Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Originalidade da Imitação-A Fórmula do Pai Natal, Umbertto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Originalidade da Imitação-A Fórmula do Pai Natal, Umbertto

Mensagem por Ana Rita Carpinteiro em Dom 12 Dez 2010 - 10:25

Ficha de Leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do livro

1.1. Título: Originalidade da Imitação – A Fórmula do Pai Natal

1.2. Autor: Umbertto

1.3. Editora: Chiado Editora

1.4. Data de Edição: Agosto de 2010



2. Escolha do livro

2.1.Motivos que levaram à escolha do livro:

Originalidade de Imitação – A Fórmula do Pai Natal é um livro humorístico e que sugere muita diversão. Como estamos perto da época natalícia resolvi ler este livro que pela contracapa sugere mistério e ironia.



Após a leitura do livro

3. Contextualização do autor

3.1. Alguns dados biográficos:

Umbertto nasceu no dia 26 de Outubro de 1978, em Portalegre. Andou na Escola Primária da Freguesia da Urra e desde logo revelou grande interesse pela escrita. Formou-se na Universidade de Évora, em Sociologia, empregando-se no C.A.T. (Centro de Apoio a Toxicodependentes). A originalidade da Imitação – A Fórmula do Pai Natal é o seu primeiro livro que promete grande sucesso. O prefácio do livro foi escrito pelo conhecido humorista Nilton.

É um jovem escritor em ascensão que promete de certeza trazer aos seus livros muita boa disposição, mistério e “suspense”. A auto-biografia que nos é apresentada no livro não podia deixar de ser humorística e por isso não consegui recolher muitos dados biográficos.





3.2. Outras obras do autor:

· Os Malefícios do Sono, Teatro. A companhia de teatro “ Cão Danado”. A peça de Manuel Sardinha com texto de Humberto Leitão, a partir de Os Malefícios do Tabaco, de Anton Tcheckhov.



4. Conteúdo do livro

4.1. Género Literário: Romance humorístico

4.2. Assunto:

A história começa a “Norte do Império Austro-Húngaro” com a reunião dos Guerreiros da Ordem da Noite: Mentel, o mestre; Antony; Rhimmel; Ivy; Theodore e Neil.

A acção continua no Alentejo, mais propriamente em Évora, quando um grupo de amigos de longa data se reúnem: Vicente, a personagem principal; Cadafi, ex-aluno de Engenharia Zootécnica; Jorge, o ex-aluno de Arquitectura Paisagista que era gótico e Francisco, o ex-aluno de Português-Frances que utilizava sempre um fato-de-treino.

Mas a história começa, verdadeiramente, quando Francisco, o amigo de Vicente, lhe propõe descobrir o significado da frase: “IAP LATAN ETSIXE?! DZAPARECE”; pois sabe que Vicente é um I.C.S.R.V.C (Investigador de Códigos Secretos Relacionados com a Vida Comum).

Lançado o desafio, Vicente inicia a sua pesquisa para tentar resolver o mistério. Entretanto Rozana Alves, uma outra investigadora, ajuda, aparentemente, Vicente na resolução desde enigma. Mas o “Priorado do Sei Lá” tenta controlar os dois investigadores acabando até por conseguir retirar algumas informações que estavam na posse de Vicente.

Os investigadores tentam descobrir o segredo entre muito romance, aventura, mistério e música romântica, começando com pistas como “Fundador NATAL entrega 24 Dezembro / NATAL with lie”.

Todos os códigos secretos vão ser revelados ao longo do livro, pois existe de facto uma enorme comunhão nas frases, nos nomes, e até figuras conhecidas como Nelson Ned e o Noddy vão servir de gargalhada durante este enredo.







4.3. Citações favoritas:

· “ O único guerreiro da noite que ainda não tinha falado ergue-se da cadeira, deu dois passos para o lado e com os pés desenhou seis quadrados formando um “T” na terra batida. Depois pegou numa pequena pedra e lançou-a para um dos quadrados desenhados no solo. (…) Começou a saltar ao “pé-coxinho” pelos quadrados, apanhou a pedra, voltou-se e, sempre ao “pé-coxinho”, regressou até sair do “T” que havia desenhado no solo. Antes de tomar uma decisão importante, tanto para si como para a humanidade, Neil gostava de jogar à “macaca”” – Esta citação é muito interessante e cómica, uma vez que aparece na reunião dos Guerreiros da Ordem da Noite.



· ”Não ia fumar. Aliás nem fumo. Gosto de colocar cigarros entre os lábios molhados desde o tempo em que saía à noite com as minhas amigas. Acho que confere um certo estilo, entendes?” – Citação de Cidália (ou Rozana), quando fala pela segunda vez com Vicente.



· “Well… well… well nem mestre nem meio mestre. E, só por me teres incomodado a esta hora, vais vestir as trucilíacas e castigar-te 27 vezes com as penas de pavão” - Citação feita pelo mestre do Priorado do Sei Lá, quando o anão, membro do Priorado, pede ao seu mestre para o deixar sair do Priorado.







4.4. Opinião sobre o livro:

Na minha opinião este livro está escrito de uma forma brilhante que une o humor a uma história muito original e muito criativa. De facto o Pai Natal pode existir mesmo e os investigadores de todo o mundo resolveram esconder essa informação de todas as pessoas comuns.

Entusiasma e desperta no leitor a vontade de descobrir o enredo seguinte e fascina quando se descobre que afinal a existência do Pai Natal poderá ser verídica.
Espero que o escritor continue a saga pois existe da minha parte uma enorme curiosidade no que será o próximo desafio do jovem investigador do Alentejo.
Anexos
untitled.bmp Capa do livroVocê não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(54 Kb) Baixado 2 vez(es)

Ana Rita Carpinteiro
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Idade : 23
Localização : Vendas Novas
Data de inscrição : 30/09/2008
Pontos : 3036

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Originalidade da Imitação-A Fórmula do Pai Natal, Umbertto

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 19 Dez 2010 - 7:12

17 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum