Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Ficha de leitura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Ficha de leitura

Mensagem por Gabriela Líbera em Dom 26 Set 2010 - 11:16

Antes de ler o livro
Esperamos pela sinopse do livro, que seja um conteúdo com bastante conhecimento e uma bela obra.

1. Identificação do livro



Lucíola – Um Perfil de Mulher
José de Alencar
Edições Melhoramentos
8ª Edição


2. Escolha do livro

Por ser uma literatura, ter uma história interessante e o livro ser de José de Alencar, autor de grandes obras.


Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor



O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”. Podemos considerar José de Alencar como o precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico. Apesar de ser mais conhecido por suas obras literárias, o escritor brasileiro José de Alencar fez também algumas peças de teatro. Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que faz sucesso até os dias atuais.

Outras obras:

Cinco Minutos

Guarani

Senhora

A Viuvinha


4. Conteúdo do Livro

Gênero: Romance

Breve Síntese: Paulo veio do interior para se estabelecer no Rio de Janeiro, lá conhece Lucíola, a prostituta mais linda e bem paga da região. Apesar das criticas que seu amigo Sá e o conhecido Cunha dizem sobre ela, que é insuportável, excêntrica e avarenta, vende tudo o que ganha, Paulo se apaixona e visualiza tudo ao contrário, vê nela uma delicadeza angelical. Lucíola luta contra esse amor, pois acha que por ser uma mulher da vida, ninguém pode amar um corpo sujo e indigno de prostituição. Paulo mostra a ela que isso não tem importância e ela acaba cedendo, conta que virou prostituta para sustentar sua família e livrar eles da febre amarela, mas a única sobrevivente foi Ana, a irmã dela que vive num colégio interno, onde ela ajunta o dinheiro ganho para um dote a ela. Lucíola, Paulo e Ana mudam – se para uma casa simples. Lucíola fica doente, Paulo descobre que ela estava grávida dele, mas infelizmente sofreu um aborto. No seu leito de morte pede a ele para casar – se com Ana, ele nega dizendo que a ama, mas vai cuidar como se fosse uma filha. Lucíola morre prometendo amá – lo por toda eternidade.

Citações Favoritas: A melhor citação é quando Paulo descobre o verdadeiro motivo dela ter sido expulsa de casa, que por sinal foi uma grande injustiça, pois ela se vendeu para salvar sua família de uma doença: a febre amarela, mas o pai dela não entendeu. Paulo pôde entender o quanto essa mulher foi uma heroína na vida.

Opinião sobre o livro: O livro realmente foi um aprendizado, pois Lucíola se sacrificou por amor a sua família! Nós adoramos ter lido o livro, foi uma história emocionante, que mostrou que não devemos ir pela aparência e sim ver o que tem no coração. Muito bom mesmo!

avatar
Gabriela Líbera
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 2
Idade : 24
Localização : Mogi das Cruzes, Brasil
Data de inscrição : 20/08/2010
Pontos : 2601

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Ficha de leitura

Mensagem por nilse martinez em Seg 11 Out 2010 - 20:24

Muito boa apresentação. A nota de vocês é 17 (8,5)

nilse martinez
Professora

Número de Mensagens : 240
Idade : 60
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/05/2007
Pontos : 3972

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum