita. Penso que a Inês a merece mais pela constância da qualidade e por ter sido a primeira a atingir os seis livros lidos e apresentados formalmente este ano. Portanto, um prémio.

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15789

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: