Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A Felicidade Não Se Vende - Lolly Winston

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Felicidade Não Se Vende - Lolly Winston

Mensagem por joane em Seg 24 Maio 2010 - 14:12

1 - Identificação do livro
1.1 - A Felicidade Não Se Vende
1.2 - Lolly Winston
1.3 - Presença
1.4 - 23/03/2009



2 - Escolha do livro
2.1 - A escolha do livro não foi por ter ouvido falar dele nem nada parecido. Tinha-o em casa e talvez pelo título ser apelativo resolvi lê-lo. Só pelo título conseguimos perceber que a felicidade não se vende mesmo, e que para obte-la temos de fazer por isso.

3 - Contextualização do autor
3.1 - Lolly Winston, nasceu e foi criada na cidade de Hartford, no Connecticut. É mestre em Escrita Criativa pelo Sarah Lawrence College, onde apresentou como tese uma série de short stories. Lawrence College, onde apresentou como tese uma série de short stories. Viveu no Havai durante oito anos onde trabalhou como copywriter. Mais tarde mudou-se para São Francisco, dedicando-se ao jornalismo, em regime de freelancer. Actualmente reside na Califórnia.
3.2 - "Um novo sentido para a vida
"Doce Lamento"

4 - Conteúdo do Livro
4.1 - Romance
4.2 - Esta história gira em torno de um casal, que durante três anos tem feito de tudo para concretizar o seu maior sonho, ter um filho. Mas isto têm sido muito difícil devido á doença da mulher, Elionor, ter uma doença rara que faz com que esta tenha probabilidades muito elevadas de sofrer um aborto espontâneo. O marido Ted apoia-a incondicionalmente, no entanto, Elinor considera que ela é a única a sofrer com a situação. Os tratamentos e as variações de humor de Elionor fazem com que o casamento comece a desmoronar-se, e esta isola-se cada vez mais do marido.
Para agravar a situação Elionor segue Ted e descobre que este tem uma amante, a sua treinadora pessoal do ginásio, uma mulher bonita, bem servida de corpo e fogaz, tudo o que Elionor não se considerava, as tentativas de engravidar, as fertilizações in vitro têm-na deixado cada vez mais cansada e menos divertida. Nesta mulher Ted procurava a paixão incondicional, e o que a mulher já não tinha paciência para lhe dar, sexo.
Quando descobre o caso do marido, Elinor sai de casa para por as ideias no lugar, mas Ted não quer desistir do casamento. Entretanto, descobre que a amante tem um filho. Toby revela-se um miúdo rebelde mas, e ao contrário do que sucede com os outros namorados da mãe, gosta de Ted e quer que este se case com a mãe, Gina.
Ted convence a mulher a regressar a casa e quando tudo parece estar a voltar ao normal, Elinor descobre que o marido dá explicações de Matemática a Toby o que quer dizer que tem continuado a encontrar-se com a amante e pede o divorcio.
Mas muda de ideias ao descobrir que o seu sonho se tinha tornado realidade, conseguiu engravidar de Ted. Este ao saber da novidade decide deixar Toby e Gina e regrassar para junto de Elionor.
Perdem o bebe, num aborto espontâneo, devido á doença de Elionor. Continuam a viver juntos até que um dia Toby marca um encontro com Ted no centro comercial, só para que este veja o seu novo explicador com a mãe e sinta ciúmes. Quando lá chega depara-se com Shane, o ex-namorado ciumento de Gina, bêbedo, a tentar bater-lhe e mete-se á frente, onde acaba por levar uma facada e ir inconsciente para o hospital. É aqui que Elionor entende que não se importa de ficar sem Ted, como marido, só não quer que ele morra, mas sim que seja feliz ao lado de quem realmente ama, Gina.

4.3 - "Elionor deseja recuar no tempo, para apagar os últimos dois anos. Parece que o filtro de spam da vida deles se avariou, e está a deixar entrar todo o tipo de porcaria: tratamentos médicos dolorosos, resultados de testes negativos, noites em claro e agora esta interesseira em collants." (Quando Elionor descobre que Ted tem um caso.)


"Elionor não consegue perceber o que sente por este miúdo. É manipulador, sem dúvida. Mas o seu desespero toca-lhe o coração. O cabelo dele, como se fosse um tapete mal escovado. E o aspecto inabalável por Ted. Mas parece que Toby e Gina não querem apenas um tipo na vida deles. Querem Ted. Não é uma coisa com que alguma vez pensemos que vamos ter de nos preocupar: um grupo de dois apaixonador pelo nosso marido."

"Detestas isto ? Odeias-me ? Óptimo. Vou ligar ao teu pai e á Cruella para lhes dizer que vais a caminho. - O que estás a fazer ? - diz Toby. - Estou a comprar um bilhete de avião. - Não ameace o seu filho com consequências que não tenciona concretizar, ouve o livro dos pais a censurar. Ele acusá-la-á de fazer bluff."

"Não compreende. Se formos a ver, as pessoas não precisam apenas de amor. Precisam de um amor forte, de um amor complicado, de um amor confuso. Não compreende. Porque é que as pessoas tornam a vida mais dificil do que é necessário ?"

4.4 - Para mim este livro retrata o que muitas vezes se passa com muitos casais.
Os efeitos tantos físicos como emocionais e psicológicos que tanto a mulher como o homem sofrem durante os tratamentos e as tentativas de engravidar. Como um sonho que é ter um filho consegue alterar as pessoas, os seus sentimentos e por fim destruir um casamento.
Na minha opinião, o desfecho da história não me agradou muito, pois ficamos sem perceber o que se sucedeu a seguir, com qual das mulheres Ted ficou, Elionor ou Gina, mas talvez fosse propositado por parte da autora fazer-nos imaginar o fim da historia.



Bibliografia:



- http://leiturasdasmarias.blogspot.com/search/label/Lolly%20Winston



- http://www.wook.pt/authors/detail/id/41058


avatar
joane
Letra
Letra

Número de Mensagens : 5
Idade : 24
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 23/10/2008
Pontos : 3340

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Felicidade Não Se Vende - Lolly Winston

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 6 Jun 2010 - 14:23

15

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15905

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum