Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Menino de Engenho - José Lins do Rego

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Bruce Melo em Dom 26 Set 2010 - 17:03

Menino de Engenho – José Lins do Rego Like a Star @ heaven

1. Identificação do Livro

1.1. Menino de Engenho
1.2. José Lins do Rego
1.3. José Olympio
1.4. Edição 94º

2. Motivos que levaram à escolha do livro
De vários livros vistos, achamos interessante pelo fato dele ser em 1ª Pessoa .

Contextualização do Autor

3.1. José Lins do Rego Cavalcanti (Pilar, 3 de junho de 1901 —Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 1957) foi um escritor brasileiro que, ao lado de Graciliano Ramos e Jorge Amado, figura como um dos romancistas regionalista mais prestigiosos da literatura nacional. Segundo Otto Maria Carpeaux, José Lins era "o último dos contadores de histórias." Seu romance de estreia, Menino de Engenho (1932), foi publicado com dificuldade, todavia logo foi elogiado pela crítica.

3.2. Bangüê (1934) , O Moleque Ricardo (1935) , Usina (1936)

4. Conteúdo do Livro
4.1. Romance Brasileiro
4.2. Síntese :
A mãe de Carlinnhos (Clarisse) está morta, assassinada pelo pai no quarto de dormir. Ninguém sabia compreender. O menino, apesar de pequeno, sente o impacto da morte da mãe e a solidão que esta lhe deixa. Ele viu a cena e correu para abraçar sua mãe que estava caida no chão mais um dos empregados o seguraram e o levaram para fora, começou a chorar baixinho querendo ver sua mãe. Logo os policiais vem e prende o pai do menino, e leva-o para o presídio. Era uma pessoa nervosa, um temperamento excitado. Sempre vivia discutindo com Clarisse, sempre brincava com Carlinhos como se fosse uma outra criança. Clarisse era uma pessoa muito bondosa com as pessoas, seus empregados o gostavam muito dela, e tratava seu filho com muito carinho. Era filha de senhor de engenho Zé paulinho.

Três dias depois da tragédia, levaram Carlinhos para o engenho do seu avô materno. Ele ia ficar morando com ele. Seu tio Juca, foi buscá-lo depois disso Carlinhos começa a conhecer o mundo que ele nunca tinha visto, se encanta com tudo que vê, tudo para ele é novo. No meio da viagem começa a imagina como é o engenho de seu avô, e idealiza.


Chegando no engenho, é levado para receber a bênção do avô e da preta velha Tia Galdina e ganha uma nova mãe – a tia Maria. Conhece alguns meninos que moram no engenho e mais fica um pouco timido com eles, o dia seguinte seu tio Juca leva ele para mergulhar num fio d'agua do rio paraíba, e seu tio diz que ele ja está batizado para a nova vida que vai começar.Aos poucos vai se acostumando com a vida no engenho. Seu tio Juca mostra o engenho, como as maquinas de trabalham e Carlinhos fica deslumbrado ao ver.


Seus primos chegam para passar as férias na fazenda dai começa a verdadeira bagunça na fazenda


Com Maria, vivia no engenho uma velha de nome Sinhazinha que tomava conta da casa do avô de Carlinhos com um humor desigual a qualquer um. Todos a detestavam, por sua arrogancia e sua malvadeza.


Lili era sua prima, magrinha e branca, um certo dia amanheceu vomitando preto, Carlinhos a viu e ficou do seu lado, parecia como se fosse uma despedida, e as empregadas o tiraram e fecharam a porta, logo se soube que ela tinha morrido, ele ficou muito triste, pois se afeiçoou muito com ela. Com a morte de Lili, Maria dobrou os cuidados com Carlinhos. Depois começou a ver as primeiras letras, mas nada entrava na sua cabeça, pois só pensava na liberdade nas patuscadas no mundo lá fora.

Numa tarde chega um bilhete no engenho dizendo que o cangaceiro Antônio Silvino iria fazer uma visita de cortesia ao engenho Santa Rosa. O pessoal da casa se prepara para chegada do cangaceiro e seu bando, por parte dos meninos ficaram com uma grande expectativa, que para eles era como se fosse um heroi.

O famoso cangaceiro chega e é recebido pelo senhor de engenho. A partir, entretanto, os meninos demonstram o seu desencanto.

em outro dia Carlinhos leva a sua primeira surra pelas mãos da velha Sinhazinha, pois estava brincando com um pião e acertou o pé da Sinhazinha. Ficou desolado o dia todo, e à noite, foi dormir pensando na vingança.


Carlinhos dormindo começa a escutar relampejos, ficou oito dias. A cheia do Paraíba chegou devastadora, matando gente e animais, destruindo plantações e casas. As pessoas do engenho refugia-se na casa do velho Amâncio que a cheia ñ chegou lá, fugindo da fúria das águas. A enchente tinha sido arrasadora e as águas chegaram a penetrar na casa grande. Os prejuízos eram enormes destruindo muitascoisas do engenho.

Carlinhos começa a aprender a ler e a escrever com a bela Judite, mulher do Dr. Figueiredo, e começou a conhecer oque era o amor.


Coronel José Paulino gostava de percorrer sua propriedade, para poder saber como estava sendo cuidada, ouvindo as precisões dos trabalhadores, queixas e implantar ordem em seu engenho.


Carlinhos e outros muleques com seu primo Silvino, foram nostrilhos do trem, Silvino querendo provocar um desastre, coloca uma pedra enorme na linha de trem para vê-lo tombar. Carlinhos começa a imaginar a cena terrível com gente morta e ferida e, num gesto heróico, atira-se diante do trem e rola a pedra dos trilhos, se abaixa e começa a chorar, e por ali fica ate começar a escurecer e volta para casa.

Pelo engenho, corria o boato de que um lobisomem estava aparecendo na Mata do Rolo. Diziam que ele comia fígado de menino e que tomava banho com sangue de criança de peito. E pensavam que eram um vendedor de ovos, Zé Cutia que so gostava de andar de noite. Uma noite um padre ia numa casa onde estava um raspaz doente, encima de seu cavalo, logo quando se depara o cavalo para e atras havia um bicho grande segurando o rabo do cavalo, o padre pegou a caixinha das hóstias e apontou no bicho, o bicho começou a gemer e soltou do rabo do cavalo, no outro dia encontraram Zé Cutia falecido nomeio da estrada. Além do lobisomem, outros como duendes, zumbi, as caiporas, as burras-de-padre etc.

No engenho chega uma senhora, a velha Totonha que com suas histórias fabulosas encantavam Carlinhos e outros meninos. Quando passava pelo engenho era uma festa. Suas histórias, sempre de reis e rainhas comoviam.


Um antigo sonho de Carlinhos se realiza era ganhar um Carneiro para montaria. Chamava-se Jasmim. Entretinha-se com ele boa parte do tempo e, com isso, os canários que ele prendia nas gaiolas ganharam a liberdade.

Um certo dia chegam parentes de Carlinhos no engenho que vieram la do Recife, na parte das grandes cidades, o amor desperta forte no coração de Carlinhos ao ver a menina, Maria Clara que possuia oito anos,idade mesma a sua . Uma prima civilizada do Recife, que estava ali com a família para passar férias. No começo ele era muito envergonhado, pois ela parecia muito arrumada e ele não. Quando els pegaram amizade ficavam todo tempo juntos, até que um dia os dois estavam conversando e Carlinhos a beijou a força e saiu correndo todo alegre, depois disso andaram por tudo no engenho ate o dia dela ir embora, ela entrou dentro do carro e foi nem ligou para Carlinhos quando ele voltou para o engenho alguem da cozinha disse:perdeu a namorada, e ele saiu chorando para seu quarto.


Um moço foi no engenho entregar uma carta para Zé paulinho falando que os parentes do pai de Carlinhos não iam pagar o ospicio mais, que seria dever de Zé paulinho pagar . Ele aceitar, pois não quer que ele venha ver seu filho Carlinhos, e isso Carlinhos escondido fica escutando tudo.


O casamento da tia Maria foi grandeza do senhor de Engenho do Santa Rosa. Atraiu gente de toda a redondeza e do Recife. Mas Carlinhos fica triste que perde sua segunda mãe.


Era no mes que Carlinhos iria para o colegio, ele tinha cerca de doze anos e não sabia quase nada.


Apos o casamento era a vez de Carlinhos pegou suas coisas e foi a estação, lembrando de todos os momentos bons que passou no engenho. Carlinhos não estava com vontade de ir mais seu avô falou que essa seria a vontade de sua mãe e ele foi.


Tudo ia ficando para trás com o trem em movimento, e cada vez mais Carlinhos ia ficando com saudades de seu engenho.

4.3. Opnião : O livro é de fácil entendimento, muito bom de se ler e te aprende em algumas partes ! Um dos melhores que já lemos.


Integrantes : Bruce Henrique de Melo, Francisca Luciedna Silveira, Tiago Felipe, Viviane Konno e Walace Bruno Santos Miranda Nº: 04, 10, 20, 22 e 23. 3º A (E.M.)

Bruce Melo
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 10
Idade : 23
Localização : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010
Pontos : 2399

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por alexandre(hiro) em Seg 27 Set 2010 - 21:26

Parabéns pelo trabalho...
Bom... a nota de vocês, será enviada diretamente à professora Nilse, por equívocos na apresentação, e falta de itens.

Obrigado pela compreensão ^^

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5202

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Sex 11 Maio 2012 - 18:30

Gostei muito da historia.parabens

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 2136

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Erika Biasotti em Sex 10 Ago 2012 - 8:09

PARABÉNS GOSTEI MUITO DA HISTORIA.....

Erika Biasotti
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 59
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1999

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Andressa Morais de Macedo em Sex 10 Ago 2012 - 8:11

Gosteiiiiiii bastante dessa história.... PARABÉNS

Andressa Morais de Macedo
Conto
Conto

Número de Mensagens : 60
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 13/04/2012
Pontos : 1924

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Thainá Camille de Miranda em Sex 17 Ago 2012 - 5:51

Gostei muito da historia, parabéns !!

Thainá Camille de Miranda
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes, Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1857

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Tayna Paula Almeida em Sex 17 Ago 2012 - 6:27

Gostei muito da história!!!

Tayna Paula Almeida
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 52
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 18/04/2012
Pontos : 1900

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Andressa Morais de Macedo em Sex 17 Ago 2012 - 7:57

Essa história é mto interessante...

Andressa Morais de Macedo
Conto
Conto

Número de Mensagens : 60
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 13/04/2012
Pontos : 1924

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Erika Biasotti em Sex 26 Out 2012 - 7:07

parabéns *_*

Erika Biasotti
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 59
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1999

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Angeliz Ferreira em Sex 26 Out 2012 - 7:09

muito bom !

Angeliz Ferreira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 21
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1842

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por camila alves em Sex 9 Nov 2012 - 4:30

parabens bom trabalho

camila alves
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 46
Idade : 22
Localização : mogi das cruzes brasil
Data de inscrição : 30/03/2012
Pontos : 1897

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Maitê Henrique de Faria em Sex 9 Nov 2012 - 5:46

parabéns What a Face

Maitê Henrique de Faria
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 35
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1947

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Jessica Suemi em Sex 9 Nov 2012 - 5:50

gostei muito...Parabens!

Jessica Suemi
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 47
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1969

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Menino de Engenho - José Lins do Rego

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:52


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum