Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Um momento inesquecível - Nicholas Sparks

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um momento inesquecível - Nicholas Sparks

Mensagem por neide em Ter 2 Nov 2010 - 11:49

1. Identificação do Livro
1.1. Título
“Um momento inesquecível”
1.2. Autor
Nicholas Sparks
1.3. Editora
Editorial Presença
1.4. Data da Edição
1ª Edição: 1999

2. Escolha do livro
2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Escolhi este livro principalmente pelo autor, tenho visto muitos livros seus, muitos deles são transformados em filmes, pelo que julgo que serão histórias interessantes. Assim vinha a guardar a curiosidade por este autor.
Escolhi este livro em particular pelo resumo da contracapa, mais um vez uma história de amor.

3. Contextualização do Autor
3.1. Alguns dados biográficos
Nicholas Sparks nasceu em 1965 em Omaha, Nebraska. Viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia, actualmente vive na Carolina do Norte.
Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame, em 1988, licenciou-se em Economia.
Iniciou-se a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica e, mais tarde, surge Theresa Park, agente literária, que se propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance, «O Diário de uma Paixão», à Warner Books.
O sucesso foi imediato.
Considerado o golden boy da ficção comercial americana é um autor consagrado internacionalmente pelo público.
3.2. Outras Obras do Autor
O Diário da Nossa Paixão;
Uma carta de amor
Uma Promessa para toda a Vida;
O Sorriso das Estrelas;
A Alquimia do Amor;
Laços que Perduram;
Quem Ama Acredita;
As Palavras Que Nunca Te Direi.
A Última Música

Entre outros…

4. Conteúdo do Livro
4.1. Género Literário
Romance

4.2. Assunto
Um homem com cinquenta e sete anos recorda os seus dezassete anos, o que acontece muitas vezes, e conta-nos o que se passou nesse ano, o que ele afirma que lhe mudou a vida.
Landon Carter está no último ano do secundário, na sua turma está também Jamie Sullivan, a filha do pastor da pequena cidade.
Jamie é muito bondosa, compreensiva, religiosa, o que leva a que todos tal como, Landon gozem com ela.
Porém num baile da escola Landon não tem par e a sua única solução é convidar Jamie, bondosa como é, aceitou. Começa aqui uma amizade em que Landon nem sempre se sente a vontade pois os amigos em tom de gozo falam de amor entre os dois, o que ele nega.
Numa das vezes em que Landon leva Jamie a casa os dois beijam-se. E a partir daqui a história de amor desenrola-se. Dias depois, Landon diz que a ama, mas Jamie reage de forma imprevisível, começando a chorar, acaba então por lhe contar que tem leucemia. Mas como o verdadeiro amor não desaparece por causa de uma doença, mesmo que complicada, os dois namoram.
A amada piora de dia para dia, Landon decide ainda assim pedi-la em casamento, a cerimónia concretiza-se mas Jamie não resiste à leucemia.
Podemos pensar que o rapaz apenas a pediu em casamento porque sabia que ela morreria, mas tal não é verdade, passado tanto tempo Landon ainda a ama.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“Enquanto bebia, as vezes todas em que tinha estado com Jamie inundaram-me a mente. Pensei no baile, e no que ela fizera por mim naquela noite. Pensei na peça, e na sua aparência tão angélica. Pensei nas vezes em que a acompanhara a casa (…)Olhei para Jamie, depois para o tecto e em redor da sala, esforçando-me por manter a compostura, depois novamente para Jamie. Ela sorriu para mim, e eu sorri para ela, e tudo o que conseguia fazer era perguntar a mim mesmo como é que me havia apaixonado por uma rapariga como a Jamie Sullivan.”

“O medo, porém, fez-me perceber outra coisa, algo que tornava tudo aquilo ainda pior. Percebi que nem sequer a conhecera quando ela era ainda saudável. (…) sentia-me apaixonado por ela havia dezoito dias apenas. Esses dezoito dias pareciam a minha vida inteira, mas agora, quando olhava para ela, tudo o que conseguia fazer era perguntar-me quantos dias mais iríamos ter.”

“O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não se ufana, não se ensoberbece, não é inconveniente, não procura o seu interesse, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Esta é uma passagem da bíblia presente no livro

“Ainda a amo, e nunca deixarei de usar a minha aliança. Em todos estes anos, nunca senti vontade de o fazer.”

4.4. Opinião sobre o livro
Gostei muito. Gostei da forma como Nicholas Sparks escreve, capta a atenção, fala dos pormenores mas apenas dos necessários, é provável que leia mais livros seus.
E gostei da história, um amor sincero, que enfrenta e perdura. Mas ainda assim é um realista, mostra-nos como por vezes a vida pode ser injusta.
E como sempre quis comparar um livro com o filme mas raramente vejo livros que sejam transformados em filmes, depois de ler este vi o filme. Como acontece na maioria das vezes com a maioria das pessoas fiquei desiludida com o filme, talvez no livro tome-mos mais atenção aos pormenores, imaginamos a história á nossa maneira e por isso nos desiludimos com o filme.

Referencias Biográficas:

3.1.
http://www.wook.pt/authors/detail/id/4895

3.2.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Sparks

neide
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 12
Pontos : 2983

Re: Um momento inesquecível - Nicholas Sparks

Mensagem por neide em Ter 2 Nov 2010 - 11:57

Stor

Eu tinha os titulos e subtitulos com cor, mas não ficou, assim está um pouco "básico" e enfadonho... para a próxima vejo melhor isso.

Desculpe

neide
Ditongo
Ditongo

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 2 Nov 2010 - 13:45

Gostava que corrigisses os erros ortográficos (2) no ponto 4.4. Opinião sobre o livro.

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por neide em Ter 2 Nov 2010 - 16:39

Stor...
Sinceramente não encontro os erros, esquecime de uma palavra na terceira frase, mas penso que não se refere a isso. Assim sendo peço que me indique os erros. Quanto muito acho que o português pode não estar muito correcto, assim refurmulei o ponto 4.4. Dê-me a nota de acordo com a primeira opinião mas já agora diga-me se acha que este esteja melhor.

Obrigado e desculpe o incómodo

4.4. Opinião sobre o livro
Gostei muito deste livro. Gostei da forma como Nicholas Sparks escreve, é capaz de captar a atenção do leitor não só pelo tema do romance como pelo uso de pormenores, utilizando apenas os necessários, sem se tornar fatigante. Gostei também do tema, um amor sincero, que enfrenta e perdura, sendo ainda assim um livro realista, pois mostra-nos como por vezes a vida pode ser injusta.
Tinha curiosidade em comparar um livro com o respectivo filme, mas como raramente leio livros cuja história seja depois utilizada para a realização de um filme, nunca o tinha feito. Desta vez, enquanto preenchia esta ficha de leitura descobri que o livro havia sido passado para filme, então fui ver o filme. Tal como muitas pessoas, fiquei desiludida com o filme. Talvez porque no livro damos mais atenção aos pormenores e imaginamos a história, ou seja personagens, sítios, como gostaríamos que fosse.

neide
Ditongo
Ditongo

Mensagem por Zizi em Sex 5 Nov 2010 - 4:38

14
bom resumo neide

Zizi
Frase simples
Frase simples