Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Nora Roberts, A pousada no fim do rio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Felina Nora Roberts, A pousada no fim do rio

Mensagem por Inês Cruz em Dom 30 Maio 2010 - 13:29

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título
A pousada no fim do rio

1.2. Autora

Nora Roberts

1.3. Editora
Edições Chá das Cinco

1.4. Data da Edição
Janeiro 2010

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Aqui há tempos, experimentei ler um dos livros da autora que tinha chegado há pouco às livrarias e que me tinha sido oferecido. A experiência soube-me bem o suficiente para a querer repetir, desta vez com “A pousada no fim do rio”, e, quem sabe, ganhar uma nova escritora preferida. Razz
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3332

Folha de personagem
Guardião secular:

Felina Re: Nora Roberts, A pousada no fim do rio

Mensagem por JoanaSantos em Dom 30 Maio 2010 - 14:09

Adoro sempre as capas do livros desta autora
Boa leitura! : )

JoanaSantos
Texto
Texto

Número de Mensagens : 76
Pontos : 3472

Mensagem por Inês Cruz em Dom 30 Maio 2010 - 16:07

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Com mais de 400 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e mais de 60 bestsellers na lista do New York Times, Nora Roberts (10 Out. 1950) é uma das autoras mais lidas e respeitadas do mundo.
Foi a primeira autora a ser convidada para a
Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos e é, agora, membro de muitos outros grupos de escritores. Ganhou incontáveis prémios dos seus colegas e da indústria de publicação.

Nora também editou volumes sobre o pseudónimo de J.D. Robb, o qual é hoje prestigiado pelo mundo inteiro.

Nascida em Silver Spring, Maryland, Nora Roberts é a mais nova de cinco filhos. Vive em Keedysville, é casada, e continua a escrever.

FONTES: [http://pt.wikipedia.org/wiki/Eleanor_Marie_Robertson]; [http://www.noraroberts.com/aboutnora/bio.html]; [o próprio livro] ; [http://www.segredodoslivros.com/sugestoes-de-leitura/a-pousada-no-fim-do-rio.html]

3.2. Outras Obras da Autora

Títulos de Nora Roberts:
. Trilogia das Três Irmãs (A Ilha das Três Irmãs; Entre o Céu e a Terra; A Cor do Fogo)
. Trilogia Irlandesa (As Jóias do Sol; As Lágrimas da Lua; O Coração do Mar)
. Trilogia da Herança (Herança de Fogo; Herança de Gelo; Herança de Vergonha)
. Saga da Baía de Chesapeake (Levado pelo Mar; Marés Altas; Porto de Abrigo; O Azul de Baía)
. Naquele Tempo
. A Dama Negra
. Jogos de Mãos
. Escândalos Privados
. Luzes do Norte
. Tesouros Escondidos
. Onde Caem os Anjos
. A Vila

Com o Pseudónimo de J.D. Robb:
. Nudez Mortal
. Glória Mortal
. Fama Mortal
. Êxtase Mortal

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário
Romance

4.2. Assunto (breve síntese)
Tudo começou em Hollywood. Eram um casal feliz e amavam a filha. O pai era um actor charmoso e a mãe uma linda actriz em ascensão.
E depois ele matou-a. O pai matou a mãe e foi para a prisão. O monstro foi para a prisão.
E Olívia foi viver com os avós.

Olívia cresceu no meio da floresta, protegida e amada pelos avós. Aprendeu a distanciar as pessoas e os sentimentos e a tomar conta de si própria. Até conhecer Noah, filho do polícia que a levou naquela noite sangrenta. Olívia terá que aprender a ser forte, a enfrentar os seus medos e, acima de tudo, a aceitar Noah.

Até o monstro voltar a aparecer…

4.3. Citações favoritas

- Você estava no piso inferior e viu-a em cima da mesa, ali, brilhante e afiada. Agarrou nela e esfanicou a sua mulher porque ela não queria mais nada consigo. Se ela não podia ser sua, então não seria de ninguém. Foi esse o seu pensamento, não foi, Tanner? A cabra merecia morrer.
- Não, não, não! Eu nunca teria feito uma coisa dessas. Não posso ter sido eu. - Mas ele lembrava-se do toque da tesoura nas mãos, da forma como os seus dedos se tinham fechado em torno dela, o modo como o sangue tinha escorrido pela lâmina. - Eu amava-a. Eu amava-a." Pág. 46
-Este diálogo acontece durante o interrogatório de Sam Tanner, o suposto assassino. São arrepiantes as imagens que me vieram à cabeça de uma tesourada nas costas enquanto lia isto

-Acho que vi um musaranho. - Noah passou-lhe o café e sentou-se. - Não sei se era um errante ou um escuro, mas tenho a certeza de que era um musaranho.
- O errante encontra-se mais nas planícies - disse ela. - A esta altitude era provavelmente um escuro.
- Seja como foi, parecia-se muito com um rato e acho que andava à procura de comida.
- Eles estão sempre a comer, raramente ficam mais de três horas sem comer. Muito parecidos com alguns rapazes da cidade que eu conheço. Pág. 323
- Quando li isto, dei comigo a pensar «- Mas que raio é um musaranho?!». Mais tarde fui pesquisar e descobri que os musaranhos são estes simpáticos bichinhos. Posso dizer que já aprendi qualquer coisa

4.4. Opinião sobre o livro

O que mais apreciei em 'A pousada no fim do rio' foi a destreza que a N.R. tem para nos atrair para a leitura e para o decorrer da história. Aconselho a leitura, apesar de não guardar curiosidade pelos seus próximos títulos.
A história deste livro, embora semelhante à do primeiro que li dela (O Recife), conseguiu desanimar-me e ao mesmo tempo prender-me
Spoiler:
sobretudo no final, quando descobrimos quem é o verdadeiro assassino...
Em suma:previsível e não tão interessante em termos da história; os pontos fortes foram as descrições da floresta (são tão bem conseguidas e cheguei a um ponto em que desejei que o livro tivesse imagens e cheiro) e a relação entre o Noah e os pais. Confesso também que senti um pouco de desgosto por me ter que “despedir” do livro.

Assim, dando uma nota por alto, o saldo é positivo, mas um positivo mais por bem-querer.

4/5 – Bom
Inês Cruz
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 38
Pontos : 3332

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 3 Jun 2010 - 15:25

19

Professor