Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

4&1 Quarto - Rita Ferro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

4&1 Quarto - Rita Ferro

Mensagem por Marta Fernandes em Qua 14 Abr 2010 - 8:23

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título - 4&1 Quarto
1.2.
Autor(a) - Rita Ferro

1.3. Editora - D. Quixote




2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Este livro é de uma amiga, pedi-lhe que me emprestasse um livro para apresentar e ela deu-me logo um que tinha no seu cacifo.




Após a leitura do
livro



3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Rita Ferro nasceu em Lisboa. Estudou design, especializou-se em marketing, foi professora de publicidade e exerceu fnções de direcção e consultoria em diversas empresas. Iniciou a sua carreira literária em 1990, arriscando um novo tipo de escrita feminina - sensível, intimista, geracional - que, tendo obtido um estrondoso sucesso e revolucionando o mercado literário português, conheceu inúmeros seguidores. Criou um estilo e, com ele, um novo género. Hoje, tendo já transcendido as questões femininas, ou não se esgotando nelas, distingue-se por uma técnica de narração mordaz e cativante, de grande versatilidade.

(tirado do livro)

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

O nó na garganta;
Por tudo e por nada;
Uma mulher não chora;
Os filhos da mãe;
A menina dança?;


4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário - Romance
4.2. Assunto (breve síntese)

As primeiras páginas do livro começam por relatar o amor de um casal, com uma vida normal, cúmplices e aparentemente felizes. Nuno e Teresa amavam-se um ao outro.
Casam-se e decidem viver juntos e a necessidade de um espaço só dos dois leva-os a consultar um agência, afim de os ajudar. É nesta agência que o casal compra uma casa a um agente imobiliário, Inácio. Após a compra, Nuno, Teresa e Inácio ficam amigos.
A amizade era sólida, apesar das formalidades em que o casal e o amigo se tratavam por "voçe". Inácio começa a frequentar os serões em casa dos amigos, já que vivia sozinho com o seu pai. Costumava dizer que só depois da morte do seu pai, que o despresava depois da morte da mãe, é que o poderia amar. Amar como se ama um pai. Talvez pela sua timidez e também pelo seu ar desligado do mundo, fazia com que passasse despercebido.
Inácio, calado, presenciava o amor do casal. Mas bastou um serão para mudar o rumo desta amizade. Num serão prolongado, onde o álcool parecia tomar conta do momento, o casal no meio da sua intimidade, convida Inácio a juntar-se a eles. Este não resiste e os três envolvem-se.
O conhecimento da intimidade e o desejo pela luxúria e pelo poder, tinha afastado o casal. O afastamento parecia ser a unica solução para a vergonha que ambos sentiam um pelo outro, pelo episódio que ocorrera naquela noite. Ambos começam a evitar-se e o ambiente ficou estranho entre os dois.
E é assim que surge Carlota, uma amiga de infância de Teresa. Carlota casou e foi viver para longe e sem saber bem o motivo do seu regresso Tersa recebe a amiga.
Esta decide contar o motivo porque voltou e conta à mulher de Nuno, o motivo do seu regresso, tudo por uma traição. Carlota estava casada com Bento, um homem perfeito, delicado e que a amava incondicionalmente até ao dia em que a mulher lhe despedaça o coração. Tentada pelo prazer e sem considerar as vitimas que podia fazer com o seu envolvimento com o irmão do marido, Carlota deixa-se levar e é apanhada por Bento, numa cama de hotel! A vergonha e o arrependimento levam-na a abandonar o marido, apesar deste ainda a amar. Teresa fica perplexa com a história da amiga e lembra-se de marcar um jantar para os quatro, Teresa, Carlota, Nuno e Inácio.
É então marcado um jantar de boas vindas e Carlota é apresentada aos membros masculinos do grupo. Com isto, os serões começam a ser passados pelos quatro amigos, até ao dia em que algo muda. Origens diferentes, personalidades distintas e estilos opostos, juntam-se numa só cama. Os quatro amigos envolvem-se sexualmente, completamente rendidos naquela aventura. A vergonha e o arrependimento instalam-se.
Teresa de novo afastada de Nuno, decide vingar-se e envolve-se com Inácio, e por amor a Nuno, Inácio viola, espanca e goza com Teresa. É aqui que o agente imobiliário começa a dar sinais de loucura.
Carlota após todo aquele enredo com os novos amigos, decide voltar e vai ao encontro do marido, Bento recusa voltar para ela, afirmando não ser digno do seu amor e pena. Triste, Carlota regressa.
Afim de uma reconciliação, Teresa marca um jantar em sua casa. Depois do banho, a escolha da roupa e por fim enquanto se veste, Inácio ouve o pai, já a faltar-lhe o fôlego, chamar pelo seu nome, mas ignora-o. A consciência não lhe pesa. Fecha a porta e sai.
Dá-se ínicio à refeição, perante todo o afastamento dos amigos. Repleto de insultos, discussões e arrependimento, o jantar acaba mal e Inácio, como todos, vai para casa e só aí pensa na possibilidade de o pai estar morto. Liga a Nuno, que por sua vez, pede à mulher e a Carlota que estejam presentes no enterro. Os quatro amigos reencontram-se.
Alguns dias depois, estão juntos em casa de Nuno e Teresa. Envolvem-se mais um vez. Começam a despir-se e já nus, marido e mulher rendem-se um ao outro enquanto Carlota e Inácio se beijam no tapete. Prestes a ceder à tentação, Inácio vai a cozinha a fim de trazer bebidas para os amigos e sem ninguém se aperceber, abre o gás. Nus como vieram ao mundo, inanimados no tapete, são socorridos por um vizinho.
Concluindo, uma amizade desfeita, um amor com sinais de afastamento que se traduz, no final, em união, são o fim da história destes quatro amigos. Inácio é internado num hospital psiquiátrico. Carlota, tem alta e desaparece. Teresa entra em coma. Nuno visita a mulher todos os dias.
O que ficou ? Nada.

4.3. Citações favoritas

"Só o sexo pode ser repartido, o amor é indivisível."

4.4. Opinião sobre o livro

Inicialmente a leitura parece um pouco erótica, se assim quisermos chamar, mas com o decorrer da história percebe-se que não passa de uma descrição de um factor natural, o sexo.
É de leitura rápida, facil e "leve". "Pesa" apenas o que nele é descrito, amor-traição, amor-amizade.
avatar
Marta Fernandes
Letra
Letra

Número de Mensagens : 6
Idade : 24
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 05/11/2009
Pontos : 2850

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4&1 Quarto - Rita Ferro

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 21 Abr 2010 - 14:03

14 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15793

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum