Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Um país para lá do azul do céu, Susanna Tamaro

Ir em baixo

Estouro Um país para lá do azul do céu, Susanna Tamaro

Mensagem por karol em Sab 4 Nov 2006 - 11:37

Carolina Paulino
11ºD nº7


1. Identificação do Livro:
1.1 Nome do livro: "Um país para lá do azul do céu";
1.2 Autora: Susanna Tamaro;
1.3 Editora: Editorial Presença;
1.4 Data de Edição: Lisboa, Fevereiro de 2003


2. Escolha do Livro:

2.1 Escolhi este livro porque fala da emigração ilegal, um assunto muito actual e importante dos dias de hoje...

3. Contextualização do Autor:
3.1 Alguns dados biográficos:
Autora: Susanna Tamaro

Nacionalidade: Itália
Website: http://www.susannatamaro.it

Curriculum: Susanna Tamaro nasceu em Trieste, Itália, no ano de 1957, embora tenha habitado em Roma durante a maior parte da sua vida. Em 1994 eclode o sucesso
Vai Aonde Te Leva o Coração, o bestseller que já vendeu mais de 6 milhões de exemplares no total dos países onde foi publicado. Actualmente, é proprietária de uma pequena herdade em Orvieto, em pleno coração da Umbria, onde encontrou um retiro espiritual que lhe confere a paz e tranquilidade necessárias para escrever.

3.2 Outras Obras da Autora:


-ESCUTA A MINHA VOZ

-CADA PALAVRA É UMA SEMENTE

-UM PAÍS PARA LÁ DO AZUL DO CÉU

-O FOGO E O VENTO

-CONVERSA COM SUSANNA TAMARO

-RESPONDE-ME

-O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE LER

-REGRESSO A CASA

-O CAVALEIRO LUA CHEIA

-TOBIAS E O ANJO

-UM LUGAR MÁGICO

-QUERIDA MATHILDA

-PARA UMA VOZ SÓ

-A ALMA DO MUNDO

-COM A CABEÇA NAS NUVENS
-VAI AONDE TE LEVA O CORAÇÃO

4. Conteúdo do Livro:
4.1 Género Literário: Este tipo de literatura é uma narrativa.

4.2 Assunto:

Este livro fala de 4 histórias drásticas de emigração num país desenvolvido (Itália, neste caso): a 1ª relata a história de uma rapariga (Rossella), cabo-verdiana, que vai para Itália à procura de uma vida melhor, vai para lá como empregada doméstica de um idoso (professor Baralti), que lhe faz a vida negra, pois é uma pessoa extremamente racista e é “amalucado”, visto que fala com um fantasma, a sua antiga ama (Arnilda); a 2ª narra a história de uma mulher (Nabila) que, quando o marido (Tiru) morre, decidiu ir com o seu filho (Raj), de 4 anos, para o estrangeiro, mas clandestinamente e trava-se com a dificuldade que é atravessar a fronteira de um país sem ser morta; a 3ª relata a história de uma rapariga (Salvacion) , de 19 anos, natural da América latina, que trabalha na casa de um doutor como empregada doméstica, tudo corria bem, a senhora era simpática, o senhor atencioso, até ao dia em que o senhor adoece e Salvacion é abusada por ele e a partir dai por necessidade finge que não aconteceu nada, mas vive com essa angustia para o resto da vida; a 4ª narra a história de um casal novo (Carla e António) que quer adoptar uma criança (Arik), e vão busca-la a Africa, é uma criança de raça negra, para este a felicidade é uma questão de peso e de cor, e por causa disso Carla não consegue relacionar-se com Arik e chega a entrar em desespero tentando o seu suícidio ou a morte de Arik.

4.3 Citações favoritas:

“Sou o monstro, sou o demónio que mastiga areia com os dentes”; “o vento é como o telefone”; “Lá em cima, as magias não serviam para nada; finalmente tinha percebido que o que as impedia de resultar era a cor. As magias resultaram de branco para branco, de negro para negro. Por isso, só havia uma coisa a fazer para libertar a mãe: passar a ser branco”

4.4 Opinião sobre o livro:

Gostei deste livro porque relata histórias que podem ser as de vários emigrantes, os emigrantes são muitas vezes vítimas de violência e falta de comunicação, que conduz à extrema desinserção social e ao desespero. Este livro mostra a coragem destas pessoas, que deixam o seu país à procura de uma vida melhor, sem saber se correrá tudo bem e se conseguirão uma vida melhor. Na minha opinião a emigração ilegal não é muitas vezes vista como um problema social gravíssimo, sendo muitas vezes posta de lado, e à conta disso muitas pessoas morrem diariamente. Os emigrantes que conseguem ficar no país não tiram o lugar a ninguém porque eles normalmente fazem o trabalho difícil, e tal com nós merecem serem respeitados…..



Aconselho o lerem este livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!









avatar
karol
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Idade : 28
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 23/09/2006
Pontos : 4316

http://Karol-Sadina.hi5.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum