Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Nómada - Stephenie Meyer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nómada - Stephenie Meyer

Mensagem por sara francisco em Seg 20 Dez 2010 - 14:56


Ficha de leitura - Nómada










Antes de ler o livro




1. Identificação do livro



1.1 - Autor/a – Stephenie Meyer

1.2 - Título da obra – Nómada

1.3 - Título original – The Host

1.4 - Colecção – Mil e Um Mundos

1.5 - Editora – Gailivro

1.6 - Data da edição – Março de 2009



2. Escolha do livro



2.1Motivos que levaram à escolha do livro

Nómada é um livro do tipo romance e ficção científica, são temas que eu acho bastante interessantes. O facto de estes estarem a interagir num só livro aumentou o meu interesse em lê-lo.
Os trabalhos da autora Stephenie Meyer são bastantes expressivos, demonstram os sentimentos de cada personagem perante uma determinada situação, o modo como estas irão agir em função dos seus desejos. Como são contados na primeira pessoa, o leitor pode participar na história sentindo essas sensações...
Após a leitura



3. Contextualização do autor



3.1 Alguns dados biográficos

Stephenie Sonnibe Meyer nasceu em Hartford, filha de Stephen Morgan e Candy. Cresceu em Phoenix, Arizona, com cinco irmãos: Seth, Emily, Jacob, Paul, e Heidi.

Frequentou a escola Chaparral High School, em Scottsdale, Arizona, é licenciada em literatura Inglesa, pela Brigham Young University em Provo, Utah, onde se formou em 1995.

Casou-se com Christian em 1994. Vive no Arizona com o marido e os seus três filhos: Gabe, Seth e Eli.

Um dos seus maiores trabalhos foi a sua primeira saga, luz e escuridão (conhecida por “saga: Twilight”) que rendeu contratos de adaptação para o cinema, produtos e projectos de futuras obras.






3.2 Outras obras da autora

· Crepúsculo

· Lua Nova
· Eclipse

· Amanhecer

· A Breve Segunda Vida De Bree Tanner

· Série Crepúsculo: Guia Oficial

· Midnight Sun (trabalho interrompido)

· Formaturas Infernais (co-autoria)








4. Conteúdo do livro



4.1Género literário - Romance/ficção científica



4.2 - Assunto

A Terra foi invadida por alienígenas chamados Almas. Os humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue normalmente. A Humanidade não consegue resistir ao contrário de alguns humanos que eram considerados “indomáveis”; porque quando uma Alma ligava-se a um humano este era capaz de resistir e lutar para tomar posse da sua mente e corpo.

A história começa com um prólogo apresentando o tema Inserida, numa sala de operações concentrada por estudantes de Regeneração, um regenerador e o seu assistente. Decorria-se uma inserção de uma alma num humano adulto, cujo nome era Melanie Stryder.

A acção continua em San Diego, com evolução de Nómada, a alma, no corpo de Melanie. Nómada era professora de história, descrevia os diversos mundos por onde viveu, (ao todo foram oito).

A história desenvolve-se, verdadeiramente, quando uma situação inesperada ocorre: a voz de Melanie começa a manifestar-se e manipula Nómada com visões sobre a sua vida, levando esta a encontrar Jared e Jamie (o homem que Melanie ama e o seu irmão, respectivamente) para os salvar.

Nómada é guiada para um deserto segundo os mapas que Melanie transmitiu, onde, após várias caminhadas, começa a desidratar até quase morrer. É encontrada por um humano chamado Jebediah, este é acompanhado por outros e levam Nómada para o refúgio deles. Aqui Nómada terá de lidar com os humanos que a querem matar e desenvolver relações com outros de modo a criar harmonia e formar amizades.




4.3Citações favoritas:



· “No entanto, compreendes a razão que nos levou a achar que podíamos fazer melhor? E porque foi possível supormos que talvez vocês não merecem todas as coisas magníficas deste mundo?
A resposta dela foi azeda. Se queriam limpar o planeta, podiam tê-lo feito explodir.”Esta conversa transmite que as Almas só querem tornar o mundo melhor, dizendo que não o merecemos por o “tratarmos mal”, (através da guerras, poluição, etc.), não damos valor àquilo que temos e por isso não obtemos as coisas boas. Momento da história - Nómada encontrava-se numa cabana abandonada à procura de comida, quando encontra vários jornais sobre diversos assassínios e discutiu - os com Melanie. O texto foi retirado do capítulo onze.



· “ - Estás a protegê-lo? Ele tentou matar-te. - Tratava-se de uma constatação e não de uma pergunta. A expressão enraivecida de Lan desfez-se lentamente, dando lugar ao horror. Ele imaginava o que fazíamos nós naquela plataforma instável – vi-o no seu olhar. Quando não lhe respondi, voltou a falar em voz baixa – Ele ia-te atirar ao rio… - O seu corpo foi percorrido por um calafrio estranho.” – Apesar do humano (Kyle) tentar matar Nómada, ela defendia-o, protegia-o, demonstrando como ela era realmente, contradizendo o que os outros pensavam. Momento da história - Kyle tenta matar Nómada, mas esta consegue escapar e ao mesmo tempo salva o seu inimigo. Este texto foi retirado do capítulo trinta e três.



· “ - Lan, ela está presa aqui. É o mesmo cenário que uma prisão. Pior; nem sequer consigo descrevê-lo. Ela está transformada num fantasma. E eu posso dar-lhe a liberdade. Posso restituir-lhe a vida dela.
- Também mereces uma vida, Noa. Mereces ficar.
- Mas eu amo-a, Lan.
- Ele fechou os olhos e os seus lábios, já pálidos, ficaram lívidos.
- Mas eu amo-te – murmurou – Isso não importa?
- Claro que importa. Importa muito. Não percebes? Isso só faz com que seja mais… necessário.”– Lan era humano, mesmo sabendo o que Noa era, não desistia do seu amor, demonstrando a sua persistência. Noa só queria o bem para toda gente sem se preocupar com ela própria, queria deixar toda a gente feliz, incluindo o seu companheiro. Momento da história - Nómada tomou a sua decisão (sobre a sua permanência na Terra) mas Lan não concorda levando-a para o seu quarto para discutirem sobre o assunto. O texto foi retirado do capítulo cinquenta e seis.





4.3 - Opinião sobre o livro

Na minha opinião este livro chama a atenção sobre o valor que devemos dar ao que temos. As Almas só invadiram a Terra para pôr fim ao mal, "transformando-o em bem". Eu não concordo com isto porque tem de existir uma harmonia entre o bem e o mal, ou seja, devem coexistir de modo a haver um equilíbrio. Se só permanecesse o bem, nunca faríamos nada de errado, assim ninguém evoluía, segundo o ditado: “aprendemos com os nossos erros”.

Também relata sobre como devemos lutar por algo que queremos, como a personagem Lan fez, nunca desistiu do seu amor pela Nómada, acreditou sempre nos seus valores, ultrapassando todos os obstáculos, demonstrando a sua coragem e paciência para obter aquilo que deseja.

Nómada, apesar do que as pessoas pensavam dela, sempre desejou o bem para todos os humanos, os seus inimigos. A sua experiência transmitiu-lhe a verdadeira essência do que é ser humano.

A autora, Stephenie Meyer, é uma escritora que se dedica aos romances, nos livros que li conclui que cria um conflito entre os “apaixonados”, havendo sempre dois homens que gostam da mesma mulher (neste caso são: Jared, que gosta de Melanie e Lan, que gosta de Noa, mas ambas encontram-se no mesmo corpo). A única coisa que critico é o facto de os seus livros não apresentarem um índice, e por serem longos dificulta a orientação do leitor.






Ø Bibliografia



· Biografia de Stephenie Meyer -- http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephenie_Meyer - 20/12/2010 - 17:15
· Imagem nómada --- http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=178927 – 20/12/2010 – 18:35
· Imagem de Stephenie Meyer -- http://www.examiner.com/twilight-in-national/stephenie-meyer-a-better-story-teller-than-writer-stephen-king-s-claims-tested-with-new-moon - 20/12/2010 - 18:50
· Imagem dos livros -- http://paty-as-avessas.blogspot.com/2010_04_01_archive.html - 20/12/2010 - 19:10


Very Happy

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2471

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nómada - Stephenie Meyer

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 27 Dez 2010 - 5:21

Muito bem Sara.

Uma apresentação de grande qualidade. Apenas no assunto se nota uma colagem, um pouco forçada, de alguns resumos que estão disponíveis na internet e que não são referidos nas fontes bibliográficas.

18 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15594

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum