Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"O cortiço" Aluísio Azevedo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"O cortiço" Aluísio Azevedo

Mensagem por ktiakemi em Seg 14 Jun 2010 - 12:18

Antes de ler o livro



1. Identificação do Livro

1.1. Título:O cortiço

1.2. Autor(a):Aluísio Azevedo

1.3. Editora:Paulus

1.4. Data da Edição:2005


2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Escolhemos este livro p
ois ele é um dos principais romances do Naturalismo e um dos mais pedidos nos vestibulares.


Após a leitura do livro
3. Contextualização do Autor


3.1. Alguns dados biográficos:


Aluízio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu em1857 em São Luiz (Maranhão) e faleceu em 1913 em Buenos Aires (Argentina) .Antes de se tornar um ficcionista, trabalhava como caricaturista em jornais políticos e humorísticos.È considerado o introdutor do Naturalismo no Brasil.


3.2. Outras Obras do(a) Autor(a):

O Mulato(1881)

Casa de Pensão(1884)

O Homem(1887)

O Coruja(1890)

O Cortiço(1890)






4. Conteúdo do Livro


4.1. Género Literário:Romance


4.2. Assunto (breve síntese)


João Romão,após a morte de seu patrão,devido ao seu empenho ao trabalho,alcançou muitos bens deste.Labutou bastante,e depois que sua vizinha Bertoleza ficou viúva decidiu se juntar à ela,os dois lutavam juntos e a cada dia que passava adquiriam terras,transformando no cortiço São Romão,onde foram construídas pequenas casinhas,fazendo com que diversas pessoas mudassem para lá.Dentre os moradores do cortiço estava:D.Isabel,sua filha Pombinha;Paula(conhecida como Bruxa);D. Marciana,sua filha Florinda;Rta Baiana;entre outros.A partir da criação do cortiço,João Romão aumentava suas economias,pois além de ganhar dinheiro em sua venda ,também adquiria do aluguel dos que ali moravam.
Nessa ocasião um sobrado que ficava a direita da venda fora comprada por um tal de Miranda,que estava vivendo momentos de crise pois sua mulher Estela havia o traído.Junto deles mudaram sua filha Zulmira,o velho Botelho e depois de algum tem pó o Henrique,que era filho de um amigo de Miranda.

João Romão e Miranda brigavam constantemente .

Passados alguns dias chegou um cavouqueiro chamado Jerônimo oferecendo serviço à João Romão, que aceitou.Logo Jerônimo junto com sua esposa Piedade mudou-se para o cortiço, deixando sua filha num colégio interno.

Tempo depois Rita Baiana, uma das moradoras do cortiço voltava de uma de suas viagens e havia combinado com seu amante Firmo de fazer naquele mesmo dia , um jantar em sua casa.

O dia passou tão rápido e a noite , Firmo junto com seu amigo chegam à casa de Rita já cheia de gente. Comeram , beberam e começaram à cantar e Rita Baiana à dançar,tornando a noite alegre e agradável.

Jerônimo ao ouvir a música desceu no pátio e viu Rita Baiana e acabou se apaixonando.

Dias depois Florinda começou a passar mal.Como sua mãe já desconfiava,agora não tinha mais dúvida de que sua filha estava grávida,então nervosa começou a bater nela,exigindo que ela contasse quem era o pai da criança.Para não apanhar mais,contou que o pai era o caixeiro da venda de João Romão.Ficando revoltada D.Marciana foi até a venda e fez o maior escândalo,exigindo que ele se responsabilizasse, mas na mesma noite ele fugiu.Florinda vendo que sua mãe só batia nela ,numa certa noite fugiu.D. Marciana ficou mais revoltada ,e João Romão vendo esta expulsou-a do cortiço.

Nesse mesmo tempo a comadre Léonie,uma prostituta muito bonita veio visitar uma das moradoras do cortiço.Chegando lá logo perguntou por Pombinha,que não estava em casa,mas quando estava indo embora encontrou –a junto de sua mãe D. Isabel,convidou as duas para ir em sua casa no dia seguinte, que era domingo.

Amanheceu o dia e para surpresa de todos principalmente de João Romão, no jornal saiu que Miranda havia recebido o título de Barão de Freixal.O dia passou e novamente haveria um jantar na casa de Rita Baiana,só que desta vez Jerônimo foi;por ter bebido bastante ,deu em cima de Rita e Firmo vendo não gostou ,a ponto de chamá-lo para briga;os dois estavam bêbados,Jerônimo derrubava Firmo a todo momento,só que o segundo pegou uma navalha e cortou a barriga de seu adversário,este ficou caído sem ter forças de se levantar.Firmo após ferir gravemente Jerônimo,fugiu;alguns minutos depois a policia chegou,só que nesse mesmo momento a Bruxa incendiou uma das casas do cortiço,que foram apagadas em tempo.

Nessa mesma noite ; Pombinha e sua mãe havia ido à casa de Léonie.Lá D.Isabel indo dormir, Léonie e Pombinha acabaram tendo uma relação.

No outro dia Pombinha percebeu que havia se tornado mulher.Essa foi uma surpresa para D. Isabel que ficou tão feliz que avisou e logo foi avisar João da Costa (noivo de Pombinha) para marcar o casamento.

Poucos dias depois foi criado na mesma rua um outro cortiço,o’’Cabeça de Gato’’.

Nessa ocasião,João Romão virou amigo de Miranda,pois estava interessado em Zulmira,porém tinha um problema ,ele morava com Bertoleza.

Jerônimo passados todos esses dias recebeu alta do hospital,chegando em casa dois amigos já esperavam por ele,pois haviam combinado de matar Firmo que agora se encontrava morando no ‘’Cabeça de Gato’’.Eles planejaram tudo e Firmo teve uma morte muito violenta.Após ter matado Firmo voltou com o intuito de fugir com Rita.Ele fugiu primeiro e sua esposa percebeu que Rita estava envolvida,as duas brigaram e novamente a Bruxa incendiou o cortiço,só que desta vez fez um estrago muito grande,algumas pessoas morreram inclusive a Bruxa.diante de toda essa confusão Rita fugiu e foi morar com Jerônimo.

Nesse tempo Pombinha já havia separado do marido e tinha ido morar com Léonie ,virando assim uma prostituta,sua mãe morreu de desgosto.

João Romão após o incêndio fez com que o cortiço ficasse melhor do que antes.E a cada dia que passava ele estava mais apegado ao Miranda.D. Estela havia marcado a data do casamento de João Romão e Zulmira,só que ele não sabia o que fazer com Bertoleza.

Um dia,conversando com Botelho,João Romão teve uma idéia em como se livrar de Bertoleza.Como ela era uma escrava fugida,ele ligou para o dono dela dizendo que ela estava com ele.Combinaram de o dono ir buscá-la.

Alguns dias depois o dono junto à alguns policiais foram na casa de João Romão buscar Bertoleza,momento em que ela estava escamando peixe.Quando disseram que iriam leva-la,tentou fugir,mas não tendo saída acabou por suicidar-se.





4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“A Bruxa surgiu à janela da sua casa ,como à boca de uma fornalha acesa.Estava horrivel;nunca fora tão bruxa.O seu moreno trigueiro de cabocla velha,reluzia que nem metal em brasa;a sua crina preta,desgrenhada,escorrida e abundante como as das éguas selvagens,dava-lhe um caráter fantástico de fúria saída do inferno.E ela ria-se,ébria de satisfação,sem sentir as queimaduras e as feridas,vitoriosa no meio daquela orgia de fogo,com que ultimamente vivia a sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca.”

4.4. Opinião sobre o livro:

Gostamos muito do livro,pois apesar de ser bastante detalhista ele nos mostra o comportamento humano e a grande desigualdade social da época.




Jéssica 15
Kátia 16
Maura 17
Mirian 18

ktiakemi
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 4
Idade : 24
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 19/03/2010
Pontos : 2824

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "O cortiço" Aluísio Azevedo

Mensagem por Vicky em Sex 18 Jun 2010 - 9:17

Parabéns pela escolha do livro.

A nota de vocês será 14.0 (7.0),pois acredito que o grupo de vocês têm a capacidade de detalhar mais algumas passagens do livro para que a síntese fique coesa para haver coerência na leitura. Além de terem que caprichar mais na opinião que tiveram sobre a leitura, pois a de vcs ficou muito compacta, e a opinião muitas vezes faz toda a diferença em um trabalho.
avatar
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 25
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 3306

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "O cortiço" Aluísio Azevedo

Mensagem por alexandre(hiro) em Qua 23 Jun 2010 - 15:41

Nota 14 (7.0) também...

Parabéns
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5521

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "O cortiço" Aluísio Azevedo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum