Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

As aventuras de Huckleberry Finn- Mark Twain

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As aventuras de Huckleberry Finn- Mark Twain

Mensagem por apatty94 em Ter 6 Jul 2010 - 16:25

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título “As aventuras de Huckleberry Finn”
1.2. Autor(a) Mark Twain

1.3. Editora Publico
1.4. Data da Edição Setembro 2004

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Creio que o livro veio com um jornal e a minha avó ofereceu-mo, isto foi há quatro anos atrás.
Devo dizer que adorei o livro, e decidi então, já com os meus dezasseis anos lê-lo pela terceira vez.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Mark Twain é na verdade um pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens, um escritor Norte-Americano que nasceu em Florida a 30 de Novembro de 1835 e morreu em Redding em 1910.

Foi a celebridade mais conhecida de sua época e também usou o pseudônimo "Sieur Louis de Conte".

Os seus romances mais famosos são Aventuras de Huckleberry Finn", e "As Aventuras de Tom Sawyer" que são ainda hoje muito populares entre os jovens.
3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

Mark Twain tem uma extensa bibliografia que inclui obras como:

- “As aventuras de Tom Sawyer”

- “Autobiografia de Mark Twain”

-“O que é um homem”

-“Vida no Mississipi”

-"Pudd'n'head Wilson

-"Velhos tempos no Mississipi"

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário Romance, Ficcao e Narrativa

4.2. Assunto (breve síntese)

Huckleberry Finn é um rapaz travesso e rebelde, filho de um alcoólico violento. Foi confiado a duas respeitáveis senhoras e protegido por um juiz, para que o seu pai não lhe roube o dinheiro.

Para fugir do seu pai, Huckleberry parte na companhia de Jim, um escravo que pretende fugir para o Norte dos Estados Unidos para encontrar a liberdade numa longa viagem pelo rio Mississipi.

Os dois separam-se e reencontram-se entre varias e perigosas aventuras.

Mais tarde uma das respeitáveis senhoras morre deixando uma fortuna a Huck e a liberdade a Jim.

No final uma tia de Tom Sawyer tenta adoptar Huck, mas este foge da civilização e dirige-se para o Oeste.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

- “E assim não há mais nada que escrever e sinto-me feliz por isso porque eu não sabia a maçada que dava escrever um livro, pois se soubesse não me teria metido nisso e não tornarei a faze-lo. Mas acho que vou partir para o Território awm esperar pelos outros, porque a tia Sally tenciona adoptar-me e civilizar-me e eu não tolero uma coisa dessas. Já sei como isso é."

- As ultimas frases do livro, Huck ao descobrir que Polly, a tia de Tom Sawyer o quer adoptar foge, Huck é inimigo das fronteiras e limites e nao suporta viver de uma forma "civilizada", nao gosta de dormir numa cama, nao gosta de comer com talheres, de calcar sapatos e de ir a escola. O seu maior desejo é ser livre, para ser feliz Huck precisa apenas de uma jangada, da Natureza e das estrelas.

- "-Imagina que um homem se aproximava de ti e te dizia Parle-vu-france... que é que tu pensavas?

-Nao pensar nada; dar-lhe um murro na cabeca.

- Bolas, ele nao te estava a chamar nada. Estava apenas a perguntar-se se sabias falar frances.

-Entao porque nao perguntar ele isso?

-Mas ele estava precisamente a perguntar-te isso. É a maneira de te fazer essa pergunta em frances.

-Bem, ser uma maneira muito ridicula e eu nao querer ouvir falar mais nisso."

- Huck tenta explicar a Jim (o escravo que buscava a liberdade) que os franceses nao falavam como eles, Jim nao compreende acha que os franceses têm que falar como ele, Huck entao desiste e pensa que é um caso perdido tentar ensinar algo a um negro.

4.4. Opinião sobre o livro

É sem duvida o melhor livro que já li.

Não é maçador, bem pelo contrario tem uma historia intrigante e não pude deixar de me fascinar por Huckleberry, a personagem principal. É um rapaz que teve uma vida difícil, marcado por ser rebelde,selvagem e por ter uma certa falta de moral, contudo é extremamente perspicaz, inteligente, divertido e no fundo ate é boa pessoa.

Aconselho esta obra a todas as pessoas pois é um clássico intemporal e acessível a pessoas de todas as idades, nacionalidades e pontos de vista.
apatty94
Página em branco
Página em branco

Número de Mensagens : 1
Pontos : 2727

http://www.facebook.com/aninhaahaha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: