Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Seg 10 Jan 2011 - 14:07

Ficha de leitura – A Hora Secreta









Antes de ler o livro


1. Identificação do livro



1.1 - Autor/a – Scott Westerfeld

1.2 - Título da obra – A Hora Secreta

1.3 - Título original – The Secret Hour

1.4 - Editora – Vogais & Companhia, Edições Lda.

1.5 - Colecção – Midnighters (trilogia)

1.6 - Data da 1ª edição – Março de 2010





1. Escolha do livro



2.1Motivos que levaram à escolha do livro



Ao ler o título deste livro, A Hora Secreta, chamou a minha atenção e fiquei curiosa em saber do que se tratava.

Também pude ver que o autor, Scott Westerfeld, cria trabalhos baseados na ficção científica. É um tema que envolve bastante a imaginação do escritor e que eu gosto de explorar nos livros.



Após a leitura



1. Contextualização do autor



3.1 Alguns dados biográficos

Scott Westerfeld nasceu no estado norte-americano do Texas, no dia 5 de Maio de 1963. É um actor de ficção científica. Alterna a sua residência entre Nova Iorque e Sydney, na Austrália.

Os seus livros já receberam a distinção do New York Times como “Notable Books of the Year” e os seguintes prémios: Philip K. Dick Special Citation, Victorian Premier’s Award e Aurealis Award.

A Hora Secreta, é o seu primeiro livro de jovens adultos e é o primeiro volume da trilogia Midnighters.



O seu site oficial.


3.2 Outras obras do autor



· Romances - Evolutions Darling, So Yesterday.

· Séries – The Risen Empire, The Killing of Worlds

· Série Midnighters A Hora Secreta, No Limiar das Trevas, Meio-dia Azul

· Série Uglies – Uglies, Pretties, Specials, Extras, Bogus to Bubbly: An Insider’s Guide to the World of Uglies

· Série Peeps – Peeps, The Last Days

· Série Leviathan – Leviathan, Behemoth, Goliath.











1. Conteúdo do livro



4.1Género literário – Ficção científica/fantasia

4.2Assunto

O dia tem 25 horas. Mas somente alguns adolescentes podem mover-se nesta última hora, no tempo da meia-noite. Eles são chamados de midnighters. Na hora secreta, criaturas negras ganham vida e circulam pela cidade, mas algo que chegou a Bixby está a perturbá-los.

Jessica Day e a sua família mudaram-se para Bixby, no Oklahoma. Quando entra na escola de Bixby, Jessica conhece vários adolescentes mas só três, Dess, Rex e Melissa, agem de modo estranho, como se fossem diferentes dos outros.

Jessica ouve rumores de que a água desta cidade provoca sonhos estranhos. E durante as noites seguintes, à meia-noite em ponto, ela repara que a cidade pára. Todas as pessoas mantêm-se congeladas, à excepção de umas criaturas que se movimentam somente nesta hora, a hora secreta. Estas criaturas querem matar Jessica e ela não sabe como se defender.

É durante umas destas noites que ela reconhece que não é a única que consegue mover-se naquela hora. Dess, Rex, Melissa e Jonathan ajudam-na a proteger-se dos darklings e das slithers e explicam-lhe a história da hora secreta. Estes têm poderes como ver o focus (capacidade de ver pessoas, objectos que pertencem à hora secreta), ler as mentes, construir coisas metálicas combinadas com palavras e números, e a capacidade de voar.

Jessica não consegue descobrir qual é o seu poder, só com a ajuda dos seus amigos. Mas todos concordam que os darklings e as slithers querem matá-la porque ela poderá mudar completamente a hora secreta.




Spoiler:
Jessica descobre que é uma portadora da chama, que significa que pode levar a tecnologia para a hora secreta (também chamam o tempo azul).

Melissa capta um pensamento humano que diz: “Temos de apanhar a Jessica Day”, e conclui que algo está muito errado.

A história continua no próximo volume: No Limiar Das Trevas.


4.3Citações favoritas:

· “Rex franzia o sobrolho com a luminosidade e empurrava os óculos com um dedo, desejando poder usar lentes escuras por cima da armação espessa. Mais um obstáculo entre ele e o Liceu de Bixby.

Estavam lá todos os rostos habituais. Timmy Hudson, que lhe tinha batido quase todos os dias no quinto ano, passou, sem olhar duas vezes para Rex. A multidão que ia chegando estava repleta de antigos torturadores (…)” Rex como é um aluno muito tímido e indefeso, muitos colegas aproveitam-se dele, batem, chamam-lhe nomes. Isto representa que devemos estar prontos para qualquer situação, se alguém nos bater, ameaçar devemos falar com outra pessoa mais velha. Não devemos ficar calados por estarem a tratar-nos mal, se queremos que isso acabe, temos de falar. Momento da história – Rex estava na escola pronto para as aulas e para o início do ano lectivo. Texto retirado do capítulo um.



· “ – E há uma grande estrela à entrada da Câmara Municipal. E uma no logótipo da Bixby Register e outras pintadas no chão de quase todas as entradas da escola. Todas essas estrelas também têm 13 pontas. – Inclinou-se para a frente e falou baixo e rapidamente – A Assembleia Municipal tem 13 membros, quase todos os lances de escadas na cidade têm 13 degraus e Bixby, no Oklahoma tem 13 letras.Com isto posso dizer que os números “têm poder”, são símbolos. A numerologia faz previsões consoante os algarismos da data de nascimento. A quem diga também que as palavras “têm poder”, ou seja, devemos ter cuidado com o que se diz e deseja, pois poderá atrair e tornar-se realidade. Momento da história – Jessica encontrava-se na biblioteca da escola a falar com Dess sobre vários assuntos. Diálogo retirado do capítulo cinco.




· “ – Não, mas o Rex gostaria que houvesse. Ele pensa que toda esta coisa da meia-noite tem um significado profundo e misterioso.

Jessica pestanejou. Nunca lhe tinha ocorrido duvidar da existência de forças misteriosas. Tudo parecia muito profundo e misterioso para ela.

- Então e tu, Jonathan, o que achas?

- Acho que somos uns felizardos por temos todo o mundo só para nós. Para nos divertimos, para explorarmos, enfim, para o que quisermos. Porque é que devemos estragar tudo por um objectivo maior? ” Jonathan pretende mostrar que deve-se encarar a vida de outra forma, aproveitarmos o mais possível porque só temos uma vida e não é para sempre. Temos de criar um equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal, de modo a podermos trabalhar, descansar e ser felizes. Momento da história – Jessica estava em casa quando Jonathan apareceu, isto ocorre durante a hora secreta. Diálogo retirado do capítulo treze.



4.4 - Opinião sobre o livro

Este livro relata um tema de ficção científica. O facto de o dia ter mais uma hora e só alguns adolescentes poderem mover-se nela é interessante, porque estes nasceram entre a meia-noite e a meia-noite e um e podem movimentar-se na hora secreta.

Jessica conhece um novo mundo e torna-se noutra pessoa. Terá de lidar com novos sentimentos, perigos e amigos. Quando mudamos para outra cidade, tudo nos é novo e achamos que não nos vamos adaptar, mas isso só irá mudar se tivermos interessados em criar uma “nova vida”, só o tempo nos pode ajudar.

Também pude concluir com esta leitura que todos temos “poderes”, somos sempre melhores em alguma coisa que os nossos colegas e devemos ter orgulho e usar esse dom para a nossa vida.

Foi a primeira vez que li um livro em que o autor narra na terceira pessoa. O autor Scott Westerfeld não se concentra num só personagem, mas sim em vários, mostrando a história nos seus diferentes pontos de vistas. Podemos conhecer a história como sendo todos os intervenientes.



1. Referências bibliográficas

Imagem do livro A Hora Secreta - http://marcadordelivros.blogspot.com/2010/05/hora-secreta-scott-westerfeld.html - 29/12/2010 - 15:00

Biografia de Scott Westerfeld - http://en.wikipedia.org/wiki/Scott_Westerfeld - 29/12/2010

Imagem de Scott Westerfeld – http://blogcritics.org/books/article/book-review-leviathan-by-scott-westerfeld/ - 01/01/2011 – 16:30

Imagem dos livros midnighters - http://oeiras.olx.pt/coleccao-midnighters-de-scott-westerfeld-20-00-os-3-iid-118234007 - 01/01/2011 - 16:45

Imagem das séries - http://www.cintiamcr.com.br/2010/07/feios-scott-westerfeld.html - 01/01/2011 - 17:15

Imagem dos livros uglies - http://the-door-to-my-imaginarium.blogspot.com/2010_06_01_archive.html - 01/01/2011 - 17:30


Video - http://www.youtube.com/watch?v=J2av7zEuiRU




Very Happy


Última edição por sara francisco em Qua 12 Jan 2011 - 12:04, editado 4 vez(es)

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Seg 10 Jan 2011 - 15:05

Quando li o livro, pude notar que está escrito com o novo acordo ortográfico!! Sem p,c...

Smile

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Qui 20 Jan 2011 - 13:24

Nova política criada a 19/01/2011!! Não fazer nada e nem ser como a Inês!!! Vamos ver quantos apoiantes vai ter!!!!
Laughing

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 20 Jan 2011 - 13:41

sara francisco escreveu:Nova política criada a 19/01/2011!! Não fazer nada e nem ser como a Inês!!! Vamos ver quantos apoiantes vai ter!!!!
Laughing

Hmmm...

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Qui 20 Jan 2011 - 13:43

É uma brincadeira, stor!! Razz
O fábio é que começou e eu fui atrás!! Smile

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 20 Jan 2011 - 13:44

Pois! Já tinha detectado isso no perfil dele. Ehehehe

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Qui 20 Jan 2011 - 13:45

Vê... Razz

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Qui 20 Jan 2011 - 13:46

Já vi que o stor tem muitos trabalhos para avaliar!!!
Bom trabalho!!
Smile

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 20 Jan 2011 - 13:49

Mas vão ter de esperar pelo fim de semana.

Ops... mas os professores não trabalham ao fim de semana...

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Qui 20 Jan 2011 - 13:50

Wink Pois é!! O fim de semana é para descansar...

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 20 Jan 2011 - 13:51

Sem dúvida! Eu jamais trabalharia ao fim de semana!

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Qui 20 Jan 2011 - 13:52

Filipe Azevedo escreveu:Sem dúvida! Eu jamais trabalharia ao fim de semana!

Só faz é bem!!! Very Happy

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Sex 21 Jan 2011 - 5:09

Olha o maior apoiante!!!!
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 23 Jan 2011 - 14:11

19 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Hora Secreta - Scott Westerfeld

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:51


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum