Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Abandoned (Abandonada) Anya Peters

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Abandoned (Abandonada) Anya Peters

Mensagem por Fátima Gomes em Dom 12 Dez 2010 - 10:00

Antes de ler o livro

Identificação do livro

Titulo: Abandoned (Abandonada)

Autora: Anya Peters

Editora: Ideias de Ler®

Data de edição: 2008

Motivos que me levaram a escolher o livro:

Escolhi este livro para ler, porque primeiro não tinha a certeza que esta é uma história verídica e também porque sempre tive curiosidade em saber o que se passou ou seja quais foram os contratempos que levaram a mãe de Anya a abandona-la, por isso este ano resolvi comprar o livro e lê-lo.

Após a leitura do livro

Dados biográficos da autora:

Este livro é a própria biografia da autora, no livro refere desde que foi abandonada até quando se tornou uma sem-abrigo e começou a escrever a realidade em que vivia num blogue.

Outras obras da autora:

A autora deste livro não redigiu mais nenhum livro até à data.

Assunto:

Esta é uma história verídica contada na primeira pessoa.

Separada da mãe verdadeira ao nascer, Anya cresce num ambiente de terror, dominado pelo seu tio manipulador e violento a quem ela chamava de “papá”.

Agredida, humilhada e violada por ele desde os seis anos, Anya pensa que nada mais lhe poderá acontecer mas, acontece!

O tio torna-se descuidado com as agressões e começa a viola-la na presença dos seus primos que lhe apelidam de “prostituta”.

Não aguentados mais todos os seus segredos que é obrigada a guardar desde sempre Anya revela-os à “mamã” que na verdade era sua tia e também quem ela sempre amou e a ajudou a suportar todo aquele sofrimento, abandona-a.

Decidida a começar uma vida nova, Anya esconde os seus sentimentos e tenta seguir em frente.

Mas, quando se torna uma sem-abrigo passando a viver no seu carro, sabe que tem de lidar com os segredos do passado para poder encontrar a segurança e a felicidade que sempre desejou. Anya começa, então, a descrever as suas experiências num diário na internet (num blogue) que rapidamente conquista uma série de leitores, contribuindo assim para a reflexão sobre a realidade dos ”sem-abrigo escondidos” e levando assim mais tarde à publicação da sua história, agora em livro.

Hoje, Anya já não é uma sem-abrigo, mas sim uma escritora com o pseudónimo Anya Peters.

Citações favoritas:

“Sentia o bater do coração nos meus ouvidos e o meu corpo ficava hirto de medo quando se aproximava de mim ou titubeava pelo arco entre as salas a gritar as palavras ou a obrigar-me a escrever as minhas próprias palavras.

“Querida mãe

Posso ir viver contigo na Irlanda aí? É que eu quero. Tu és a minha mãe não a mamã e eu prefero estar aí. Vou amanhã no próximo barco. “

Tal como se pode ver ela mal conseguia mesmo escrever, mas como era obrigada tinha de fazer um esforço.

“- O Papá tem andado a fazer-lhe coisas.

- Coisas? Que coisas?

No silêncio que se segue a moedinha cai e ela fica a saber.

O seu rosto perde a cor. Fica a olhar para nós com um ar ausente.

Depois cai-lhe o coração aos pés e diz a chorar:

- Não! Quando? Onde é que ele está agora?”

Esta não é uma citação que eu goste, mas como mostra o momento em que a “mamã” fica a saber de tudo, resolvi meter.

“Só queria pertencer a algum lado, que alguém cuidasse de mim.”

Esta citaçao que aparece na contra-capa mostra-nos claramente que ela nao estava feliz, daí referir que queria pertencer a algum lado onde cuidassem dela.

A minha opinião sobre a obra

Para contar a história desta obra é necessário contar a história de um blogue, intitulado, da WanderingScribe, autoria de uma menina que ninguém queria. Não tardou muito até que esse blogue chamasse à atenção do BBC e do New York Times, e daí até conseguir um contacto desta mulher, foi um pequeno passo. No livro, agora assinado, Anya Peters conta a história da vida que a levou até ao presente que relata no blogue, com contornos chocantes e poucos momentos de alegria. Esta obra aborda temas preocupantes na sociedade actual, como: Os abusos sexuais infantis e a triste realidade dos sem-abrigo. A história é extremamente comovente, dá uma visão realista do mundo dos sem abrigo, tantas vezes ignorado, fornece também uma visão do interior da alma de uma criança que sofreu os piores abusos possíveis. Recomendo a sua leitura, já que é uma história verídica e muito impressionante.

Fátima Gomes
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Pontos : 2210

Re: Abandoned (Abandonada) Anya Peters

Mensagem por Fátima Gomes em Dom 12 Dez 2010 - 10:07

Professor, esqueci-me de meter o género leiterario que é biografia.
só me lembrei agora

Fátima Gomes
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Pontos : 2210

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 15 Dez 2010 - 2:37

Pontos importantes da apresentação, como a opinião PESSOAL sobre a obra e o assunto, são retirados de outros pontos da internet como:

http://www.paperbackswap.com/Abandonada-Anya-Peters/book/9720041633/
http://entreleituras.com/livros/abandonada-anya-peters

O objectivo destas apresentações é o de dar uma opinião sincera sobre o que se leu, e não copiar o que outros já disseram.
Além disso, nota-se uma clara diferença entre o texto escrito pela Fátima ("Motivos que me levaram a escolher este livro"), que tem alguns erros de pontuação, acentuação e coerência, e os que foram copiados, que têm outro nível de vocabulário.

É possível ainda melhorar a aparência da apresentação, de modo a torná-la mais apelativa. Não esquecendo nunca que todos os produtos retirados de outros sites devem ser sempre referenciados. Ainda assim, como se trata de uma estreia, parabéns!

11 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:53

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo