Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A avó Dan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A avó Dan

Mensagem por Ana Coelho em Sab 9 Out 2010 - 12:44

1. Identificação do Livro

1.1. Título
A avó Dan
1.2. Autor
Danielle Steel
1.3. Editora
Bertrand Editora
1.4. Data da Edição
Outubro de 2009

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Eu não escolhi este livro mas sou sincera que a pessoa que o escolheu para mim, uma grande amiga, sabe exactamente o que eu gosto de ler ou pelo menos o que gosto e admiro, pois este foi um dos livro que mais gostei de ler.
Gostei tanto que tentava que o livro durasse mais e que não acabasse.

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos
Daneille Steel nasceu em Nova Iorque em 1949. Estudou Literatura Francesa e Italiana. Escreve livros sobre dramas da realidade quotidiana ligados essencialmente ao amor, às relações conturbadas, à traição, à separação e ao sofrimento, mas com o sempre desejado desenlace feliz. É uma das autoras mais lidas, estando as suas obras traduzias em mais de 80 línguas.
Considerada em fenómeno literário único em todo o mundo, já vendeu mas de 55 milhões de livros inigualáveis.
3.2. Outras Obras da Autora
Um longo Caminho para a Casa
Uma Paixão
Estrela
Tempo para Amar
O Beijo
Jogos de Sedução
O Casamento
Uma vez na vida
Cinco dias em Paris
A avó Dan

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário
Romance
4.2. Assunto
Este livro fala sobre a vida de Danina Petroskova, que morreu em Vermont de velhice num lar.
Avó Dan, como era chamada pela neta e pelos bisnetos era uma pessoa muito activa que tinha nascido na Rússia e que nunca mencionara nada sobre a sua infância e juventude à sua nova família. Morrendo e sem ter contando nada sobre a sua antiga vida na Rússia, deixou apenas cartas antigas e um parar de sapatinhas de pontas.
Descobrindo as cartas da avó Dan a sua neta, curiosa com o passado da mesma mandou traduzir as cartas que esta lhe tinha deixado antes de partir.
As Cartas deixadas, eram do seu namorado Nikolai Obrajensky, que tinha conhecido Danina na escola de ballet de Madame Markova.
Danina tinha incorporado a escola de Madame Markova, com apenas sete anos e tinha sido a sua pupila, treinando dia e noite, em suma, dedicando toda a sua vida à dança.
Um dia adoece com uma gripe muito grave a qual estava a causar muitas mortes na Rússia. Temendo pela sua pupila, Madame chama o médico, Nikolai Obrajensky, que consegue que Danina melhor e, já que é o médico da família real, dos Czar, que por sua vez eram admiradores do trabalho de Danina, aconselha-a a ir passar algum tempo à residência de Verão dos Czar, para que melhor nas melhores condições.
Danina aceita o convite e vai para Tsarskoie Selo. Tendo como principal objectivo melhorar, esta tinha sempre por perto o médico, que aos poucos foi se tornando seu amigo. Passado algum tempo de estar em convalescença, e sentindo-se já um pouco melhor é convidada pela família real a ir ao baile e como companhia leva Nikolai, mesmo este tendo mulher, envolve-se intimamente com Danina.
Danina fica então dividida entre duas paixões que não são compatíveis, por um lado tem a dança, a sua vida desde que se considerava pessoa e onde era a “prima bailarina” na companhia de Madame Markova; por outro lado uma pessoa que se revela seu amigo, ajudando-a nos momentos mais difíceis e que aos poucos se torna na sua nova paixão, conhece o amor e está disposta a coloca-lo acima da sua vida.
Danina, íntima da família real Russa, assiste de perto à perda do controlo do poder e às revoltas populares, ou seja, o clima na Russia começa a ser de insegurança. Nikolai, convence Danina a embarcar num navio com destino aos Estados Unidos, prometendo que assim que a família real estivesse em segurança iria ter com ela.
Danina não se convence a partir, continuando a dançar, até que um dia, Nikolai fala com um primo residente nos Estados Unidos e pede-lhe abrigo para ele e para a sua amada.
Nikolai embarca Danina no navio e promete-lhe que em breve se juntará a si.
Nikolai, médico da família real e amigo acompanha-os até ao ponto em que a família real é morta e Nikolai também.
Danina sacrificou a sua carreira pelo seu amor e, nunca mais dançou ou contou a história a quem quer que fosse morrendo com o desgosto de se ter casado com o primo do seu verdadeiro amor e com a mágoa de saber que os que mais amava e estimava tinham partido.
4.3. Citações favoritas
“As malas dele também ainda lá estavam, cuidadosamente etiquetadas: Dr. Nikolai Obrajensky. A avó nunca tivera coragem de as desfazer depois de chegar a Vermont.”
“Porém, antes de morrer, avisara-a na sua última carta de que havia rumores de uma execução. Por muito cruel que tal pudesse parecer, ele tentara prepará-la. Apesar de tudo, as Palavras de Nikolai revelavam um tom surpreendentemente animador e corajoso. Dizia-lhe que não devia desistir de lutar, que tinha de encontrar a sua felicidade na sua nova vida e lembrar-se dele e do seu amor com alegria e não com tristeza.”
4.4. Opinião sobre o livro
Na minha opinião pessoal este livro é uma lição de vida para quem tem de partilhar o seu amor com duas coisas que ama de verdade e que não são muito compatíveis.
Adorei este livro e foi um dois livros que mais me deu prazer em ler.


Ana Coelho
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Idade : 24
Localização : Palmela
Data de inscrição : 04/10/2008
Pontos : 3380

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A avó Dan

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 11 Out 2010 - 14:33

Muito bem, Ana.
Excelente escolha para inaugurar as leituras deste ano lectivo.

14 valores.

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15907

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A avó Dan

Mensagem por Zizi em Sex 5 Nov 2010 - 4:41

14

Zizi
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Idade : 25
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 23/09/2008
Pontos : 3388

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A avó Dan

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum