Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Fúria Divina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fúria Divina

Mensagem por Ana Coelho em Qua 15 Dez 2010 - 12:52

1.Identificação do Livro
1.1. Título Fúria Divina
1.2. Autor José Rodrigues Dos Santos
1.3. Editora
Grandiva
1.4. Data da EdiçãoOutubro de 2009

2. Escolha do livro
2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Nas férias de Verão o meu pai leu o livro e discutimos sobre o tema e despertou-me um certo interesse, devido à abordagem de um ocidental sobre um tema que na minha opinião na nossa sociedade ainda é um pouco “tabu”.

3. Contextualização do Autor
3.1. Alguns dados biográficos
José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 em Moçambique. Abraçou o jornalismo em 1981, na rádio Macau, tendo ainda trabalhado na BBC e sendo colaborador permanente da CNN.
Doutorado em Ciências da Comunicação, é agora professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP. Trata-se de um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português da Imprensa e três da CNN, entre outros.
3.2. Outras Obras do Autor

®A Ilha das Trevas
®A Filha do Capitão
®O Codex 632
®A Fórmula de Deus
®O Sétimo Selo
®A vida Num Sopro
®Fúria Divina

4. Conteúdo do Livro
4.1. Género Literário
Romance
4.2. Assunto
Esta história baseia-se em torno de um historiador português que é destacado pelo departamento da NEST (Nuclear Emergency Support Team) porque Portugal tinha recebido uma ameaça da Al-Qaeda.
Tomás Noronha, famoso criptanalista português e historiador que também lecciona na Universidade Nova de Lisboa, já tinha contactado e ajudado a CIA em relação a outros problemas, a decifrar códigos e explicar certas matérias relacionadas com religião muçulmana.
Em paralelo com o pedido de ajuda da CIA a Tomás Noronha, o autor narra a história de vida de Ahmed ibn Barakah, um menino que desde muito cedo é educado rigorosamente no espírito muçulmano, quer na religião quer nos hábitos, chegando até ao fanatismo.
Estas histórias vão se cruzar quando Tomás descobre juntamente com a sua parceira da CIA que o seu aluno Ahmed, fazia parte da Al-Qaeda, sendo um infiltrado em Portugal, com vista ao plano de fazer explodir em Lisboa uma Bomba. Tomás descobre e decifra a tempo esta mensagem que tinha sido inicialmente enviada para Portugal por um e-mail já vigiado pela NEST em que continha informação codificada de modo a que só o receptor a soubesse desvendar.
Após descodificada a mensagem era necessário saber quando é que ira ocorrer a explosão, Tomás e a sua parceira Rebecca depois de muito trabalho descobrem mais um mistério e encontram a bomba, minutos antes desta explodir dando ainda a oportunidade de juntos desactivarem a bomba, saindo ilesos desta aventura.
4.4. Opinião sobre o livro
Gostei muitíssimo deste livro pois acima de tudo foi escrito por um português e eu nunca tinha lido um livro de um escritor português que me tivesse despertado tanto interesse. O livro esta muito bem escrito e é um livro, do meu ponto de vista, educacional pois dá-nos a conhecer outra realidade que ainda existe nos dias que correm no século XXI.

Ana Coelho
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Pontos : 3066

Re: Fúria Divina

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 19 Dez 2010 - 6:34

Muito bem, Ana.

Não esqueças que deves referenciar as fontes consultadas também.

16 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: