Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Crepúsculo - Stephenie Meyer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crepúsculo - Stephenie Meyer

Mensagem por sara francisco em Ter 28 Dez 2010 - 6:55

Ficha de leitura – Crepúsculo

Antes de ler o livro

1. Identificação do livro

1.1 - Autor/a – Stephenie Meyer

1.2 - Título da obra – Crepúsculo

1.3 - Título original – Twilight

1.4 - Saga – Luz e escuridão

1.5 - Colecção – Mil e Um Mundos

1.6 - Editora – Edições Gailivro

1.7 - Data de edição – 2006

2. Escolha do livro

2.1Motivos que levaram à escolha do livro

A maioria das pessoas que conheço falava constantemente sobre esta saga. Fiquei curiosa e decidi comprar os livros e começar a ler. Nesta altura já tinha saído o filme, mas eu prefiro primeiro ler o livro para eu própria fazer uma interpretação e comparar.

Crepúsculo descreve um romance entre uma humana e um vampiro, o que é bastante interessante pelo facto de ser um amor entre “a caça” e o “caçador”.

A escrita desta autora, Stephenie Meyer, tem o seu toque pessoal na forma como apresenta as suas personagens, concentrando-se apenas numa, envolvendo o leitor na história.

Após a leitura

1. Contextualização do autor

3.1 Alguns dados biográficos

Stephenie Sonnibe Meyer nasceu em Hartford, filha de Stephen Morgan e Candy. Cresceu em Phoenix, Arizona, com cinco irmãos: Seth, Emily, Jacob, Paul, e Heidi.

Frequentou a escola Chaparral High School, em Scottsdale, Arizona, é licenciada em literatura Inglesa, pela Brigham Young University em Provo, Utah, onde se formou em 1995.

Casou-se com Christian em 1994. Vive no Arizona com o marido e os seus três filhos: Gabe, Seth e Eli.

Após a publicação do seu primeiro romance, crepúsculo, os livreiros elegeram-na entre os mais promissores novos autores de 2005 (Publishers Weekly).

3.1 Outras obras da autora

· Lua Nova

· Eclipse

· Amanhecer

· Nómada

· A Breve Segunda Vida De Bree Tanner

· Série Crepúsculo: Guia Oficial

· Midnight Sun – Sol da Meia Noite (trabalho interrompido)

· Formaturas Infernais (co-autoria)

[/b]

1. Conteúdo do livro

4.1 Género literário - Romance/aventura/suspanse

4.2 - Assunto

A humana, Isabella Swan, filha de pais divorciados, decide ir para Froks, onde vai viver situações inesperadas.

O livro inicia com um prefácio que relata que a personagem gostaria de morrer no lugar de uma pessoa que amava e considerava isso um acto nobre.

A história começa no primeiro dia de aulas de Bella Sawn, onde conhece um misterioso aluno cujo nome é Edward Cullen, este age de uma maneira invulgar e chama a atenção de Bella.

Através de fenómenos que acontecem e histórias contadas, Bella investiga a verdadeira identidade de Edward e acaba por descobrir que é um vampiro. Ele admite que se apaixonou por Bella e apresenta-a à sua família. Organiza um jogo de basebol, onde surgem três vampiros nómadas (porque caçam humanos ou contrário dos Cullen, que preferem alimentar-se do sangue de animais). Um deles, James, vai tentar matar Isabella.

1.3 Citações favoritas:

· “ – É bastante simpático da parte deles, o facto de cuidarem de todos aqueles miúdos dessa forma, sendo eles também tão jovens.

- Suponho que seja – reconheceu Jessica com relutância, tendo eu ficado com a impressão de que, por algum motivo, ela não gostava do médico nem da esposa. Com os olhares que lançava aos filhos adoptados de ambos, poderia presumir que o motivo seria inveja (…).” – O facto da família Cullen ser diferente dos outros, é alvo de críticas. Independentemente do que façam, as pessoas estão sempre desconfiadas. Momento da história – Bella encontrava-se numa mesa do refeitório da escola a falar com os seus amigos. Este diálogo encontra-se no capítulo um.

· “- Não tinha importância?

O seu tom de voz fez-me erguer o olhar – conseguia finalmente penetrar na sua máscara cuidadosamente composta. O rosto transmitia incredulidade, com apenas um laivo de raiva que eu temera.

- Não – disse brandamente – Não me interessa o que tu és.

Uma ponta de escárnio e de dureza introduziu-se na sua voz.

- Não te importas que eu seja um monstro? Que eu não seja humano?

- Não.”A Bella não se importava que o Edward fosse um vampiro. Ela gostava dele como ele era. Momento da história – Edward levava Bella para casa. Encontravam-se no carro, onde conversaram sobre a teoria que ela tinha a respeito dele. Texto retirado do capítulo nove.

· “ – E, assim, o leão apaixonou-se pelo cordeiro – murmurou ele.

Desviei o olhar, escondendo os olhos ao emocionar-me com aquela palavra.

- Que cordeiro parvo! – suspirei.

- Que leão doentio e masoquista!” – Com esta frase, Edward pretende dizer que ambos estão a viver um amor impossível. O leão alimenta-se do cordeiro, podemos dizer que Edward pode “alimentar-se” de Bella, mas como gosta dela não o faz. Momento da história – Edward e Bella estavam num prado a declararem-se. Texto retirado do capítulo treze.

1.4 Opinião sobre o livro

Este livro descreve um amor proibido, ou seja, apesar dos obstáculos que duas pessoas podem ter, estas fazem de tudo para os ultrapassarem.

Bella ao descobrir o segredo de Edward, continuou a gostar dele. Isto representa o verdadeiro amor. Uma pessoa ao apaixona-se por outra, gosta da sua personalidade (o seu interior, a sua essência) e não da sua aparência.

O filme oculta certas partes do livro, mas acrescenta outras situações de modo a torná-lo mais apelativo. Com livro podemos imaginar a nossa própria versão da história, ou contrário do filme que já tem uma interpretação feita pelo realizador. A leitura permite participar na história como personagem, enquanto o filme apresenta os seus próprios intérpretes. Um exemplo de uma parte do livro que não é apresentada no filme, é a parte em que Bella situa-se, com os seus colegas, em La Push à volta de uma fogueira. No filme é apresentada desta forma: os colegas de Bella vão surfar e ela fica na carrinha.

Este romance cativou muita a minha atenção, quando começava a ler não conseguia parar. O desenvolvimento da história foi muito interessante, porque envolvi-me no romance da personagem principal.

5. Referências bibliográficas

· Biografia de Stephenie Meyer - http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephenie_Meyer - 20/12/2010 - 17:15

· Imagem crepúsculo - http://www.omelete.com.br/games/crepusculo/ - 24/12/2010 – 15:15

· Imagem Stephenie Meyer - http://www.askmen.com/celebs/women/model/stephenie-meyer/ - 24/12/2010 – 16:00

· Imagem livros -http://crepusculianosdatreta.blogspot.com/ - 25/12/2010 – 16:30

· Imagem twilight - http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt/2114179.html -25/12/2010 - 17:45

Razz

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Pontos : 2471

Re: Crepúsculo - Stephenie Meyer

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 9 Jan 2011 - 15:14

Ótimo, Sara,

Não só manténs a vanguarda nas leituras, como o fazes na perfeição.
De notar especialmente o cuidado em mostrar as diferenças entre o livro e o filme. Isso é sempre valioso no caso de livros que já estão cinematografados.

18 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15594

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: