Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

para a minha irmã- Jodi Picoult

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

para a minha irmã- Jodi Picoult

Mensagem por Ana Coelho em Qui 27 Maio 2010 - 10:08

1.Identificação do Livro

1.1. Título
para a minha irmã

1.2. Autora
Jodi Picoult

1.3. Editora
Editora Civilização

1.4. Data da Edição

Janeiro de 2010

2.Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Já tinham ouvido falar do livro devido ao filme baseado no livro, pois todas as pessoas que me tinham falado do filme diziam que era muito bonito e que era uma lição de vida.
Então certo dia encontrei o livro e decidi ler…

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos
Jodi Picoult nasceu e cresceu em Long Island. Estudou Inglês e escrita criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen enquanto ainda era estudante. O seu espírito realista e a necessidade de pagar a renda levaram Jodi Picoult a ter uma série de empregos diferentes depois de se formar: trabalhou numa correctora, foi copywriter numa agência de publicidade, trabalhou numa editora e foi professora de inglês. Aos 38 anos é autora de onze best sellers e em 2003 foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction.

3.2. Outras Obras da Autora

Em Troca de Frágil Dezanove minutos Uma Questao de Fé O Filme Perfeito

Um Coração

O Décimo Círculo Tudo por Amor O Pacto Memorias Esquecidas

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género LiterárioDrama

4.2. Assunto
Esta história é sobre um família que parece normal mas que ao longo dos anos se transforma numa família super problemática.
Kate é uma menina saudável até que aos dois anos, é lhe diagnosticado leucemia e só com um transplante é que possivelmente poderia ter poucos mas alguns anos de vida. Sara e Brian, pais de Kate e Jesse, ficam em choque e fazem as análises ao sangue para verem se são compatíveis com a sua filha e até mesmo Jesse faz essa análises na esperança que Kate pudesse ter um dador compatível dentro da família.
Passado algum tempo, o doutor que acompanha Kate, Dr. Chance traz a notícia que nenhum dos familiares é compatível com Kate e que esta tem de ficar à espera que encontrem um dador compatível o que será muito complicado. Ao dar esta noticia Sara, mãe de Kate pergunta se existe outra solução sem ser ficar à espera a que o doutor responde afirmativo, existe uma possibilidade mas no entanto levantaria muitas polémicas, caso Sara e Brian tivessem outro filho mas não havia certezas que esse seria geneticamente igual a Kate, só havia uma solução era que estes tivessem um filho manipulado geneticamente em laboratoria de maneira a que esse tivesse os mesmos cromossomas que Kate e geneticamente igual a esta.
Na tentativa de salvar Kate nasce Anna que tem os mesmos cromossomas que Kate e que ao longo dos anos tem uma vida de doente embora não tenha nenhuma doença.
Tentado ajudar a irmã Anna mete uma acção judicial contra os pais, depois de muita discussão no dia das últimas audiências no tribunal Anna revela que foi Kate quem lhe pediu para se recusar a doar-lhe um rim pois estava falta de sofrer.
No fim do julgamento o advogado de Anna fica com a responsabilidade de tomar todas as decisões relativamente à saúde desta. No caminho para o hospital, Anna e o Advogado tem um acidente que vitima Anna mortalmente e depois de tanta luta pela sua emancipação médica Anna acaba por doar o rim à irmã e no fim morre. Deixando Kate com uma vida completamente livre de qualquer tratamento médico.

4.3. Citações favoritas
“Quando começo a sentir-me assim, vou à casa de banho, levanto a camisola e toco nas linhas brancas da minha cicatriz. Lembro-me de como, de inicio, achei que os pontos traçavam o seu nome. Penso no seu rim a trabalhar dentro de mim e no seu sangue a correr nas minhas veias. Eu levo-a comigo, onde quer que eu vá”

4.4. Opinião sobre o livro
No inicio do livro não o achei muito cativante mas prendia-nos (leitores) a que continuássemos a ler, de modo a saber-mos ate onde a história ia. Agora que li o livro todo Adorei é um livro que transmite-mos uma grande lição de vida e envolve-nos num drama familiar que parece não ter saída mas que no final tudo acaba bem ou mas ou menos.

Ana Coelho
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Pontos : 3380

Re: para a minha irmã- Jodi Picoult

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 6 Jun 2010 - 14:41

12

Spoiler:
Deves corrigir os erros nos textos escritos por ti, isto é, a opinião. Para os restantes deves também indicar as referências web ou bibliográficas.

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15907

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: