Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A Casa da Árvore - Marion Zimmer Bradley

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Casa da Árvore - Marion Zimmer Bradley

Mensagem por Carina Guedes em Ter 21 Dez 2010 - 15:47

Ficha de leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título A casa da floresta
1.2. Autora Marion Zimmer Bradley
1.3. Editora Difel
1.4. Data da Edição Maio de 2001

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Este livro foi me recomendado pelo o meu irmão porque ele sabe de uma maneira razoável que tipo de livros é que eu gosto. E após ter me feito uma brevíssima síntese do livro fiquei interessada e resolvi lê-lo.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Marion Zimmer Bradley nasceu em Junho de 1930 na Albany, Estados Unidos da América, e morreu a 25 de Setembro de 1999 em Berkeley, Califórnia. Foi casada duas vezes e teve dois filhos.
Escreveu cerca de 50 livros, que passavam de género de romance contemporâneo a westerns, romances góticos a ficção científica e fantasia.
O seu livro mais conhecido foi publicado em 1983, As Brumas de Avalon, uma novela feita a partir de um ponto de vista das mulheres na lenda do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Mas também têm outros romances de ficção científica, tais como “Seven from the stars”, “Hunters of the red moon” e “The endless voyage”, que até hoje continuam a ser vendidos de uma forma razoável.

3.2. Outras Obras da Autora

As Brumas de Avalon I, II, II, IV;

A Sacerdotisa de Avalon;

A Senhora de Avalon;

Salto Mortal;

Presságio de fogo;

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário Romance histórico com alguns elementos de fantasia
4.2. Assunto (breve síntese)

A historia narra o amor impossível de Eilan e Gaius, tendo como “pano de fundo” a luta sem sucesso dos bretões para expulsarem os romanos da Bretanha, no século I d.C.
Eilan pertence a uma família bretã que se divide entre o pai e o irmão adoptivo que querem a guerra contra os romanos e o seu avô materno que quer a paz entre os dois povos. Entretanto Eilan está a prepara-se para entrar na “Casa da Floresta”, o local onde se irá tornar sacerdotisa da Deusa.
Gaius é um romano, filho de um oficial romano e uma bretã, e tem um futuro relacionado com a carreira militar e política no Mundo Romano.
Certos acontecimentos levam a que Gaius e Eilan conhecessem, e desse encontro nasce um amor que nem a morte pode acabar. Mas, ao longo dos anos, eles nunca conseguem ficar juntos, porém desta relação nasce um filho e ambos prometem criar um mundo melhor para o filho, em que os dois povos estejam em paz.
Porém, o tempo e as vidas separadas dos dois fragilizam o seu amor, fazendo-lhes acreditar que ele não passa de algo do passado. Até que uma reviravolta nos acontecimentos coloca-os “frente a frente” de novo e eles finalmente percebem que o amor deles é eterno.

4.3. Citações favoritas

“ Eilan devia ser tão sagrada como a sua própria irmã. Sagrada … percebeu de súbito que o que sentia por ela era uma coisa sagrada. ”

“ – Eu não tenho nenhuma má vontade contra o rapaz e se ele fosse um dos nossos entregar-te-ia de boa vontade a ele. Mas o óleo não se mistura com a água, nem o chumbo com a prata, nem o romano com o bretão.”

“ Apenas sei que é do Dragão e da Águia, não do Corvo da vingança, que virá um salvador para a nossa terra(…) ”

4.4. Opinião sobre o livro

Para mim, A casa da floresta foi, sem qualquer dúvida uma das melhores leituras que já tive até hoje.
De inicio achava que o amor de Gaius e Eilan não me tocaria tanto como veio a tocar-me, achava que não passava de mais uma história de amor banal, inspirada na história de Romeu e Julieta. Mas o facto de a autora ter conseguido criar personagens tão humanas como Gaius e Eilan e muitos outros personagens da história contribuíram para despertar em mim um variado número de sentimentos.
O enredo da história foi muito bem construído e ainda abordou temas e acontecimentos com base em factos reais.
Por estas razões, eu recomendo este livro a todos os que gostam de uma boa história de amor marcada por uma época de turbulência e que conta também com uma certa dose de fantasia.

Carina Guedes
Página em branco
Página em branco

Número de Mensagens : 1
Pontos : 2199

Re: A Casa da Árvore - Marion Zimmer Bradley

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 9 Jan 2011 - 14:55

Muito bem! 16 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15593